O outono é um momento de resumir os resultados do trabalho e colheita da primavera-verão. Abóbora, como cultura despretensiosa e bastante resistente ao frio, um dos últimos é enviado para armazenamento. Mas quando isso está correto? Como à disposição dos produtores de camiões existem mais de uma dúzia de variedades de abóbora com características e maturidade diferentes, o tempo para colher legumes depende largamente da sua maturidade precoce, bem como das características climáticas e climáticas da região. Quando remover das camas as variedades mais antigas, e por quanto tempo a fruta de maturação tardia permanece no jardim?
Termos de maturação de diferentes tipos de abóbora
Entre as variedades de maturação precoce que são comuns em camas russas, cabaças de bico seco são distinguidas. Enquanto sua coleta começa 90-120 dias após a emergência, a carne de tais variedades não é muito rica em caroteno, açúcares e bastante fibrosa. Mas as sementes de abóboras cozidas, cobertas com uma pele fina ou mesmo sem ela, são as mais deliciosas e úteis.
Essas abóboras começam a ser limpas na segunda quinzena de agosto e, em setembro, as frutas duras, mesmo no verão frio, devem ser totalmente coletadas. Este tipo de fruta não é armazenado por um longo tempo, se você overstrain a abóbora e cortá-lo em 5-6 meses, sob a casca será encontrado sementes germinadas e solta, polpa de qualidade perdida.
O momento em que é hora de limpar a abóbora do jardim pode ser determinado endurecendo o pecíolo, compactando, curando a casca e mudando sua cor.
As variedades de maturação média, que incluem a maioria das abóboras de frutos grandes, que exigem tempo para recrutar massa e tamanho, amadurecem em 110-130 dias. Tais frutas são saborosas, sua carne é rica em vitamina A, rica em oligoelementos e perfeitamente acumula açúcar. Além disso, eles são líderes em manter a qualidade, mas é possível fornecer armazenamento a longo prazo somente depois de cortar a abóbora do chicote no tempo.
Se a casca ainda não adquiriu a dureza adequada ou foi danificada pela geada, a abóbora terá que ser reciclada.
Portanto, é tão importante remover as abóboras do jardim antes do primeiro resfriamento, que na região de Moscou ou nos Urais já pode começar em meados de setembro. Se necessário, os frutos antes do armazenamento durante 14-30 dias deixam a maduros em um lugar quente e seco.
Mais tarde, as abóboras mais doces e perfumadas amadurecem, às quais você também pode se referir a variedades muscat. Antes de atingir a plena maturidade, os frutos são necessários de 130 a 150 dias, portanto, como a variedade de frutos grandes, essas abóboras são colhidas antes da estação da geada.
Somente nas condições do sul do país, começando com a região de Rostov e até a Criméia, quando abóboras de variedades de maturação tardia estão sendo colhidas, elas amadurecem no chicote. Em outras regiões, eles precisam dosar de 1 a 2 meses. Assim os frutos maduros permanecem saborosos e úteis não mais do que 4-5 meses, por isso, é melhor, sem demora, consumi-los na comida.
Como saber que a abóbora está madura, será saborosa e sem problemas sofrerá vários meses de inverno?
Sinais de maturação de abóbora
Independentemente do tipo e maturação precoce da abóbora, seus frutos têm sinais comuns de maturação:
- Em primeiro lugar, o pedúnculo da abóbora torna-se firme, perde a suculência e adquire a aparência de madeira ou cortiça.
- Casca de abóbora na maioria das variedades e variedades muda de cor. Os tons amarelo e laranja substituem os tons de verde, a figura fica clara.
- A casca é compactada e difícil de danificar com a unha.
- O flagelo e a folhagem da planta murcham, ficam amarelados e morrem.
Se as abóboras forem retiradas dos canteiros com sinais característicos de maturação, os frutos estarão bem preservados, sua carne não perderá a umidade e o sabor por muito tempo.
Abóbora não totalmente amadurecida é melhor para pré-lavrar até que a fruta esteja completamente protegida do meio ambiente. Mas o ovário com casca não formada é melhor não armazenar, mas imediatamente processado para suco, comida enlatada caseira ou pratos culinários.
