Jardineiros com experiência prestam especial atenção às árvores frutíferas em qualquer época do ano. A poda de verão das macieiras é obrigatória, pois dá muitas vantagens tanto para a árvore como para o horticultor.
Importância da poda de verão
O objetivo principal da poda é fornecer flores de macieira mais tarde. Isso evita possíveis danos nos botões com nós das geadas e nevoeiros do final da primavera.
Vários argumentos a favor da poda de verão:
- A remoção de brotos de crescimento rápido aumenta o suprimento de nutrientes essenciais para o cultivo de frutas.
- É mais fácil formar a coroa de uma árvore para garantir que as frutas sejam abastecidas com luz solar suficiente e criar a conveniência para colher o jardineiro.
- A remoção de brotos rejuvenesce a velha árvore e revitaliza a macieira jovem.
- O desbaste proporciona melhor penetração da luz solar na coroa, o que afeta a melhor maturação das maçãs e previne a formação de lesões malignas nas folhas
- A poda das macieiras no verão afeta positivamente o surgimento de novos rins, estimula seu crescimento e restringe a brotação.
Efeito da poda na frutificação
É possível podar macieiras no verão? Não só é possível, mas também é necessário! A partir do grau de desbaste, o tempo de frutificação da árvore dependerá. Poda fraca e rara – vai acelerar a aparência da cultura, um forte – vai atrasar o amadurecimento da fruta por pelo menos 1 ano. A remoção de ramos provoca um forte crescimento de novos brotos perto do corte. A poda altera a proporção entre o sistema raiz e a coroa acima do solo. Substâncias necessárias da raiz alimentam menos pontos de crescimento. Isso causa um crescimento rápido e intensificado de novos brotos.
Algumas macieiras crescem fortemente, mas não entram em frutificação. Os jardineiros notam que certas variedades têm características específicas – um período infantil improdutivo longo. Macieiras que se desenvolvem em condições favoráveis e têm uma quantidade suficiente de nutrientes minerais, principalmente nitrogenados, não botam flores.
O desvio e a fixação dos ramos na posição horizontal e caída garantem o atraso dos assimilados na parte acima do solo da árvore.
Este procedimento deve ser realizado no final de junho. Cerca de um quarto dos ramos (não esqueléticos e semi-esqueléticos) são fixados com fio ou fita.
Essa manipulação enfraquece os galhos e os estimula a formar botões de flores.
A primeira vez que podar macieiras no verão para iniciantes parece difícil e problemática. Sim, é, mas apenas a princípio, desde que as manipulações sejam realizadas na árvore “intocada”. O jardineiro precisa monitorar os processos gordurosos desnecessários (topos) no tronco da árvore e removê-los a tempo. Percebe-se que o processo quebrado é muito mais fácil e rápido de curar, ao invés de ser cortado por um podador ou uma serra.
Nestes cepos, você pode plantar outras variedades de macieiras ou outras culturas de frutas. Se não houver necessidade de prendedor de roupa, os locais danificados ficam “cobertos” com tinta de mástique ou óleo.
As regras básicas de poda de macieiras
Antes de começar a trabalhar, examine cuidadosamente a árvore e comece. Fique com a média de ouro. Remova muitos ramos – o risco de não obter uma colheita, deixando muito excesso – então, não atinja o resultado desejado.
Formação de coroa
Um certo conjunto de manipulações fornece à macieira uma aparência finalizada e uma coroa. Depois que a árvore jovem é plantada no jardim, terá a primeira poda, que determina a altura do caule. Manipulações subseqüentes para cortar brotos devem assegurar a formação correta de ramos e ramificações esqueléticas.
A duração da formação da coroa dura vários anos. Levará 4 anos para um palmetto, para um longline e uma forma cup-shaped, um mínimo de 8 anos é requerido.
Pela exatidão do trabalho realizado, o rendimento da árvore dependerá. Jardineiros experientes recomendam cautela e tratamento gentil. Não vai estressar a árvore e terá tempo para se recuperar até a queda.
As maçãs jovens, que ainda não foram frutíferas, precisam especialmente de poda. Cada ano subseqüente atualiza somente a remoção. Árvores adultas, este método é necessário para aumentar os rendimentos.
Carimbo – a altura do tronco desde o pescoço da raiz até o primeiro ramo do esqueleto. Para um jardim amador, são preferíveis macieiras de baixo selo (40-60 cm).
Rejuvenescimento
A poda é capaz de dar à velha árvore uma nova vida e fazê-la dar frutos. Manipulações comuns poupadoras na formação da coroa renovam o portador, levando a macieira a produzir uma colheita qualitativa. A porcentagem de ovários aumenta durante a floração várias vezes. A poda rejuvenescedora começa somente após a cessação do crescimento e secagem da parte superior da copa da macieira.
Idealmente, o “rejuvenescimento” é realizado 2 vezes ao ano (no verão e no inverno).
Avalie o resultado por vários motivos:
- Estado externo da árvore.
- Cor, estrutura da folha de macieira.
- A casca do tronco é toda, densa, sem rachaduras.
- Um aumento dos ovários na árvore.
Executar a poda de verão executa-se segundo certas regras:
- Durante o trabalho remover ramos competitivos, tops, crescendo profundamente nas coroas da macieira engrossando ramos.
- Estacas são cortadas, que partem do ramo esquelético ou tronco em um ângulo agudo.
- A localização dos ramos determinará a taxa de maturação das maçãs, de modo que os frutos horizontais produzirão frutos mais cedo e em maiores quantidades.
Diferenças na poda de árvores velhas e jovens
Existem algumas nuances na poda de macieiras no verão, o esquema será diferente para árvores de diferentes idades.
Para jovens
As árvores que ainda não trouxeram uma safra, só devem ser submetidas a um aparato econômico, o principal objetivo – garantir o crescimento ativo. A base é os ramos esqueléticos. De acordo com o esquema, remova os apêndices que interferem na vida da maçã, cortados em um ângulo agudo. Remova ativamente os ramos que impedem que o principal cresça. Repita o procedimento após 2-3 anos.
Coroa formada corretamente proporcionará conveniência na colheita e seu bom amadurecimento ao sol. Sem poda de verão não pode fazer, se você não quiser coletar maçãs pequenas e sem gosto de sua árvore no jardim. Ao mesmo tempo, corte os brotos secos e doentes. Se isso não for feito, eles levarão os nutrientes dos ramos saudáveis.
Para a macieira não é afetada pela colheita abundante, é necessário remover parte dos ovários florais.
Para velho
Você precisa saber como cortar adequadamente a macieira na idade adulta. O principal sinal de que a árvore precisa de uma poda rejuvenescedora é uma diminuição no crescimento da parte aérea (menos de 30 cm) e uma colheita ruim. Os ramos, localizados em um ângulo agudo para o tronco, estão sujeitos a remoção. Aqueles que crescem verticalmente, cortam o crescimento por 2 anos.
Jardineiros experientes insistem que não se deve permitir que uma árvore adulta cresça. Isso piora a qualidade da árvore e da cultura. Ramos com mais de 3 anos de idade devem ser cortados a uma altura de 6 cm e, quando aparecerem, os brotos escolhem o mais potente, que pode substituir o ramo remoto. Este procedimento irá garantir a colheita de frutos de alta qualidade na árvore obsoleta.
As secções de madeira com um diâmetro superior a 1 cm devem ser alisadas com uma faca e pintadas com tinta a óleo no verniz. Isso protegerá a madeira solta da decomposição.
Poda de verão irá melhorar suas macieiras e aumentar o rendimento em seu jardim.
Aparar no verão de árvores frutíferas – video
Primeira parte
Parte dois