O dia antes do Natal no estado mexicano de Oaxaca é realizado um feriado Noche de Rábanos, que se traduz como a Noite do Rabanete. Um grande número de participantes de todo o distrito se reúne na praça e apresenta ao público cenas da história do país, lendas mexicanas, histórias de Natal e esboços da vida rural, feitos de enormes raízes frescas.
A história da celebração incomum, chamada, como dizem, para popularizar a cultura do jardim entre a população local, vem acontecendo há dois séculos. É possível que tenha sido assim, mas o rabanete trazido para o continente americano já no século XVI, no fértil solo mexicano, cresce em proporções gigantescas. Portanto, não podemos excluir a versão que a recolha de colheitas abundantes dos primeiros legumes, os agricultores mexicanos simplesmente não sabem como armazenar rabanetes, e que veio para fazer uma escultura de culturas de raízes e demonstrar seus vizinhos criatividade.
Na camas rabanete russo cresce tamanho muito mais modesta do que no México, mas também para jardineiros domésticos problema familiar de poupança da colheita, agravado pelo fato de que os legumes não toleram o tratamento térmico, e mantê-lo fresco nem sempre é possível para toda a utilidade e produtividade.
Como manter o rabanete para o inverno fresco e não perder a colheita?
O rabanete recolhido da cama à temperatura ambiente perde a suculência em poucas horas.
A folhagem murcha primeiro e depois corta as plantas. Em um porão ou geladeira, algo assim acontece – a umidade deixa as raízes, mas um pouco mais devagar. Curiosamente, as primeiras raízes, mais suculentas e pequenas, são armazenadas quase a metade do número de variedades tardias.
Para a colheita para o futuro, é melhor levar grandes culturas de raízes densas, que murcham mais lentamente.
Para rabanetes, projetados para armazenamento de longo prazo, foram os mais suculentos, cumes abundantemente regada à noite e de manhã cedo, antes que o sol teve tempo para aquecer o ar e do solo, limpo, imediatamente cortar os topos e deixando o comprimento do pecíolo de 3-4 cm. Raízes em rabanete, que é mantido fresco para o inverno, não remova.
Como guardar rabanete na geladeira?
Se as raízes forem armazenadas em um refrigerador doméstico, elas serão lavadas, cuidadosamente secas e colocadas em pacotes ou recipientes. Não feche o recipiente com força, pois a condensação pode causar o desenvolvimento de mofo. Para absorver a umidade dentro da bolsa, você pode colocar lenços, que deverão ser trocados regularmente.
Como armazenar o rabanete, se perder a umidade, perde sua principal vantagem – suculência? A água também pode ajudar a diminuir a perda de umidade do rabanete. Para este efeito, as culturas de raízes lavadas sem caudas e topos são colocadas em frascos de vidro limpos e vertidas com água fervida, de modo que o rabanete foi completamente coberto com uma camada de líquido. Em seguida, o recipiente é fechado e colocado na geladeira. Como conservante na água, você pode adicionar sal ou um pouco de vinagre. De vez em quando o rabanete é melhor para inspecionar, lavar e trocar a água.
No entanto, a fim de manter o rabanete fresco na geladeira, não espere que ele permaneça inalterado durante o inverno.
A vida útil máxima das variedades precoces é de 1,5 a 2 semanas, e a maturidade média e tardia é de 1 a 1,5 meses.
Como manter o rabanete fresco no porão para o inverno?
Mas nas caves e caves, onde a temperatura é mantida a 2-3 ° C e a umidade do ar é de 85-90%, o rabanete da colheita de outono sobrevive ao inverno, permanecendo praticamente fresco e suculento, como no jardim. Manter o rabanete, bem como outras raízes, só pode ser na presença de boa ventilação e falta de roedores e fungos de armazenamento.
