O verão é o momento mais difícil para pessoas propensas a alergias. Especialmente duro eles têm, quando flores de ambrósia. As manifestações de uma alergia são capazes para esgotar a pessoa inclinada para ele por uma estação assim, que os problemas com a saúde se lembrarão até o próximo ano. Se você ou seus entes queridos se sentirem mal durante o florescimento das ervas, é melhor descobrir o que é – ambrosia.
Descrição da planta, espécie, origem
Esta planta pertence ao gênero das ervas da família Astro. Originalmente da América do Norte, de onde se espalhou para o mundo inteiro. O gênero inclui cerca de 50 espécies. Destes na Rússia existem apenas três:
- tripartido
- absinto,
- holometelchataya.
Ambrosia é onipresente na região do Volga, no sul da Rússia e na Crimeia. Nos últimos anos, devido ao aquecimento do clima, suas sementes começaram a amadurecer mesmo na faixa média.
O nome da planta vem da palavra grega ambrosia – assim, na mitologia, era chamada de alimento dos deuses e incenso, com o qual eles eram esfregados.
Ambrosia cresce a dois metros de altura, a raiz vai para o chão a uma profundidade de quatro metros. Deixa pinicamente-dissecado, verde claro, jovem mais escuro. Coberto com pêlos curtos e eriçados. Reproduz apenas ambrosia de forma generativa. Cada planta adulta pode produzir até 150 mil sementes por temporada.
Na ambrosia, as sementes germinam em qualquer fase da maturidade – biológica, cerosa e láctea. Sementes recém-colhidas precisam de um período de descanso de até 4-6 meses, após o qual elas mantêm sua capacidade de germinação para 40 anos.
Mudas aparecem em maio-junho. Flores ambrosia no final de julho – início de agosto. Floração dura até outubro. Pequenas flores amarelo-esverdeadas de cinco pétalas são coletadas em inflorescências espicadas. As sementes começam a amadurecer em agosto.
Ragweed
A planta pertence a ervas daninhas quarentenárias extremamente indesejáveis e, por isso, há todos os motivos.
Depleção do solo
É necessário aparecer uma ragweed de guaxinim – e dentro de poucos anos a erva daninha maligna cobrirá tudo com um carpete sólido. Isto é facilitado por uma raiz excepcionalmente longa, que extrai a água de profundidades que as plantas cultivadas e as plantas selvagens não alcançam.
Como resultado de experimentos de campo, os cientistas estabeleceram que, para aumentar seu próprio peso em um quilograma, a ambrosia gasta quase uma tonelada de água, 1,5 kg de fósforo e 15 kg de nitrogênio. Nos lugares onde esta erva daninha cresceu violentamente, o solo torna-se inadequado para o cultivo por um longo tempo.
Inibição de plantas cultivadas
As ervas daninhas irregulares da primavera, que atingiram a primavera, estão aumentando rapidamente sua massa verde e obscurecendo as plantas cultivadas, absorvendo todos os nutrientes e água de passagem. As culturas reduzem drasticamente o rendimento naqueles lugares onde a amêijoa se instalou. A foto mostra a rapidez com que a fábrica conquista espaço.
Expulsão de gramíneas e plantas silvestres
Da mesma forma, a ambrosia desloca todas as ervas da campina. Se cair no feno, sua qualidade de alimento se deteriora fortemente. Ao substituir o hidromel, a erva pode agitar significativamente o equilíbrio biológico nesta biocenose.
O sabor do leite se deteriora rapidamente, ele tem um cheiro forte e desagradável e cheira se o animal come ragweed.
Alta alergenicidade
De acordo com a firme convicção de que um alergista, pólen de ervas é um dos alérgenos mais potentes, fazendo com que a chamada febre do feno – uma reação dolorosa do corpo ao pólen de entrar no trato respiratório. Além de desenvolver uma reação alérgica, pode provocar o desenvolvimento de asma. Uma forma perigosa de alergia é o choque anafilático e a probabilidade de desenvolvimento subsequente de edema pulmonar e cérebro.
Uma característica distintiva do pólen é a propriedade de causar alergias, mesmo em pessoas saudáveis que nunca sofreram com isso. Adquirida dessa maneira, a alergia se manifestará a cada verão.
