Acredita-se que os coelhos são animais muito sensíveis, exigindo atenção especial à alimentação e amamentação.
Qualquer criador de coelhos iniciantes deve inicialmente aprender a alimentar coelhos. A dieta dos coelhos deve ser equilibrada, contendo alimentos frescos, para assegurar a manutenção de uma temperatura corporal constante e o desenvolvimento da sua própria imunidade e energia.
Leia também o artigo: como cozinhar um coelho corretamente?
Antes de fazer um cardápio para coelhos, é necessário estudar suas características fisiológicas, uma vez que comem quase o tempo todo. Mais de 60% do alimento que comem à noite, por isso, à noite, os alimentos devem conter alimentos no volume necessário. Comer constante de comida é condicionado pela necessidade de água. Se a água não entrar nas suas células automaticamente, por boliches especialmente instalados, então à tarde é necessário encher os bebedores da água até o topo. Durante a visita da manhã a seus animais de estimação, o criador de coelhos verá tigelas vazias. A verdade é geralmente na estação quente. Com o início do período de inverno, a necessidade de água diminui e os coelhos começam a beber muito menos. Apesar disso, mesmo no inverno a água é um componente obrigatório de nutrição para eles.
Nos casos em que os coelhos são mantidos em invólucros não aquecidos, a temperatura do ar é recomendada para diluir a água congelada em tigelas de água quente. Essa manipulação é feita pelo menos duas vezes por dia. A água nos coelhos não deve esfriar.
As mulheres que aguardam por reabastecimento e amamentação devem ter acesso constante a água morna, independentemente da estação do ano e da temperatura do ar.
Alimente os coelhos tanto vegetação verde e outros tipos de alimentos. Alimentos para coelhos são divididos nos seguintes tipos:
- volumoso;
- ração concentrada;
- grama suculenta e legumes.
Nos limpadores, os coelhos devem sempre ter água limpa. Periodicamente recomenda-se adicionar vitaminas especiais à água para os coelhos, que melhoram os processos digestivos e promovem o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina Chiktonik é especialmente popular entre todas as vitaminas, diluídas 1 ml por litro de água. Para alimentos, é melhor organizar nas células de alimentadores especiais, o que ajudará a evitar o pisoteio.
Nos casos em que vários alimentos diferentes são alimentados para uma alimentação, recomenda-se inicialmente dar comida concentrada e depois suculenta. Novos alimentos devem ser introduzidos, começando com pequenos volumes e aumentando gradualmente o volume para uma taxa diária.
Forrageiras suculentas
Alimentos suculentos são os coelhos mais preferidos. Com o começo do calor de primavera, é necessário alimentar animais orelhudos com gramas selvagens, vegetação de colheitas leguminosas, e também dar aos coelhos os topos de verduras do jardim e repolho severo.
É proibido dar aos coelhos capim que acabou de ser cortado. A grama deve necessariamente murchar por um tempo. Da grama fresca em coelhos pode inflar o estômago e há uma dor de estômago, o que pode levar à morte do animal de estimação.
Ervas que são recomendadas para dar aos coelhos no verão:
- leões de campo;
- alfafa;
- coroas de jardim;
- urtiga jovem;
- gramíneas de prado;
- alho-porro;
- trevo;
- Cereais e leguminosas (principalmente ervilha, feijão, feijão, milho).
Nunca dê aos coelhos uma vegetação desconhecida, especialmente se causar qualquer dúvida ou suspeita.
A alimentação de coelhos com leguminosas e cereais deve ser misturada. Algumas leguminosas e cereais não são recomendados para dar aos coelhos, é melhor misturá-los com outra vegetação, a fim de evitar a ocorrência de flatulência.
Como um alimento verde, você pode dar os topos dos seguintes vegetais:
- rutabaga;
- nabos;
- beterraba forrageira;
- beterraba sacarina;
- batatas;
- cenouras.
É estritamente proibido alimentar o tomate aos coelhos. A batata da batata é dada em pequenas quantidades, previamente secas.
Beterrabas também são melhores para dar pequenas proporções, uma vez que tem propriedades laxativas. A proporção de folhas de beterraba não deve exceder um terço do alimento verde.
Alimentos suculentos também incluem vegetais como cenoura e beterraba (forragem) abóboras, abobrinha, que são muito úteis para as fêmeas de enfermagem para aumentar o volume de leite e trabalhar os machos.
