Recentemente, macieiras anãs são cada vez mais encontradas nas áreas de jardim de nosso país. Eles atraem jardineiros com sua compacidade e alto rendimento, o que é alcançado devido ao rápido crescimento de árvores jovens e um bom desenvolvimento do sistema radicular. Mudas de macieiras-anãs são criadas em viveiros de jardim especiais, onde são obtidos com a ajuda de um porta-enxerto anão.
Vantagens de macieiras anãs
As macieiras em um porta-enxerto anão têm várias vantagens em comparação com variedades altas:
- cedo começa a dar frutos;
- tem alto rendimento;
- devido à baixa estatura, a principal parte dos nutrientes é direcionada para a formação de frutos, e não para o desenvolvimento do tronco e ramos;
- Para a colheita, dispositivos adicionais não são utilizados, o que contribui para a preservação de uma excelente apresentação;
- devido ao arranjo superficial do sistema radicular, variedades anãs podem ser plantadas mesmo em áreas com uma localização próxima de águas subterrâneas.
Todos esses fatores contribuem para a crescente popularidade das variedades de macieiras-anãs entre os jardineiros russos.
Como distinguir macieiras anãs de colunar?
Muitas vezes, macieiras anãs são confundidas com o colunar. Mas estas são formas completamente diferentes de árvores frutíferas. As macieiras anãs são árvores raquíticas que possuem uma coroa extensa, com até 3 m de diâmetro.
O principal traço característico das macieiras colunares é que este clone possui uma coroa constituída por um tronco, com ramos laterais razoavelmente curtos. Externamente, uma macieira semelhante a uma coluna, coberta de frutas, como um espinheiro-mar.
A fim de não confundir mudas de maçãs anãs e colunares na hora de comprar, você precisa prestar atenção ao tronco e à raiz. O tronco da macieira anã possui ramificações que estão ausentes na forma colunar. O sistema radicular da maçã anã é umbilical, e sua elasticidade e elasticidade indicam boa qualidade da plântula. Na macieira colunar, a raiz tem um sistema de haste.
Variedades populares de macieiras anãs
Abaixo estão descrições e fotos de variedades de macieiras anãs, que são muito populares entre os jardineiros russos.
Melba da árvore de Apple
Uma variedade de verão vintage de origem canadense. Principais características:
- a altura da árvore não excede 3 m;
- meio de fruta, 150-250 g, de cor alongada, casca verde brilhante com cor vermelha;
- carne branca, tenra, suculenta, com sabor caramelo;
- o amadurecimento ocorre em julho-agosto;
- o rendimento é de 40 kg da árvore;
- as frutas são perfeitamente preservadas por 3 meses;
- resistência à geada e doença é média;
- O melhor polinizador para a variedade é Borovinka e Sucelpoe.
Macieira Maravilhosa
Variedade de alto rendimento no final do ano, que pode ser cultivada em toda a Rússia. Principais características:
- A altura da árvore é de 2,8 a 3 m, com um caule pequeno;
- frutas médias, peso 120-150 g, arredondado, ligeiramente nervurado, casca amarelo-esverdeada com um blush vermelho-escuro profundo;
- a polpa é suculenta, doce e azeda, tem uma estrutura refinada;
- o amadurecimento ocorre em agosto – setembro;
- produtividade – cerca de 75 kg de uma árvore;
- A preservação de frutas é boa durante 2 meses;
- as árvores têm alta resistência a geada e sarna;
- macieira Maravilhosa – o melhor polinizador para outras variedades anãs. E para ela, o melhor polinizador é Anis Sverdlovskiy.
Macieira Zhigulevskoe
Outono variedade de alta produção. Principais características:
- a altura da árvore é de 2-3 m;
- as frutas são grandes, pesando 150-300 g, arredondadas, vermelho-laranja;
- carne grossa, delicada, cor creme, doce e azeda;
- período de maturação: setembro-outubro;
- rende até 120 kg da árvore;
- Frutas são perfeitamente preservadas por 6 meses;
- a variedade tem boa resistência a pragas e doenças;
- melhores polinizadores-Welshy, Autumn striped.
Características do desembarque
Com base nas recomendações de jardineiros experientes, o plantio de macieiras em um porta-enxerto anão é melhor passar a queda. Durante todo o inverno, o sistema radicular se tornará mais forte, então, na primavera, as árvores começarão a crescer ativamente e se desenvolver. Você também pode plantar mudas na primavera. Mas neste caso, você precisa ter tempo para pousar antes de brotar, caso contrário as árvores podem secar.
Como regra, árvores de um e dois anos de idade são plantadas. Plantar macieiras anãs inclui as seguintes etapas:
- As covas de aterragem são preparadas, com uma largura e profundidade de 50 cm Ao escavar o poço, a camada superior do solo é colocada no lado direito, e a camada inferior é colocada no lado esquerdo.
- Na cova é colocado um balde de húmus, fertilizante mineral, nitrofosfito e parte da camada superior do solo. Todos esses componentes são diligentemente misturados. Se o solo é argiloso e pesado, então um pouco mais de areia é adicionado.
- As raízes das mudas endireitam-se bem, a árvore é fixada na cova e é preenchida primeiro com a camada superior do solo e depois com a camada inferior.
- O solo é ligeiramente socado. Neste caso, as mudas se aprofundam para que os enxertos fiquem a uma distância de 5-7 cm do solo.
- Ao redor dos buracos de tronco fazem-se, e a rega da planta cultivada de sementes executa-se.
- A área do coto é coberta com terra ou húmus.
Se houver uma chance de ventos fortes, a muda é recomendada para amarrar ao suporte.
Cuidar de macieiras em porta-enxertos de anão
O cuidado apropriado para macieiras anãs inclui:
- rega;
- cobertura superior;
- aparar.
No verão, macieiras em um anão o fundo é regado uma vez em 7 dias, a uma taxa de 10 litros de água por árvore. Depois de regar a terra deve necessariamente afrouxar.
O enfeite superior executa-se 2 vezes por verão. Para fazer isso, você pode usar esterco de galinha, diluído em água na proporção de 1:20, ou esterco de vaca na proporção de 1:10.
No primeiro ano, é necessário realizar a poda para formar a parte inferior da coroa. Nos anos subsequentes, apenas a poda regular de incrementos é realizada.
Como formar uma macieira?
Recomenda-se formar a coroa 1 ano após o plantio, no outono ou na primavera, mas antes do crescimento ativo dos ramos. Como formar uma macieira? Para fazer isso, sua ponta é cortada com um podador a uma altura de 40-60 cm do chão e o corte é tratado com uma lixadeira de jardim.
Como qualquer outra árvore, os galhos das macieiras-anãs desenvolvem-se de maneira desigual. E os ramos fortes, por via de regra, mexem no desenvolvimento de ramos débeis e frágeis. Portanto, ao formar a coroa, você precisa garantir que os galhos fortes estejam localizados do fundo e frágeis de cima. Isto é conseguido aparando os ramos fortes superiores.
Para aumentar o diâmetro da coroa, na poda de galhos jovens deve ser direcionado para o exterior. Neste caso, a árvore crescerá compacta e seus galhos não cederão.
Durante a formação dos frutos, o crescimento dos ramos é bastante enfraquecido e eles começam a ficar sobrecarregados. Portanto, é necessário cortar o crescimento com mais força, para que a macieira dure mais e mais forte, e a fruta não diminua de tamanho.
Com todas essas recomendações, a árvore sempre terá uma aparência bonita e trará uma boa colheita.