No momento em que a ambrosia está em flor, é necessário conhecer os sintomas da doença e tomar as medidas apropriadas para o tratamento.
Como lidar com alergias
A alergia está sofrendo atualmente uma grande parte da humanidade, e o número de pessoas alérgicas está aumentando a cada ano. Portanto, mesmo as pessoas saudáveis precisam conhecer as manifestações das alergias.
Sintomas da doença
Quando o pólen penetra na pele ou nas membranas mucosas, os seguintes sintomas da alergia da tasneira aparecem em adultos suscetíveis:
- conjuntivite, em que os olhos ficam vermelhos, coceira e lacrimação;
- coceira na pele, acompanhada de vermelhidão;
- Perseguição na garganta com um desejo constante de limpar a garganta e espirrar;
- Rinite alérgica com descarga do nariz.
Tudo isso leva ao aparecimento de fatores secundários da doença. Estes incluem:
- irritabilidade sem causa;
- insônia;
- dores de cabeça freqüentes;
- diminuição da concentração de atenção;
- estado mental oprimido.
Em uma pessoa com alergia a ambrosia, os olhos são os primeiros a sofrer.
Quando há um nariz escorrendo e uma tosse, você deve se certificar de que isso é uma manifestação de polinose, não resfriados.
Métodos de tratamento
Quando este sintoma aparece, os anti-histamínicos são tomados – drogas antialérgicas. A lista dos mais populares e eficazes contém os seguintes medicamentos:
- suprastina,
- claritina,
- tavegil,
- zirtek,
- loratadina.
Essas drogas são dispensadas sem receita médica, mas é melhor consultar um médico antes para que ele possa escolher o medicamento e a dose mais adequados.
O melhor remédio para as manifestações dolorosas anuais de alergias são as injeções contra a reação. Como resultado da terapia, o corpo se acostuma com a irritação e não reage tão dolorosamente quando as amêijoas florescem. O método baseia-se na administração regular ao paciente de pequenas doses de um alergênio intravenosamente.
Tratamento com remédios populares
Na pergunta de como tratar uma alergia a ambrosia ajudará receitas da medicina tradicional. Caldos e infusões de ervas não têm um efeito tão pronunciado como quando se usam medicamentos, mas eles não afetam o fígado e os rins. Com outro surto de febre do feno, tente os remédios populares:
- Aipo e mel. Folhas frescas para torcer em um moedor de carne, misture com mel, deixe para a noite. Tome três colheres de sopa todos os dias.
- Urtigas. Uma decocção de folhas é bebida pouco a pouco meia hora antes de comer. Contra-indicado em tromboflebite.
- Agulhas de pinheiro. A cinco colheres de agulhas esmagadas acrescentam três colheres de rosa de cão. A mistura é vertida com água fervente e mantida em fogo baixo por 10-12 minutos. Se a mistura é preparada em uma garrafa térmica, a ebulição não é necessária. O caldo é insistido e bebido durante o dia.
Todas as receitas acima contêm muitas vitaminas e outros nutrientes. Se eles não puderem aliviar o sofrimento, eles definitivamente fortalecerão o corpo e aumentarão a imunidade.
Prevenção de alergias
Mesmo antes do início dos sintomas da alergia de ervas, medidas preventivas devem ser tomadas. Eles reduzirão significativamente sentimentos desagradáveis.
Uma das medidas preventivas eficazes é uma dieta adequada. Para o horário de verão, descarte os seguintes produtos:
- todos os doces;
- melancia, melão, pêssego;
- sementes de girassol e óleo deles;
- chá de camomila;
- salga, carne defumada e marinada;
- qualquer álcool.
Alguns dos produtos acima contêm o pólen de plantas da família Srednotsvetnyh. Quando eles são usados, complicações podem evoluir para choque anafilático.
