peixe em um lago limpoCalar a lagoa com peixes é parte integrante do cuidado com a lagoa. Especialmente se a água permanece para o inverno. Durante a estação fria, acumula uma grande quantidade de resíduos, tais como:

  • restos de comida;
  • plantas mortas;
  • zooplâncton;
  • substâncias orgânicas;
  • excreta de habitantes.

A calagem da água é realizada para acelerar a mineralização de substâncias e a adição de oxigênio aberto. Também ajuda a melhorar a produtividade e a qualidade da água.

O que é isso?

para a pureza da água na lagoa você precisa de calagemA calagem da água é, em primeiro lugar, a criação da atmosfera ecológica correta da lagoa. Isso é feito para eliminar a reação ácida do solo e acelerar a mineralização. Na forma de um lado (mas útil) a ação é a adição de cálcio na água.

Durante a operação do reservatório, a cal é gradualmente lavada do solo e da água. Deve ser adicionado periodicamente, porque executa as seguintes funções:

  1. Desenvolvimento dos habitantes. A cal está envolvida na formação do esqueleto nos peixes, afeta o desenvolvimento dos embriões e normaliza o trabalho do aparato neuromuscular dos peixes. Durante a captura, uma porção significativa do cálcio é removida da lagoa e deve ser adicionada.
  2. Desinfecção da água. Cal ajuda a prevenir doenças de guelras e carpa de rubéola.
  3. Combate a maioria dos parasitas que vivem no fundo e na água. Eles simplesmente não toleram o impacto do cal e morrem imediatamente após sua adição.
  4. Ajuda a se livrar de peixes desnecessários (ervas daninhas). É o suficiente para processar os poços restantes com água no outono e na primavera, você pode executar os habitantes.

Como ativar a camada produtiva do leito da lagoa

lagoa bem cuidada com peixes no paísSe a lagoa estiver equipada em terrenos arenosos pobres, a calagem da lagoa com o peixe será inútil.

Quando há muito lodo no fundo da lagoa, a calagem é obrigatória.

cal viva para a lagoa de cal no jardimAqui você precisa usar o quicklime. Deve ser aplicado no fundo úmido do solo. Para que a calagem seja bem sucedida, a substância deve estar na forma de partículas finas e deve ser distribuída uniformemente. Caso contrário, nenhuma extinção ocorrerá.

Cal inexperiente é usado apenas em um dia úmido. Não o coloque em solo seco ou congelado. 

O fundo de gelo pode ajudar na calagem. Se a lagoa é profunda e há bastante lodo no leito, na primavera o gelo derrete e o álcali é ativado.

Depois de ter feito cal, certifique-se de processar imediatamente o solo, caso contrário, não haverá efeito. É devido ao fato de que a cal viva reage com o oxigênio e rapidamente se torna carbônica, isto é, perde suas propriedades.

É impossível ativar o leito de areia do reservatório com cal viva. Ele interage apenas com matéria orgânica, e praticamente não existe em nenhum desses solos. Não haverá efeito.

Se o solo em uma lagoa com um alto teor de turfa, o cal virginal fará um trabalho muito bom. Determine quanta matéria você precisa neste caso, você pode por dois fatores – a espessura da camada de lodo na cama e sua atividade atual. Quanto mais lodo, mais uma substância rápida é necessária. E quanto mais ativa a cama, menos substância é necessária para fazer.

A quantidade recomendada de adição de cal viva à cama de turfa é de cerca de 270 kg por 1 ha. Em alguns casos, a quantidade chega a 2 toneladas por ha.

Categoricamente, não é recomendado aumentar continuamente a dose. A partir disso, a produtividade de peixes da lagoa pode diminuir drasticamente.

Regras para o enriquecimento de água

cal apagada para a limpeza de água em uma lagoaA calagem da lagoa deve ser feita com cal apagada e cal viva, bem como calcário triturado.

As substâncias têm diferentes capacidades neutralizantes: 1 kg de cal viva = 1,3 kg de slaked = 1,8 kg de calcário.

