A amendoim halva é uma das mais famosas iguarias orientais, embora recentemente seja produzida e consumida literalmente em todos os países do mundo. Mas há algum benefício de tal sobremesa e pode ser cozinhada em casa?
Benefícios e danos à saúde causados pelo uso de halva
Os benefícios e malefícios da halva do amendoim têm sido estudados por muitos anos. Sobremesa feita de amendoim e açúcar ajuda a saturar rapidamente. Mas é possível usar com freqüência essa doçura oriental?
Os benefícios da halva são determinados pelo seu ingrediente principal, neste caso o amendoim. Ingredientes adicionais (água e açúcar) afetam o corpo em menor grau. A doçura oriental é rica em vitaminas D, B2, B6, PP, que melhoram a atividade cerebral e fortalecem o sistema cardiovascular. A halva de amendoim também tem uma excelente composição de aminoácidos. Na pasta de açúcar, contém 30% de ácidos graxos poliinsaturados (oleico, linoleico, linolênico). Halva contém muita fibra, o que ajudará a estabelecer o trabalho do trato gastrointestinal. Devido à grande quantidade de ácido fólico na composição, recomenda-se a utilização de halva de amendoim nas primeiras fases da gravidez.
Para a produção de doces em escala industrial, é utilizado óleo vegetal de amendoim. A suspensão é frequentemente prescrita pelos médicos para a prevenção do câncer.
Infelizmente, uma sobremesa deliciosa não pode ser consumida em grandes quantidades. Com extrema cautela, os doces orientais devem ser tratados:
- diabéticos;
- alergias;
- pessoas que sofrem de obesidade.
Mesmo que uma pessoa não tenha alergia a amendoim, você não pode se banquetear com a halva. O açúcar é o segundo componente principal da sobremesa, o que significa que o corpo recebe muitas calorias “vazias”. A halachá de amendoim, cujo conteúdo calórico chega a 600 calorias por 100 gramas, não é adequada para aqueles que seguem uma dieta.
Sem prejuízo para a figura, você pode comer apenas 10-15 gramas de guloseimas por dia.
Características de halva de amendoim com a adição de pasta de gergelim
Claro, é muito difícil se limitar a um pedaço de sobremesa de vinte gramas. Portanto, é melhor usar halva uma vez por semana, mas com uma porção maior. A melhor opção é uma iguaria preparada com produtos confiáveis em casa. Mas se isso não for possível, então você deve comprar uma sobremesa de loja natural. A halva de tahine-amendoim contém quase 5 vezes mais cálcio que a massa regular. Assim, esta sobremesa nutritiva pode ser dada às crianças durante o período de crescimento ativo. O gergelim também é rico em cobre, manganês, fósforo e é uma boa fonte de ferro e zinco. Não se preocupe que as sementes de gergelim ficarão presas entre os dentes, porque para fazer halva em condições industriais, uma pasta especial de “tahini” é usada.
O processo de fabricação de tahine-amendoim halva começa com a preparação do macarrão. Primeiro, o gergelim é passado através de uma peneira para separar quaisquer objetos estranhos (detritos). Em seguida, as sementes são lavadas em água doce, fritas e, em seguida, moer em uma pasta. Para o tahine terminado é adicionado o amendoim moído, xarope de açúcar, aquecido a uma temperatura elevada. Na fase final, a massa resultante é deixada em repouso por 24 horas.
Como fazer halva em casa?
Halvah de amendoim em casa é preparado muito mais rápido do que na produção. Mas você precisa estar preparado para o fato de que o sabor, a consistência e a cor da sobremesa serão significativamente diferentes do produto da loja. Por exemplo, para cozinhar manteiga de amendoim, você precisa de um mangá, porque você não pode aquecer o xarope de açúcar, tanto quanto em uma cozinha industrial. É maná cereal irá atuar como um espessante.
Ingredientes:
- semolina (80 g);
- amendoim frito (80 g);
- açúcar (200 g);
- ua (400 g);
- manteiga derretida (80 g).
Coloque uma frigideira seca no fogo, adicione a sêmola e queime por 15 a 20 segundos. Adicione 40 gramas de manteiga derretida à farinha e frite a manga até obter uma coloração castanha dourada.
Em paralelo, moer amendoim torrado no liquidificador. A mistura resultante frita no restante da manteiga derretida em fogo médio.
Misture duas pastas com açúcar, mexa intensamente. Coloque em fogo baixo e cozinhe até que o açúcar se dissolva e toda a água evapore.
No final, você deve ter um peso apertado, que você precisa colocar em um molde e deixar em um lugar fresco por um dia.
A receita de halva de amendoim com adição de gergelim é semelhante à anterior. Mas apenas os dois ingredientes originais serão adicionados ao terceiro, a saber, sementes de gergelim moídas torradas. A sobremesa acaba por ser menos doce, mas mais útil e perfumada.
Não importa o quão deliciosa é a manteiga de amendoim, você não deve se envolver muito com ela. Uma grande quantidade de açúcar na dieta irá negar todos os benefícios que podem trazer as nozes e gergelim.