O arbusto despretensioso é bem conhecido pelos jardineiros de todo o mundo. Hoje, cerca de quinhentas espécies de bérberis são conhecidas, o que pode ser interessante devido às suas propriedades medicinais e decorativas. Muitas plantas são usadas como arbustos de frutas. E durante a floração, a massa de abelhas voa para as plantas, o que torna a cultura um mel valioso.
Para aqueles que querem ver bérberis em seu site, plantar e cuidar do mato não causará sérias dificuldades. E ainda algumas características da cultura devem ser conhecidas de antemão.
Preparação de um local de pouso
Na natureza, grandes arbustos de bérberis podem ser encontrados nas encostas superlotadas e nas encostas secas e ensolaradas. Portanto, o jardim terá que encontrar uma área razoavelmente espaçosa com boa iluminação do local, não sombreada, mas protegida de correntes de ar.
- Arbusto extremamente negativo refere-se à proximidade da água subterrânea e estagnação da umidade, por isso é melhor plantá-lo em um declive ou uma pequena colina.
- O solo para plantar bérberis deve ser leve e solto. A cultura não sofre de uma deficiência no solo orgânico, mas com sua acidez excessiva acima de pH 7,5 é melhor cuidar da aplicação de farinha de calcário ou dolomita sob o mato.
- Se marga ou chernozem predominam no local, deve-se fornecer uma boa drenagem para a bérberis e a farinha de turfa ou calcário deve ser adicionada.
- A calagem é realizada em turfeiras e a cinza de madeira também é introduzida.
Antes de plantar bérberis, um buraco é preparado para isso com antecedência. Isso é especialmente importante se as mudas forem grandes ou se o arbusto adulto existente estiver sendo dividido.
- Para os arbustos com idade não superior a três anos, o poço deve ter um diâmetro de cerca de 25 cm e uma profundidade de 25-30 cm.
- Sob as mudas de 4 a 7 anos de idade, uma cova com um diâmetro de cerca de 50 cm e uma profundidade semelhante é preparada.
- Se a bérberis for plantada para criar uma sebe, será necessária uma vala de 40 cm de profundidade e largura.
Quando o assento está pronto, ele precisa de um substrato nutriente de uma mistura de partes iguais de húmus ou composto, areia e solo de jardim solto. Como fertilizante ao plantar bérberis, o superfosfato é freqüentemente usado.
Como plantar uma bérberis?
Se o sistema radicular das mudas no recipiente é protegido de forma confiável por coma do solo, a planta pode ser transplantada em qualquer momento conveniente, depois de ter mergulhado completamente o recipiente com um arbusto jovem.
Mas quando plantar bérberis, se à disposição do horticultor houver um caule enraizado ou uma ninhada de raízes abertas?
- A melhor época para o evento é primavera. É importante ter a planta plantada em um momento. Quando o solo se aqueceu, mas não secou, e os rins ainda não entraram em crescimento.
- Se o tempo é perdido, é possível plantar bérberis no outono, quando o arbusto começa a perder a folhagem, e todos os processos vitais da planta começam a desacelerar.
Propagação da mesma bérberis pode ser como fetos vegetativos e sementes de frutos maduros. Quando a bérberis já está crescendo no local, podem ser divididos arbustos de 3 a 5 anos com ramificações abaixo do nível do solo, recebendo duas ou três mudas com sistema radicular independente e plantio.
Quase todas as espécies são fáceis de reproduzir por meio de cortes verdes:
- Pegue os galhos para as estacas dos brotos fortes deste ano, bastante elásticos e quebradiços ao dobrar.
- As estacas desenroladas correm o risco de se dobrarem e se acostumarem mais com o plantio.
- E as partes grosseiras e lenhosas dos galhos são mais difíceis de criar raízes. Se eles são usados para plantar bérberis, no outono, as estacas são cortadas e armazenadas até a primavera a uma temperatura próxima a zero.
As partes médias das brotações com um diâmetro de cerca de 0,5 cm, adequadas para propagação, são divididas em comprimentos de 7 a 10 cm com dois nós saudáveis e um interstício entre eles. Se o caule for muito curto, você pode deixar três pares de folhas.
- O topo de um pedaço de tiro é cortado horizontalmente.