Quando a ambrosia floresce, os médicos aconselham todas as pessoas alérgicas a observarem as seguintes regras simples:
- as janelas e portas ficam fechadas para impedir a entrada de pólen na casa;
- no ar condicionado, instale um filtro especial do pólen;
- Todos os dias na sala, faça uma limpeza a húmido – é necessário limpar completamente o pó de todas as superfícies e lavar o chão;
- tome um banho quente antes de ir para a cama e lave o cabelo para que o pólen não entre na cama – isso é muito importante para o desenvolvimento das colmeias;
- banhe sempre os animais de estimação depois de um passeio, pois o cabelo deles carrega uma enorme quantidade de pólen.
A prevenção de alergia a ervas é uma das medidas mais eficazes para proteger a saúde. Para evitar consequências perigosas, consulte um médico se a condição piorar.
Os estágios da criação de ervas e as razões para a sobrevivência
Em novos lugares, a ambrosia é mais frequentemente transportada por rodas de carro. Vale a pena germinar no lado da estrada uma ou duas sementes, pois ao longo aparece uma borda verde desta planta. Se você não tomar qualquer medida, em poucos anos todo o campo ao longo da estrada será preenchido com uma erva daninha insidiosa. Ele vai iluminar verde onde outras plantas começam a murchar e degenerar.
Ventos, nas rodas de carros e lã de animais, sementes de ambrósia continuarão sua jornada através de campos, parques e jardins, generosamente semeando pólen.
As razões para a sobrevivência fenomenal da ambrosia são várias:
- Na América do Norte, a ambrosia tem inimigos naturais – insetos e plantas, que impedem seu crescimento e reprodução. Na Rússia, ele não tem pragas, então a ambrosia agarra até mesmo solos salinos pobres.
- Ervas daninhas facilmente suportam qualquer seca, como as raízes penetram a uma grande profundidade, onde as plantas cultivadas não alcançam.
- Cada arbusto de ambrosia produz até 150 mil sementes.
- Se você não remover as plantas com flores cortadas, as sementes não amadurecidas após um período de descanso ainda poderão subir.
- As sementes de ambrosia mantêm sua capacidade de germinação até os 40 anos.
Cientistas russos realizaram experimentos sobre o assentamento de plantações por um besouro de folhas de besouro importado da América do Norte, onde a tangerina serve como seu único alimento. Enquanto estas experiências não foram bem sucedidas.
Métodos de luta
É possível derrotar uma erva viável somente em um caso – se aplicarmos todas as medidas possíveis para a destruição no complexo e chegarmos ao fim, até que não haja uma única planta em um único território. Tais ações devem ser aplicadas em todas as regiões onde as condições climáticas permitem que as sementes germinem. As medidas mais eficazes para combater as pragas de plantas são:
- Mowing – é realizado apenas no período de brotamento em massa. Se você começar a ceifar um pouco mais cedo – a erva daninha insidiosa começa a endurecer mais, liberando muito mais botões. Após o primeiro corte, gaste mais alguns por estação para evitar que a planta desabroche. Este método é eficaz em campos, terrenos baldios, estradas e parques.
- Arrancar a raiz é um método trabalhoso, mas mais eficaz. Em uma pequena área é possível livrar-se de ervas em um ano ou dois.
- O método químico é adequado para grandes áreas, onde os dois primeiros métodos não produzirão um resultado visível. pesticidas permitidos na Federação Russa são: clínicas Roundup, o glifosato, glifos, tornados, Lorena, dominadores, prima. A pulverização com pesticidas é proibida em áreas povoadas, em pastagens, em zonas de resort-sanatório.
- A forragem artificial do gramado ajudará a expulsar a erva daninha dos locais onde capturou áreas significativas, mas o uso de produtos químicos é proibido.
Os cientistas desenvolveram misturas especiais de leguminosas perenes e gramíneas, que rapidamente e amigavelmente crescem e suprimem a ambrosia. Na mistura são grama bromé rumpless, wheatgrass sem raízes, foxtail, festuca e outros. Nas regiões do sul, experimentos bem sucedidos foram conduzidos na semeadura de mostarda, que limpou completamente os campos experimentais da praga verde.
Sabendo o que parece ambrósia, usando todos os meios necessários para combatê-lo, e usando medidas preventivas para proteger contra alergias, você será capaz de reduzir significativamente os sintomas da doença e proteger a si e seus entes queridos.