Vinho de ameixa com um aroma rico e sabor incomum é apreciado pela maioria dos conhecedores desta bebida. É mais popular em semi-doce e semi-seco. A bebida alcoólica dada aproxima-se perfeitamente a carne e doces. No entanto, a sua composição nas prateleiras das lojas nem sempre é feita a partir de ingredientes naturais. Abaixo estão várias opções de como fazer vinho de ameixa em casa.
O vinho pode ser cozido de todos os tipos de ameixas. Seja ameixa amarela, azul ou verde, o resultado final é obtido com sabor e aroma específicos. No entanto, a preferência é dada às variedades escuras, é a partir delas que o vinho é normalmente produzido. Suco dessas frutas é difícil de espremer, então a preparação do vinho requer várias etapas de esforço antes da completa prontidão. Antes de começar, as frutas rasgadas devem ser fritas por algumas horas ao sol. Apenas frutas muito sujas precisam ser lavadas, mas relativamente limpas não devem ser tocadas.
Leia também: como abrir uma garrafa de vinho sem um saca-rolhas?
A receita clássica para vinho de ameixa
O vinho de ameixa em casa é preparado facilmente e sem custos financeiros significativos. É suficiente recolher 1 kg de fruta madura, comprar açúcar, combinar tudo e o resto é uma questão de tempo.
Etapas de preparação:
- Ameixas amadurecidas livrar de poços e se transformar em uma composição mole com a ajuda de críquete. Despeje tanta água quanto o purê (1: 1). Cobrindo com gaze ou pano de algodão leve, deixe sozinho por 3 dias.
- Através do período de tempo, o purê de ameixa deve se transformar em dois componentes: suco e purê. Este último deve ser descartado, mas o suco, filtrado, enviado para um recipiente separado para fermentação.
- Para obter vinho seco em uma garrafa com um líquido de ameixa, adicione 200 gramas (1 copo) de açúcar. Se você quiser provar o sabor do vinho de sobremesa, você deve aumentar a quantidade de açúcar e adicionar 300-360 gramas. Depois de adicionar açúcar, o recipiente deve ser bem agitado para dissolver completamente.
- No gargalo do recipiente você precisa colocar uma luva de borracha médica, no dedo do qual você precisa fazer uma pequena punção com uma agulha. Reserve em um local sombreado por 1,5 meses. Durante este tempo, deve haver temperatura ambiente sem diferenças óbvias – 20-25 graus de calor.
- Despeje o vinho fermentado em outra garrafa e feche bem. Seis meses depois, a composição turva deve ser filtrada. Para obter um vinho transparente sem suspensão, o seu envelhecimento deve ser de pelo menos 3 anos.
A prontidão do vinho é determinada pela condição da luva no pescoço. A posição vertical e o ar no interior indicam uma fermentação incompleta. Uma luva soprada significa que o processo acabou.
Uma receita simples para o vinho caseiro de uma ameixa pode ser saciada um pouco acrescentando-lhe passas. Para fazer isso, as passas são derramadas com água morna, cobertas com açúcar e deixadas por 4 dias.
No futuro, o vinho não precisa das próprias uvas passas, mas do líquido obtido a partir dele. Após os dias especificados, a mistura é filtrada, obtendo um determinado líquido que interfere com o suco de ameixa. Então o processo de preparação acontece nos estágios usuais.
Receita de vinho de ameixa japonesa
Vinho de ameixa japonesa é feito de ameixa japonesa (damasco). Para uma bebida, você precisa coletar 1 kg de ameixa imatura. O sabor do vinho será ácido e doce. Criar álcool em uma receita japonesa ajudará o álcool de frutas (shochu) na quantidade de 1 litro, bem como o açúcar de rocha – uma libra.
Etapas de preparação:
- Lave a fruta verde e remova-a gentilmente com um palito ou dispositivo similar.
- Lave o pote de grande volume, trate-o com álcool e coloque ameixas nele. Derrame-os de açúcar e despeje o shochu.
- O recipiente deve ser fechado e movido para uma sala fria, cuja temperatura deve ser de 16 a 20 graus. A cada dois dias, a tintura deve ser agitada por um mês. Então agite uma vez a cada duas semanas, os 5 meses restantes. O prazo total de cozimento é de seis meses.
O aumento no período de preparação do vinho torna cada dia mais brilhante e mais saturado a gosto.
Receita de vinho de ameixa chinesa
O vinho chinês de ameixa é preparado com os mesmos frutos da árvore Ume, mas com um pouco de tecnologia diferente. Os chineses gostam de saturá-lo com outros tons de sabor, a fim de obter o resultado mais distante de uma bebida padrão.
Etapas de preparação:
- Lave a pia, secar levemente.
- Remova o osso com um palito.
- Adormecer com açúcar e imergir tudo em álcool de fruta.
- Após uma breve insistência no vinho de ameixa, você pode adicionar os seguintes suplementos ao seu gosto: mel, folhas de chá verde, folhas de pérola. Cortar os ingredientes por um ano. Durante este tempo, agite periodicamente o vinho futuro. Um ano depois, drenar a bebida, fazer uma porção para provar o suco de ameixa e cortiça por mais 5 anos já em garrafas.
- O vinho está pronto!
Qualquer vinho de ameixa, independentemente do período de envelhecimento, tem algum sedimento no fundo. Esta é uma característica da bebida da ameixa, por causa da qual você não deve ficar chateado. O vinho pronto não é pior do que a uva padrão e complementa perfeitamente pratos de carne e uma mesa doce.