Apple – a fruta mais comum e de fácil acesso (e para os proprietários de seu próprio jardim também é gratuito). Tem um sabor doce e azedo neutro, mas bastante pronunciado. Se não houver possibilidade de manter a fruta em sua forma natural, uma boa solução será o vinho cozido de suco de maçã, que você pode comer em qualquer época do ano. Como cozinhar o vinho de maçã em casa e não se arrepender de produtos traduzidos: receitas comprovadas de uma bebida universal.
Equipamento para fazer vinho de maçãs
Para otimizar a produção, é necessário preparar antecipadamente o equipamento necessário, incluindo:
- Espremedor poderoso. A melhor opção – trado, porque permite “pegar” a fruta da quantidade máxima de suco. Na ausência de um parafuso ou mesmo de um espremedor tradicional com a tecnologia de uma centrífuga, você pode usar um ralador.
- Um recipiente no qual o vinho fermentará mais tarde (uma panela grande, uma lata, uma garrafa).
- O recipiente final necessário para o amadurecimento do vinho e seu depósito (o melhor material para tais finalidades é o vidro).
Como fazer vinho caseiro de suco de maçã: receita passo a passo
Oferecemos uma receita simples de vinho da casa a partir de suco de maçã, que inclui um mínimo de adaptações, ingredientes e mão de obra.
A primeira coisa que você precisa começar é preparar as maçãs. É aconselhável ordenar a colheita, deixando fruta suculenta e madura. Você pode até pegar um pouco de maçãs quebradas, cortando a parte danificada. Idealmente, eles devem ser lavados, mas na maioria das vezes é o suficiente para limpar com um pano limpo ou uma escova com cerdas duras, removendo pequenos detritos e sujeira. Certifique-se de cortar o núcleo e remover as sementes. Mas se você quer que seu vinho caseiro com suco de maçã tenha uma amargura original, quase imperceptível, você pode deixar as sementes.
A segunda etapa do processo é o processamento de maçãs. Como mencionado acima, você pode fazer isso com um espremedor ou um ralador. A primeira opção é preferível, porque após o ralador permanecerá bolo molhado, que precisará ser pressionado.
O terceiro estágio – despejamos o suco resultante em um recipiente previamente preparado e deixamos fermentar por vários dias (otimamente – pelo menos três). Durante esse tempo, a levedura natural, presente na casca das maçãs, transforma a polpa em uma polpa e diretamente no suco.
Formada no terceiro dia de fermentação, a polpa deve ser removida da superfície do suco. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma peneira ou gaze. Para evitar a acidificação e fortalecer o trabalho da levedura, pelo menos uma vez ao dia, a polpa deve ser misturada.
A temperatura ideal para a fermentação é de 22 graus. Ao mesmo tempo, o vinho deve ser armazenado em uma sala escura que não envolva a luz direta do sol.
A quarta etapa é melhorar o sabor adicionando açúcar. Sua concentração depende do nível ideal de doçura que você preferir. Existem dois tipos de vinhos de suco de maçã: mesa e semisweet. A proporção é a seguinte: por litro de vinho seco você precisa de 200 gramas de açúcar. Para o vinho de sobremesa, você precisará do dobro (400 gramas para o mesmo 1 litro).
O próximo passo na preparação do vinho é o seu selamento. A quantidade resultante de suco deve ser despejada em um recipiente adequado para fermentação. Pode ser uma garrafa de vidro ou um barril de madeira. Você pode preenchê-lo até um máximo de 80% do total – para os 20% restantes serão alocados gás e espuma.
Não concentre os gases, pois isso pode simplesmente levar a uma explosão. Você pode retirá-los de várias maneiras:
- pegue um pequeno tubo, coloque uma extremidade diretamente no vaso e a segunda, na abertura da tampa do tanque;
- se uma garrafa for usada como um vaso, então, em seu pescoço, é possível puxar uma luva médica comum, que deve ser perfurada primeiro com uma agulha por toda a área;
- Você também pode comprar dicas especiais de plástico.
Neste caso, é muito importante não admitir o fluxo de oxigênio para dentro, caso contrário, em vez de vinho a partir de suco de maçã, obteremos vinagre. É desejável manter o recipiente com o futuro vinho “jogando” por 30-45 dias. Após este período, o vinho acabado deve ser filtrado, separando-se do sedimento. Para fazer isso, ele é derramado de outro recipiente, que é esterilizado de antemão. Profissionais usam para tais fins tubos especiais que se assemelham a um sifão. Com a ajuda deles, você pode remover completamente a carne. Após os procedimentos realizados, o vinho é novamente removido para o local escurecido por no mínimo 2 meses. Durante este tempo, a bebida irá formar completamente o seu próprio sabor e “alcance”. Se necessário, pode ser filtrado mais uma vez.
Se você não sabe como fazer o vinho a partir de suco de maçã mais expressivo no paladar, sinta-se à vontade para usar especiarias ao servir na mesa. O sabor neutro das maçãs combina perfeitamente com canela e anis. Eles podem ser adicionados ao vinho aquecido, aumentando o sabor do mel.
Apesar da duração do processo e de certas manipulações, o vinho preparado no suco de maçã em casa permite que você desfrute de uma bebida maravilhosa, que não contém cores e sabores artificiais.
Vinho caseiro de suco de maçã: dicas úteis
Para tornar o produto acabado perfeito, os novos profissionais se beneficiarão das seguintes recomendações profissionais:
- quando a fermentação é fraca, as passas naturais podem ser usadas como intensificadores naturais;
- para conseguir uma rica paleta de vinho na receita básica, você pode incluir suco de pêra, laranja ou ashberry. O gosto especialmente brilhante é obtido quando uma combinação de suco de maçã e suco de groselha preta;
- mesmo após a fermentação prolongada, o vinho de maçã inclui uma porcentagem extremamente pequena da fortaleza. Fortaleça este indicador adicionando álcool puro ou vodka a ele. Depois disso, o vinho deve ser infundido por um mínimo de 10 dias.
Receita de vinho à base de suco de maçã e limão
Da tecnologia acima, esta receita é diferente apenas pela presença de uma pequena quantidade de suco de limão. Ao preparar o vinho para o suco de maçã resultante, você precisa adicionar suco de limão espremido na proporção: 1 litro de suco de maçã 1 limão. A tecnologia em si não muda. Este vinho é perfeito para o calor do verão – refrigerado, satisfaz perfeitamente a sede.