Enxertar com um jardineiro rim ou olho-vista é considerado o modo mais simples e mais acessível de obter uma nova variedade na conspiração ou refinar uma árvore já em crescimento. O nome do método de enxertia, enxerto, veio da palavra latina oculus, que significa “olho”.
Devido à relativa simplicidade, a possibilidade inocular a planta no verão, a elevada taxa de sobrevivência obtidos utilizando brotamento mais apple mudas, pêra e outras frutas e plantas ornamentais emergentes de viveiros.
Quando e como plantar adequadamente a macieira com o método de brotamento?
A brotação é realizada durante o movimento ativo dos sucos. Na primavera isso acontece quando as folhas são massivamente espalhadas nas plantas. E o segundo período adequado é no verão – a segunda quinzena de julho e agosto.
- Para a brotação da primavera use brotação crescente, formada na última safra e dando o primeiro aumento no novo.
- Os brotos da maçã são enxertados no verão por um rim adormecido formado durante os últimos meses da estação. Neste caso, uma nova fuga deve ser esperada apenas no próximo ano, quando a vacina entrar em crescimento.
No momento do procedimento, é importante que a casca da macieira possa ser facilmente separada da madeira, e a própria vacina pode ser realizada de duas maneiras:
- A macieira com a madeira é o método mais simples e rápido de enxertia, no qual apenas o porta-enxerto terá que separar a casca.
- Para a osculação sem madeira, temos que esperar pelo momento em que a crosta deixa facilmente tanto no estoque como no tronco.
A prática mostra que a melhor sobrevivência dos ilhós nas árvores frutíferas é observada se a brotação foi realizada 2-3 semanas antes do momento em que a temperatura média diária cai para 15 ° C.
Menos propensa a vacina para a árvore estará em um clima seco e seco. Se estiver ensolarado lá fora, a macieira é cantada no verão desde o amanhecer até as 10 da manhã ou depois de 16 horas antes do pôr do sol. Se o céu estiver coberto por nuvens e a planta não ameaçar uma queimadura, durante o dia as vacinações são feitas sem restrições. Em primeiro lugar, essas árvores são plantadas pela primeira vez, em que o período de vegetação termina mais cedo.
Para ativar o movimento dos sucos e criar melhores condições para o inverno invernal, duas semanas antes da incubação, em qualquer tempo, os porta-enxertos para macieiras são bem regados. E também com antecedência, e é melhor ainda no início da primavera a 25 cm acima da localização da suposta ovulação do estoque, se os ramos silvestres ou esqueléticos de uma macieira de outra variedade, são cortados.
Enxertia, como regra, é feito no lado norte do estoque, escolhendo um local conveniente 5-6 cm acima do pescoço da raiz. Se, devido ao clima chuvoso, há risco de deflação do enxerto, a macieira é plantada:
- a uma altura de 10 cm do nível do solo em solos leves;
- em solo argiloso e denso, a incisão é ainda maior – a uma altura de até 15 cm.
No colo da raiz, o brotamento da macieira está mais próximo do outono, quando em outros locais a casca não consegue mais se separar. Altura 10 cm da superfície do solo é considerado ideal.
Cobertura de macieira com madeira
Quando brotando este método, um fino fragmento de madeira é cortado do enxerto, espessando-se na zona do rim. Neste caso, o feixe fibroso vascular que vai para o olho é cortado e o próprio escudo tem um comprimento de 15 a 25 mm e a mesma largura. Segurar este inoculo segue pecíolo, se estiver ausente, o escudo é cortado por 1 cm de comprimento para manter a extremidade superior e cortá-lo após as abas do porta-enxerto escudo.
No assado faça:
- de baixo para cima, uma incisão transversal no local da futura vacinação;
- incisão longitudinal semicircular.
Como resultado, inserido dentro da incisão em forma de T o olho tem que ser firmemente apertada contra a madeira do porta-enxerto da maçã, e do rim localizada mais perto do fundo das ranhuras na crosta, o que promove uma melhor cura bem. Quando a placa é inserida, ela no sentido de baixo para cima e de enxerto de cravao amarrado, fechando ou deixando no ar um enxerto de rim, no entanto, se a superfície de todo o painel com o rim é sob a fita e não seca, a fusão é mais eficiente.