É importante lembrar que nem todas as variedades mudam de cor no outono. Tal exceção pode ser considerada uma abóbora de cera, variedades com casca cinza e branca. O tom de abóbora “batternat” muda ligeiramente.
Quando eles removem a abóbora para armazenamento, esses sinais podem ser considerados um critério de seleção e uma garantia de que os frutos não murcham e apodrecem.
Como e quando limpar a abóbora da cama?
A mais deliciosa e útil polpa de abóboras, totalmente amadurecida no jardim e até o último dia, absorveu os raios solares e nutrientes do solo. Mas as condições climáticas e climáticas nem sempre permitem isso. Portanto, quando a abóbora já está limpa nos Urais, em Stavropol Território cultura por pelo menos um mês pode permanecer nas camas.
Quanto mais ao norte, mais frequentemente os jardineiros em suas camas têm que plantar variedades precoces de maturação e determinar o momento da coleta para usar não as pontas da planta, mas a previsão dos meteorologistas. Por exemplo, na faixa intermediária, as abóboras são removidas dos cílios em meados de setembro, mas nas regiões do sul elas podem estar no campo até que as pestanas secem completamente.
Em qualquer momento da colheita, é importante que o clima no dia em que as abóboras são limpas esteja seco e quente o suficiente. Se as frutas que caem no chão caírem sob a geada grave, apesar da casca densa, o vegetal sofre, e durante o armazenamento pode apodrecer.
Coletar frutas é o mais preciso possível, cuidadosamente tratando cada abóbora. É importante não só não permitir cortes da casca, mas não deixar as abóboras caírem.
Afinal, mesmo através de rachaduras microscópicas na casca, microrganismos e bactérias penetram facilmente, levando ao desenvolvimento de fungos e podridão no feto. Além disso, quando o impacto altera a estrutura da polpa, o fluxo de suco começa, o que também leva a uma rápida deterioração da cultura.
Quando as abóboras são retiradas das camas, elas não devem ser rasgadas ou desenroscadas do chicote, mas cortadas com uma faca afiada, deixando um caule de 5 a 10 cm de comprimento.
Se a abóbora estiver sem uma “cauda”, ela é privada da proteção natural da polpa na zona de fixação, o que inevitavelmente se aproveitará de bactérias e fungos putrefativos. Portanto, ao transportar e carregar abóboras para cortar, é melhor não levar, quão conveniente e resistente seria. Esta regra é especialmente importante quando se cultivam abóboras encorpadas, variedades suculentas destinadas a obter sumos e variedades de sobremesas doces. Seu dano será o mais rápido.
Após o corte do chicote, as abóboras são secas, removendo suavemente os restos de solo e a vegetação seca da casca. Em seguida, a fruta por um período de 10 a 30 dias é colocada em um recinto coberto, onde a temperatura atinge 27-29 ° C. Em uma umidade de até 85% em tais condições, as abóboras estão ativamente dormentes e sua pele endurece.
Tendo aprendido que as abóboras estão maduras e prontas para armazenamento a longo prazo, são selecionadas frutas inteiras puras, sem sinais de danos mecânicos e sinais de doença.
Ao selecionar variedades de mesa de abóbora para o inverno, leve em conta seu tamanho. Acredita-se que para sobreviver por muitos meses no porão pode abóboras pelo menos 12-15 cm de diâmetro.
Escolhendo as abóboras para armazenamento, escolha uma sala de secagem a seco, com uma temperatura de 10-13 ° C e ventilação constante. Na loja, os frutos são dispostos em prateleiras ou paletes, evitando o apinhamento e o contato da abóbora com superfícies molhadas. Melhor se:
- a cultura é colocada em uma camada acima do nível do solo em pelo menos 10-15 cm;
- As abóboras não tocam e não entram em contato com outros legumes e frutas;
- O armazenamento é protegido de roedores;
- não há condensação e infecção fúngica na sala.
É especialmente importante não ter uma abóbora nas imediações de maçãs, peras, marmelos. Esses frutos secretam etileno, o que acelera o amadurecimento da fruta e encurta a vida de prateleira da abóbora. Nos meses de inverno, enquanto a cultura não é usada para comida, é revisada periodicamente, descartando frutas danificadas ou amolecidas.