Bálsamo ou Vanka molhado é um belo arbusto exuberante com folhagem verde escura. Para os cultivadores de flores, ele se apaixonou devido à floração brilhante. Durante este período, a planta é coberta com muitas cores de cores muito diferentes, além disso, com os devidos cuidados, a floração pode durar o ano todo. Apesar do fato de que o bálsamo é uma planta da casa, ele também pode ser plantado no verão em um canteiro de flores.
Em casa, o bálsamo é fácil de cultivar a partir de sementes. O principal é selecioná-los corretamente (ou coletá-los) e fornecer todas as condições para o crescimento das mudas.
Seleção e preparação de sementes
Para o cultivo de bálsamo usando sementes compradas. Se a casa já tiver uma planta adulta, as sementes podem ser colhidas de forma independente.
Ao comprar sementes na loja, você deve prestar atenção ao seguinte:
- As sementes devem ser de alta qualidade, então você só precisa comprá-las de fornecedores confiáveis.
- Para obter uma planta da casa, escolha sementes de variedades perenes e para plantar em áreas abertas use plantas anuais.
- Para preservar as características varietais, não se deve escolher uma mistura de sementes, é melhor tomar cada espécie separadamente.
- Apesar do fato de que as sementes podem ser armazenadas por mais de 6 anos, a maior germinação de recém colhidos.
Recolha as sementes do bálsamo da casa depois de florescer. No lugar das inflorescências caídas pequenas frutas são formadas, e quando elas amadurecem – as caixas de sementes.
Ao coletar sementes, você deve fazer isso com muito cuidado. No menor movimento errado, a caixa se quebra e as sementes se espalham. Por causa disso, o bálsamo também é chamado Impatiens.
Antes de semear as sementes, trate 10 minutos em uma solução leve e quente de permanganato de potássio. Em seguida, mergulhe por um dia em água limpa.
Preparação do solo
Para uma germinação bem sucedida de sementes de bálsamo, um solo nutritivo solto é selecionado. O substrato é comprado na loja ou preparado de forma independente, misturando:
- em uma parte de areia, terra de jardim e vermiculita:
- duas partes de turfa.
Para evitar a doença “perna preta” o solo é recomendado para ser derramado com fitosporina.
Semeadura de sementes
A largura, mas não profundo do recipiente (não mais do que 10 cm) colocar a camada de drenagem de solo de argila expandida e aspergi-lo. palito molhado para pegar semente e colocá-lo em um recipiente, não aprofundamento, e apenas ligeiramente pressionado para a terra.
Pequenas sementes de bálsamo também são convenientes para crescer imediatamente em pastilhas de turfa.
Usando uma pistola de pulverização, polvilhe as sementes e cubra o recipiente com um filme. Colocá-lo em um peitoril da janela iluminada, evitando raios diretos, em uma sala com uma temperatura de pelo menos 25 graus.
Cuidado de mudas de bálsamo
Após o aparecimento de brotos (três semanas depois), retire o filme. Se necessário, os brotos são revigorados, e também o solo é derramado conforme as mudas são puxadas. Regar as mudas é melhor no palete, a fim de evitar a deterioração das raízes.
Assim que as mudas chegam a 2 cm de altura e formam duas folhas reais, elas começam a abrir copos separados. Para estimular a formação de brotos laterais, uma semana depois, pique os topos.
Transplantar a um jovem balzaminchiki lugar permanente estará pronto quando se formam os arbustos e as raízes completamente opletut terra em um copo.