A ação do calcário é desacelerada em comparação com o cal e a cal e se dissolve mais mal. Portanto, a probabilidade de uma overdose diminui.

Related  Como fazer uma cama de pedras: algumas dicas úteis

Com produtividade de peixes de 1 tonelada por 1 hectare é necessário calagem da lagoa com peixes. Com um aumento de até 2,5 t / ha – é necessário.

Para aumentar o conteúdo de cálcio na água, cal solúvel (bicarbonato de cálcio) e carbonato de cálcio são usados. Quando há quantidade insuficiente deste último na água, o bicarbonato de cálcio se forma em um sedimento cinza no fundo e nas partes submersas das plantas. Portanto, há uma falta de cal.

Limas inesperadas e carbonato de cálcio são usados ​​na forma de fertilizantes. Então cal viva se dissolve e produz uma solução alcalina. Por sua vez, reage com o dióxido de carbono e é convertido em carbonato de cálcio.

Para a saturação produtiva da água com cálcio, é necessário que uma quantidade suficiente de dióxido de carbono seja liberada no reservatório. Certifique-se de que esta condição só pode ser presença suficiente de cal viva no leito da lagoa. É praticamente a única fonte de dióxido de carbono.

O valor do pH também é extremamente importante para a existência de dióxido de carbono de bicarbonato. Quando o pH está acima de 8,5, o cal na água se torna carbônico ou alcalino.

O conteúdo na água de cal é fortemente influenciado pelas plantas que vivem na lagoa. Por exemplo, alguns deles absorvem ativamente dióxido de carbono, outros – cal dissolvido. A água com este último adquire um pH de 9-10.

A calagem é necessária. Permite neutralizar todos os compostos nocivos, incluindo ferro, magnésio, sódio, cobre e potássio. Compostos de ferro são especialmente perigosos. São fáceis de reconhecer pelo brilho metálico e pela formação de um filme na superfície da água. Parece um oleoso, mas não se junta ao intervalo, mas nada em pedaços. Essas áreas do filme são perigosas para os peixes – elas caem nas brânquias e bloqueiam parcialmente a respiração. O cal pode resolver este problema.

Quando calhar a lagoa, vale a pena considerar que no outono o conteúdo de cal é maior na primavera do que na primavera, e em uma nova lagoa é menor do que na antiga.

Related  Plantando madressilva em áreas suburbanas na Sibéria

Em alguns casos, suficiente calagem de ativação e, em outros, necessariamente fertilizante adicional. Aqui você precisa olhar para uma lagoa particular.

Quanto cal é necessário para a lagoa

calcário para cuidados com a lagoaPara determinar a quantidade necessária, é necessário levar em conta os seguintes fatores:

  • leito seco ou água;
  • com peixe ou depois de pegar;
  • que sedimentos de fundo estão disponíveis;
  • a presença e tipos de plantas;
  • qualidade inicial da água.

É perigoso canalizar um reservatório com uma dosagem mais alta, já que não só o zooplâncton e os parasitas podem perecer, mas também o próprio peixe.

Doses elevadas de cal são aplicadas apenas em leito seco ou na água sem peixes em caso de propagação da doença entre os habitantes.

Praticamente em todos os materiais teóricos sobre este assunto, o valor de 280 kg de cal por hectare de lagoa com uma profundidade de 1 metro é encontrado. Mas, como mostra a prática, há muitos outros fatores que precisam ser considerados:

  1. Plantas na lagoa absorvem cal durante o desenvolvimento e segregam depois de murchar.
  2. Com a evaporação natural da água, o calcário no resíduo torna-se mais concentrado.
  3. No fundo do lodo, o teor de cal é maior do que no arenoso.

peixe começa depois de calagemSegundo a pesquisa, mais lagoas não precisam de tanques calcários, já que em lodo de lagoas o teor de cal chega a 1%.