Ração Concentrada
Espécies que estão contidas na engorda, recomenda-se dar alimentos concentrados:
- cereais (aveia, trigo, cevada);
- alimentos compostos para coelhos;
- farelo;
- bolo;
- farinha de ossos e peixe;
- sementes de feijão;
- ração animal.
A forragem concentrada deve compor a maior parte da dieta do animal. Eles são muito nutritivos e bem digeridos. Além disso, eles têm um grande número de proteínas contidas neles e uma quantidade mínima de água, o que proporciona crescimento intensivo e aumento da lactação em mulheres que amamentam.
O melhor alimento de grãos para coelhos é a aveia, que tem nutrientes em grandes quantidades e são grãos da dieta. A aveia alimentícia não leva à obesidade excessiva de coelhos e tem um efeito benéfico no trato digestivo. A aveia é alimentada tanto em forma esmagada quanto em grãos integrais.
Alimentos como trigo, cevada e centeio são melhor administrados em uma forma esmagada e em pequenas quantidades, misturando-se a outros tipos de ração.
Osso e farinha de peixe têm uma grande quantidade de proteína (até 50%) e são bons aditivos para o alimento principal. A farinha de mistura é recomendada com forragem úmida na proporção de 5 gramas por cabeça.
Ração granulada para coelhos é enriquecida com as vitaminas mais importantes, microelementos, e também inclui alfafa. Esse alimento misto pode substituir completamente a variedade de outros alimentos.
Existem dois tipos de forragem combinada para coelhos:
- PC 90-1, desenvolvido para alimentação de coelhos de mês a seis meses;
- O PC 93-1, desenvolvido para alimentar animais com orelhas, também é adequado para coelhos jovens por até 3 meses.
Não é raro que os criadores de coelhos utilizem forragens mistas para coelhos, desenvolvidos para suínos de engorda. Esse alimento pode alimentar seus animais de estimação, mas é melhor usar forragem mista, que é produzida especificamente para coelhos.
Não use forragem mista granulada para aves (galinhas, patos, gansos), pois elas contêm pequenas pedras e conchas.
A forragem mista, destinada à alimentação de porcos ou vacas, não deve ser superior a metade da dieta diária de coelhos. Forragens mistas especializadas para coelhos podem ser usadas em vez de outras rações.
Alimentação grossa
Feno, forragem e palha são rações para coelhos. Eles devem estar na dieta, pois melhoram a digestão e pontilham os dentes. Deleite de estimação favorito para coelhos entre os volumosos são os ramos das seguintes árvores frutíferas e arbustos:
- acácia;
- framboesas;
- macieiras;
- tílias;
- salgueiros;
- Aspen.
Animais orelhudos com grande prazer roer os galhos da casca, ranger os dentes. O consumo regular de ramos salvará os coelhos de um problema como a mastigação das células.
Outro componente importante da nutrição, necessário para os coelhos, é o sal (lamber). Contém carboidratos, minerais e as vitaminas necessárias para o corpo dos coelhos. Propriedades do sal:
- Favoravelmente afeta todos os processos vitais necessários no corpo dos animais de estimação;
- melhora processos metabólicos;
- ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
O feno é o alimento principal de um número de volumoso. O feno é colhido pelos mesmos tipos de vegetação verde, que é usada como uma suculenta forragem no verão. Cozinhar feno é recomendado antes do florescimento da grama. A grama cortada deve ser cuidadosamente seca por alguns dias sob o sol, depois seca sob um dossel. Para um coelho adulto para um inverno nutritivo, é necessário obter até 45 quilos de feno.
Os galhos também devem ser preparados com antecedência, recolhendo-os em vassouras e secando sob um teto, em local bem ventilado. Os ramos servem como uma fonte adicional de vitaminas no inverno. Não é raro que os criadores de coelhos experientes no inverno alimentem seus animais de estimação com ramos de abeto, pinho e cedro. Eles melhoram o apetite e aumentam a atividade de crescimento. Com a alimentação regular de ramos de coníferas para coelhos, sua pele fica lisa e brilhante.
Recomenda-se dar galhos de coníferas em pequenas quantidades e a cada 20-25 dias para fazer uma pausa por algumas semanas.
Criar coelhos em uma fazenda pessoal é uma atividade bastante interessante. Deve ser lembrado que é melhor usar ração concentrada para coelhos como alimento, em vez de usar uma variedade completa de rações, se inadequadamente equilibrada, o que pode levar a conseqüências desagradáveis para indivíduos individuais. Mas com uma dieta bem formulada, os coelhos sempre serão ativos e alegres.