Macieira brotando no verão sem madeira
Tal macieira de brotamento no verão, embora um pouco mais complicada do que o método descrito acima, mas a falta de madeira aumenta as chances de intercrescimento do tecido da raiz e do enxerto. Neste caso, o corte começa a um centímetro acima do rim e não termina abaixo de 0,7 cm abaixo dele. Separar um sítio de um latido com um rim e um fascículo vascular-fibroso, em um olho fura do lado, como se deslocando de umas estacas.
Se, ao ser removido, os cachos da parte de trás do córtex não puderem ser armazenados, o rim não estaria apto para brotamento e o procedimento teria que ser repetido.
A técnica de corte na raiz e subsequente inserção do ilhó não difere do método descrito acima. No entanto, no caso da ovulação sem madeira, a fixação do rim é um pouco mais difícil devido à coagulação da casca de secagem. Portanto, habilidade é particularmente importante aqui. Para passar o verão sem complicações enxerto macieiras broto, no vídeo explica claramente os meandros do processo, técnicas para trabalhar com faca vacinação e significa amarrar o olho ponto de inserção.
Macieira enxertia com dois rins
Muitos jardineiros sabem que enxertar várias árvores frutíferas nem sempre produz o resultado desejado. Como plantar adequadamente uma macieira com pouca sobrevivência e se assegurar em caso de congelamento ou outras causas da morte do enxerto? É em tais situações que é útil usar o brotamento com dois botões, onde o jardineiro deliberadamente cria uma reserva e a escolha da mola no melhor dos brotos formados.
Se duas gemas são simultaneamente ocluídas, os olhos são enxertados no porta-enxerto uns sobre os outros em lados diferentes do caule ou ramo.
Inoculação de verão de maçã com um rim “vpriklad”
Tal forro de macieira no verão pode ser útil se:
- o tempo se perde e a casca do tronco da macieira não se afasta mais;
- o estoque é muito grosso ou, pelo contrário, fino para os métodos de vacinação já considerados.
Executando fatia no estoque, neste caso, a vacinação faca representar ângulo e por analogia com o botão de brotamento fazer entalhe semicircular, mas com o córtex e um corte menor através da camada de madeira. A casca é cortada da seção de estoque, fazendo uma segunda incisão maior 25-30 mm a partir da primeira incisão. Scion aba cortada com aproximadamente o mesmo tamanho que a área preparada no estoque, após o que uma faca é inserido directamente no espaço alocado, e localização inoculação envolvido.
Verificação da sobrevivência do rim após a brotação
Em duas semanas, depois que a ocular em forma de maçã passou no verão, é possível determinar quão bem os rins criaram raízes. Para examinar as vacinas, o curativo é enfraquecido, tentando não atrapalhar o olho, e depois novamente fazer um enrolamento, que deve permanecer até setembro.
O bem-estar do olho é indicado por um pecíolo seco e uma superfície brilhante ligeiramente aumentada no tamanho do rim. Se o processo não foi bem sucedido, mas o tempo pode repetir brotamento, o enxerto é repetido em qualquer forma adequada, mas acima ou abaixo do ponto de corte ou seca-se por outro lado para escapar.
Posso plantar a macieira na pereira
A chave para uma boa intercrescimento dos tecidos da copa e do porta-enxerto para a macieira não é apenas o brotamento competente e o momento certo, mas também quão bem as plantas são compatíveis. Fechar espécies relacionadas, mas a maçã pode ser plantada em uma árvore de pêra? Uma vez que ambas as plantas são introduzidas para a família das Rosaceae, o jardineiro tem a chance de ver as peras amadurecendo no Antonovka ou Belfler. Mas, como mostra a prática, muitos desses experimentos ainda terminaram em fracasso. Mas a ocular do olho de pêra na macieira, o marmelo, assim como o espinheiro e as cinzas da montanha, passam sem problemas sérios.