A densidade é maior que a da água. Se tomarmos arbitrariamente 7 cm de lodo por hectare, obteremos 700.000.000 cm cúbicos, cujo peso, nesse caso, será de 700.000 kg. Ou seja, com um teor de calcário de 1%, essa quantidade de silte é responsável por cerca de 7 toneladas. Mas, como esse conteúdo não está em formato livre, não pode ser levado em consideração. Il dá cerca de 10% da cal do conteúdo total, isto é, 0,1%. Assim, uma alcalinidade de 2,5 meq / l aparece. Este valor é mais adequado para a criação de lagos.

Desinfecção de cal

resultado de calagem de lagoaPara desinfetar a lagoa em uma caixa seca, faça 0,5 kg por 10 metros quadrados. m, para áreas molhadas – 1-1,2 kg por 10 metros quadrados. As lagoas de calagem na água são realizadas duas vezes por ano – de maio a junho e antes da aplicação de fertilizantes de nitrogênio-fósforo (2-3 dias). O consumo aqui será de 100 g por 10 m2. m.

Aqui, o uso de cal viva é eficaz. A desinfecção deve ser realizada a uma temperatura ambiente de 1 ° C.

Para este efeito, apenas cal viva fresca é adequada. Se tiver sido armazenado por muito tempo ou o recipiente tiver sido aberto, a substância já perdeu suas propriedades.

A norma neste caso é maior do que a usada para ativar lagoas. Assim, um fundo de sedimentos exigiria 2t / ha, uma areia de 750 kg / ha e até 4 toneladas / ha de turfa.

Related  Plantando e cuidando de bérberis de folhas vermelhas no jardim

lagoa com água limpaAo aplicar a principal distribuir uniformemente a substância no fundo.

Partículas grandes (não suficientemente esmagadas) de cal viva podem prejudicar o peixe.

O fato é que elas se extinguem apenas do lado de fora, formando uma crosta que não permite a extinção interna dos grânulos. No começo, o peixe pode tocar e quebrar essa camada. Como resultado, o processo de extinção da cal restante começará. Isso pode causar danos ao peixe pela liberação de calor e álcalis.

Métodos de aplicação de cal

Na maioria das vezes, é usada a calagem da água em uma lagoa com cal apagada. É mais fácil de armazenar, porque não absorve a umidade do ambiente (como acontece com a cal viva).

As lagoas de cal na água só podem ser eficazes se houver uma grande quantidade de material orgânico na lagoa.

Existem vários métodos de adição de cal à lagoa. Mecanizado, claro, mais conveniente e eficaz, mas vamos considerar não só eles:

  1. A entrada manual do barco começa simultaneamente com a alimentação. Utiliza cal viva na quantidade de 12% da massa de peixe na lagoa. Gradualmente, a dosagem é reduzida de modo que, no final da temporada, era igual a 6% do peso do peixe.
  2. Pá no chão. Só aqui você não precisa de uma pá de jardim comum (ela criará muita poeira e você não obterá uma distribuição uniforme). Existe um dispositivo especial que parece uma pá com fendas. Ajuda a distribuir uniformemente o cal no fundo. Para evitar poeira no rosto, você precisa monitorar o vento.
  3. É possível polvilhar leite de lima – pré-extinguido e dissolvido em cal de água. Para este efeito, apenas as embalagens dos seus materiais inoxidáveis ​​são adequadas.
  4. Existe um modelo interessante do nebulizador. Bombas de sucção e descarga, um misturador e um tubo elástico são instalados no barco. Este último está equipado com um tubo transversal móvel com pulverizadores. Quando o barco se move, a bomba retira a água do reservatório, a cal é extinta no misturador e o leite de cal já é pulverizado. Neste caso, o recuo é suficiente para mover o barco. Mas mesmo esse método tem suas desvantagens – quando o fertilizante eólico não cai no destino.
  5. Recomenda-se um atomizador de pêndulo e um difusor de caixa. Eles se movem através da lagoa desidratada com um trator ou trator.

A calagem dos corpos de água é uma medida necessária para manter um ecossistema saudável e melhorar a produtividade dos peixes. O cálculo do consumo de cal para cada lago deve ser realizado levando-se em conta muitos fatores. A superabundância também é ruim, assim como a falta de substância.

Nós limpamos a água na lagoa – vídeo