- O corte inferior deve ter um ângulo de 45 °.
- No nó superior, as folhas são cortadas ao meio.
- As folhas inferiores são removidas completamente, sem afetar os brotos e espinhos axilares.
A bérberis de raiz é melhor em uma mistura de turfa de areia, na qual as estacas são imersas em um ângulo de 45 °. Entre as linhas são deixadas por 5 cm, e de um corte para o outro não deve ser inferior a 10 cm.
Para uma melhor sobrevivência, você pode usar Kornevin, ácido indolilacético ou outros estimulantes, bem como criar condições favoráveis para a temperatura de barberry, de 20 a 25 ° C, e umidade. Para manter a umidade do ar em torno de 85%, o plantio regou até duas vezes ao dia.
Quando as bérberis dão raízes, pequenas mudas continuam a crescer em condições de casa de vegetação por até dois anos, e então a bérberis é plantada no outono ou na primavera no solo.
Reprodução de bérberis por sementes
Você pode obter as sementes para semear, processando completamente as frutas frescas. Os grãos extraídos são lavados e completamente secos.
- Se a semeadura é realizada no outono, então para sementes em um terreno solto e nutritivo é suficiente fazer sulcos de profundidade centimétrica com uma profundidade de 1 cm.
- Na plantação de primavera, as sementes são estratificadas. O procedimento ocorre a uma temperatura de 2 a 5 ° C e dura de dois a quatro meses, dependendo da variedade e do tipo de barberry.
Como as duas mudas se formam nas mudas, elas podem ser desbastadas, deixando uma planta para cada três centímetros. O processo adicional prossegue da mesma maneira que no caso da propagação por propagação por estacas. E daqui a dois anos, quando você pode plantar bérberis em um lugar permanente no jardim.
Como cuidar de bérberis?
Adult bérberis arbusto não é tão exigente em irrigação, o principal é que a umidade em abundância está na fase de plantio e enraizamento.
Plantada no arbusto do jardim pode ser regada apenas com secagem significativa do solo sob a coroa. É muito mais importante que o solo seja cuidadosamente solto para que o oxigênio e a umidade tenham acesso livre às raízes da bérberis.
Para preservar a umidade e melhorar a estrutura do solo sob a copa, ela é coberta com uma camada de 8 cm de turfa, serragem ou outros meios disponíveis. Como cuidar de bérberis durante a estação quente? A planta é necessária para adubação e quais fertilizantes são preferidos para essa cultura?
- A partir do segundo ano de vida, o arbusto deve receber cobertura de molas contendo nitrogênio. Barberry reage bem a regar com uma infusão diluída de verbasco ou excrementos de pássaros.
- Antes do florescimento, os arbustos adultos recebem fertilizantes complexos com microelementos. É melhor, se for meio granular, que gradualmente enriquecerá o solo sob a coroa.
- Em setembro, sob os arbustos, 10 gramas de fertilizantes de potássio e 15 gramas de superfosfato são aplicados a cada planta.
A aplicação anual de fertilizantes não é necessária, barbaris o suficiente para receber esse apoio a cada dois ou três anos.
Como aparar bérberis?
Não importa o quão simples era o pouso e o cuidado com a barberry, a foto mostra claramente espinhos bem desenvolvidos, que literalmente assentavam todos os ramos do mato. Eles então constituem o problema mais sério para o jardineiro, porque sem podar o arbusto não funcionará. Neste trabalho, luvas e ferramentas duráveis com alças longas são vitais.
Variedades pouco desenvolvidas, frequentemente usadas em plantações individuais ou como rebordos verdes decorativos, não podem ser especialmente formadas, mas apenas rebentos danificados e secos. Mas quando e como cortar bérberis, se o arbusto forma uma cobertura densa?
- Neste caso, a primeira poda de plantas é realizada um ano após o plantio, e nos arbustos mais velhos, ramos de um a dois anos são encurtados em um terço ou até metade do comprimento.
- Corte de bérberis é realizado após a floração e até o outono frio.
Durante a primavera corte de bérberis, cortar ou remover completamente todos os ramos danificados congelados durante o inverno e com sinais da presença de pragas ou doenças. O procedimento deve ser realizado antes que as folhas apareçam nos arbustos.