As cenouras são uma colheita agrícola saborosa e útil importada para a nossa região a partir da costa do Mediterrâneo há mais de 4000 anos. O único vegetal que veio da Europa para a América, e não o contrário.
Desde o início do cultivo das cenouras, muita coisa mudou: a raiz foi “repintada” de violeta para a laranja habitual para todos, tornou-se mais doce e, infelizmente, “mais caprichosa”. Agora, para coletar uma boa colheita, os horticultores não devem apenas trabalhar duro, mas também estudar cuidadosamente as regras básicas do cuidado da cenoura!
As regras básicas de regar as cenouras no campo aberto
Cenouras – uma planta que ama o sol, que é tradicionalmente plantada em áreas ensolaradas, escureceu não mais do que duas horas por dia. Não é de surpreender que precise ser derramado com bastante frequência e em abundância:
Equipamentos de irrigação
A fim de evitar a lixiviação de sementes, o atraso na germinação de brotos e uma acentuada diminuição da temperatura do solo durante a irrigação, sua força é controlada com a ajuda de equipamentos especiais:
- A ferramenta mais adequada para regar as cenouras é o regador de jardim: com um tubo longo e fino e um divisor de diâmetro médio. É melhor que o divisor seja removível – isso pode ser limpo de tempos em tempos ou substituído por um novo.
- Se as culturas ocupam uma área muito grande, e “fiddle” Sem água – mangueira de qualidade necessidade: durável, flexível, resistente ao hall, com um bico de pulverização no final.
Baldes – equipamento absolutamente inadequado para regar cenouras. Não os use em seu jardim, especialmente quando se trata de brotos novos.
Regando sementes e primeiros brotos
Sementes de cenoura durante a germinação absorvem muita água – até 100% do seu próprio peso. Portanto, preparado para eles, o jardim é umedecido antes e depois da semeadura. É graças à rega cuidadosa do solo que é possível evitar a evaporação de superfície excessiva da umidade e a queimadura acompanhante de um topo de cenoura jovem.
Frequência de irrigação e fluxo de água
Regar jovens, brotos frágeis de cenouras executa-se bastante muitas vezes – cada 3-4 dias no tempo quente. À medida que os arbustos crescem, o número de regas é reduzido: regado à medida que o solo seca, a cada 5-7 dias (ou mais). O consumo de água é, em média, 15 litros por 1 metro quadrado.
Pensando em quão difícil e com que frequência regar as cenouras, considere as condições climáticas de sua região, o tipo e a qualidade do solo, a proximidade das águas subterrâneas e outros fatores desse tipo. O horário de rega ilustrado não é a verdade suprema – pode aumentar ou diminuir.
Tempo de rega
Regar cenouras é melhor no início da manhã. Rega noite também não prejudicará plantas (se a noite estiver quente). De irrigação durante o dia recomenda-se recusar. No entanto, se isso é inevitável – a água da cenoura deve ser muito cuidadosamente, de modo que o spray de água e sujeira não bata as hastes e folhas.
Temperatura da água
À temperatura da água, as cenouras também fazem certas exigências. O melhor de tudo, em clima quente, foi ligeiramente mais frio (18-22 ° С), em dias nublados – um pouco mais quente (25-30 ° С). De regar as cenouras no campo aberto com água, a temperatura de que é inferior a 10 ° C é recomendado para ser abandonado.
Pulverização
Um bom efeito é a pulverização de cenouras com água salgada (ou água salgada com a adição de cal) à noite. Isso ajuda a se livrar de lesmas, bem como algumas outras pragas.
As consequências da irrigação imprópria
A rega fraca leva ao surgimento de brotações laterais e outras deformações das cenouras. Na verdade, não cresce em profundidade, mas em largura, e, portanto, não recebe nutrientes suficientes do solo.
A irrigação excessiva promove a disseminação do fungo, o que causa várias doenças de cenoura. Especialmente perigoso é o excesso de umidade do solo em uma “combinação” com fertilização insuficiente de nutrientes.
Se as cenouras não são regadas por um longo tempo, e então elas decidem “pegar” imediatamente, elas podem quebrar e perder a “parte do leão” de suas qualidades gustativas. Antes de regar as cenouras depois de uma longa seca, recomenda-se soltar ligeiramente o solo e umedecê-lo com uma pequena quantidade de água para “treinar”.
Regras básicas para cenouras
Além de regar, o principal cuidado da cenoura envolve a introdução oportuna de fertilizantes no solo. O fertilizante é necessário para que a planta cresça totalmente, alimente, fortaleça o sistema imunológico e aumente a vitalidade. A saúde, o sabor, a aparência e a duração da colheita dependerão de quão correta e oportuna foi a alimentação.