Antes de armazenar um rabanete fresco, raízes extraídas do solo:
- ligeiramente seco, pré-corte dos topos e raízes;
- com precisão livre de excesso de solo;
- inspecionar e escolher legumes fortes sem danos e sinais de doença;
- empilhar em caixas desinfetadas e limpas, despejando camada por camada com areia pouco úmida.
Ao observar as regras de armazenamento, as inspeções periódicas de tubérculos e uma amostra de rabanete seco ou em decomposição são armazenadas até janeiro ou até meados de fevereiro.
Praticamente inalterado não é apenas a aparência do rabanete, mas também sua composição vitamínica e mineral.
É possível congelar o rabanete para o inverno?
O que não pode ser dito, quando alguns jardineiros tentam congelar rabanetes para o inverno. A umidade contida nas raízes, quando exposta a uma temperatura de -18 a -24 ° C, transforma-se em cristais de gelo, dilacerando as células dos tecidos. Como resultado, o rabanete, que foi descongelado para consumo, perde sua elasticidade, a umidade escoa, e um pedaço não formado permanece no prato, desprovido de sabor e outras propriedades.
A única maneira de congelar o rabanete para o inverno e não perder o seu favor é o congelamento de baixa temperatura nas condições industriais.
Raízes descascadas e picadas são sopradas através do ar por 8-10 minutos com uma temperatura da ordem de -40 ° C. Ao mesmo tempo, a umidade não tem tempo para danificar os tecidos da cultura da raiz, e parte dela simplesmente evapora da superfície. Infelizmente, este congelamento de rabanete para o inverno em casa é impossível. Mas há outras maneiras de se deliciar na estação fria com raízes suculentas e um sabor adocicado.
Marinada, como forma de manter o rabanete para o inverno fresco
Nos países orientais, o rabanete em conserva é um lanche tradicional e muito respeitado. Os rabanetes são preservados no México e em muitos países da Europa. A marinada mais simples consiste em 1 copo de água, 1 xícara de vinagre de mesa, 1/2 xícara de açúcar e 1 colher de chá de sal. Lavouras de raiz lavadas:
- corte em fatias, círculos ou corte de um lado para fazer um broto;
- empilhados em frascos;
- despeje marinada;
- esterilizado e coberto com tampas.
A composição da marinada pode variar. Se parte do sal é substituído por vinagre de soja, adicione gengibre e especiarias, você pode obter um lanche no estilo japonês. Com pimenta e a adição de tomates, a marinada fará o prato sul-americano, e os segmentos de alecrim, pimenta preta e cebola-pérola irão transformá-lo em um requintado aperitivo francês.
Se você não pode manter o rabanete fresco para o inverno, então você pode armazenar esses alimentos caseiros enlatados na geladeira ou porão por muito mais tempo do que 2 – 3 meses. E desde que os pedaços de rabanete são pequenos, então você pode tentar boleto em um dia.
Como guardar rabanetes: batatas fritas e iguaria japonesa
No Japão, uma cultura de rabanete relacionada, daikon, é desfiada e seca, obtendo-se longas tiras brancas e amarelas de sabor doce quente, chamadas kiriboshi. Se a colheita amadurecer a safra de grandes tubérculos brancos, a questão de como manter o rabanete durante o inverno desaparece.
Rabanete cuidadosamente lavado:
- cortado em tiras longas, com cerca de 0,5 cm de espessura;
- não mais do que um minuto descascado em água salgada fervendo;
- desdobre na grelha e seque;
- colocado em um forno e seco a 55-60 ° C.
Da mesma forma, a partir de um rabanete de cores vivas, faça lascas que, antes de secar, quando as fatias de raízes ainda estão molhadas, você pode adicionar um pouco de sal ou polvilhar com as especiarias. Para armazenar o rabanete seco, é necessário fechar bem os frascos de vidro ou os sacos de papel duplo. O resultado é um lanche original, a questão de como armazenar o rabanete deixará de ser um problema e a colheita não será perdida.