A turfa é um remanescente decomposto de vegetação e animais e refere-se a fertilizantes orgânicos naturais. No entanto, sua composição também inclui elementos minerais úteis (enxofre, nitrogênio), devido aos quais a turfa é usada ativamente em horticultura e horticultura. Particularmente bem reage à introdução de turfa de morango.
A turfa é recomendada para o cultivo de morangos em solo argiloso e arenoso. O solo fértil não precisa disso.
Turfa qualitativa tem uma cor marrom, úmida ao toque e quebradiça. A umidade é um pré-requisito, caso contrário, o solo depois que ele é introduzido irá reter a umidade mal. Vale a pena considerar que o efeito máximo da alimentação de turfa só será perceptível no segundo ano após a aplicação.
Características do uso de turfa em camas de morango
Para fertilizar morangos, a turfa é usada na primavera e no outono. Mas é necessário entender que um produto puro é permissível para ser usado apenas com o propósito de cobrir palhas de morango, pré-arejá-lo e misturá-lo com serragem. Para neutralizar a acidez da turfa, também é necessário adicionar cinza de madeira (5 kg por 50 kg de turfa) à mistura.
Para incorporação no solo, o composto deve ser preparado com base na turfa para enriquecer a composição dos oligoelementos. Ao colocar uma pilha de compostagem, as camadas de turfa devem alternar com o estrume. Você também pode adicionar massa verde, deixada após a remoção do jardim e o lixo da cozinha doméstica. Pilha periodicamente solução de água de superfosfato (100 gramas por balde de água).
O morango pode ser fertilizado com composto de turfa de duas maneiras:
- Ao plantar – colocar em cada buraco antes de plantar a camada da planta de turfa não superior a 5 cm.
- Durante o processamento de solo – dispersão nos corredores a uma taxa de 30 kg por 1 km quadrados. me cavar.
Se não houver desejo ou oportunidade para mexer com a preparação do composto, os produtos de turfa prontos podem ser comprados em lojas especializadas que vendem fertilizantes:
- Sob a forma de grânulos. Usado ao plantar adicionando ao buraco.
- Na forma de uma solução líquida. Usado para alimentação de raiz.
O efeito da turfa como fertilizante
Como resultado da fertilização de plantas com turfa:
- a estrutura do solo melhora – melhor passa a umidade e “respira”;
- cultivo de culturas;
- o sistema radicular das plantas recebe condições ideais para o desenvolvimento;
- a quantidade e qualidade da cultura é aumentada.
Pelo segundo ano após fertilizar o solo com esterco de turfa, o morango se desenvolverá ativamente e dará frutos.