Então, como alimentar cenouras?
- Nitrogênio No início do verão, as cenouras precisam vitalmente de nitrogênio – uma substância que é responsável pelo crescimento da massa verde e pela formação da parte terrestre das plantas. Quando há uma falta de nitrogênio, os topos param de crescer, as folhas ficam menores, perdem a intensidade da cor, ficam amareladas e morrem. Frutos crescem pequenos e secos.
- Potássio. Durante o crescimento intensivo, as cenouras precisam muito de potássio. Os fertilizantes de potássio não apenas proporcionam fotossíntese normal das plantas, mas também protegem as safras de raízes de danos causados por todos os tipos de doenças fúngicas e virais. Deficiência de potássio pode ser determinada pelo mato nanismo, bronzeadores, dicas acastanhadas das folhas e muito forte desenvolvimento de partes aéreas de cenoura (a crescer à custa de vegetais de raiz).
- Fósforo Nos dias mais quentes, as cenouras precisam de uma quantidade suficiente de fósforo – uma substância responsável pelas propriedades regenerativas e pelo desenvolvimento dos tecidos. Falta de fósforo podem ser facilmente identificados pelo aparecimento de “paciente”: primeiro nas folhas aparecer avermelhada ou listras roxas, então eles mudam completamente cor, curl e secar (um padrão similar é uma reminiscência de uma imagem da derrota da mosca de cenoura). A planta inteira fica para trás em crescimento. Frutas são formadas anãs, fracas, finas, com pontas pontiagudas (e não arredondadas). Não é agradável e seu gosto.
- Manganês e bário. Manganês e bário – o melhor do que alimentar cenouras e beterrabas pode ser no momento do crescimento das culturas de raízes. A desvantagem destes elementos é fácil de determinar pelas manchas brancas ou vermelhas nas folhas superiores e no núcleo escuro (quase preto) da cultura das raízes.
- Bor. No meio do verão, o molho superior de cenouras no campo aberto é introduzir o boro. Boro – um dos minerais mais importantes para culturas agrícolas, que é responsável pela regulação da polinização, a fertilização, o metabolismo de proteínas e carboidratos e, é claro, feto gosto (aumenta a quantidade de açúcares). A falta de boro pode ser determinada a partir da borda e necrose apical das folhas, o amarelecimento das veias, a inibição do crescimento das plantas e alguns outros recursos externos.
Qual fertilizante escolher?
Os bioestimulantes naturais adequados para alimentar as cenouras são cinzas, verbas, composto, lima, urtiga, caldo de bardana e camomila. No entanto, o uso de orgânicos tem muitas desvantagens: a complexidade do armazenamento, a preparação, o cálculo da dosagem da solução e assim por diante. Muitas vezes faz mais mal do que bem. Recorrer aos fertilizantes orgânicos é apenas para aqueles que têm medo de todos os tipos de “química”, não querem reconhecê-lo e gostam de experimentar.
Preparado de adubo composto, a fracção de líquido ou em grânulos, por sua vez, na aplicação é muito simples. Sim, e a composição é muitas vezes significativamente superior à orgânica. Seleção de medicamentos apropriados é enorme cenoura “fitosporin-M”, “Trihodermin”, “Gamair”, “Gliokladin”, “Uniflor-bud” e assim por diante.
Nuances importantes
- Para aumentar a “imunidade” da cenoura, ela deve ser alimentada com sulfato de potássio por 10 a 14 dias antes da colheita.
- Antes de fertilizar plantas, o solo deve ser umedecido com água limpa
- A alimentação de cenoura é aplicada a cada planta individualmente.
- Uma vez a cada poucos anos, o site deve ser limitado. O cal é adicionado à taxa de 0,4 kg / 1 metro quadrado.
- A solução de boro é adicionada a uma taxa de 2-3 litros de mistura / 1 metro de corrida.
- Uma solução de manganês e bário é preparada na proporção de 1 colher de chá / 10 litros de água.
- A solução salina é preparada na proporção de 1 colher de sopa de sal de mesa / 10 litros de água
- Clayey na composição o solo rega-se menos muitas vezes, arenoso – mais muitas vezes.
- Os leitos localizados ao longo da parede ou cerca são regados com mais frequência, à sombra das árvores – com menos frequência.
- No período seco, os leitos são regados com mais frequência, em dias nublados – com menos frequência.