Quem não concorda que as rosas conquistaram os corações de muitos floristas. Infelizmente, eles florescem apenas na estação quente, por isso é importante saber quando e como cortar rosas para o inverno. Depende de sua beleza primitiva, e se eles vão florescer novamente no próximo ano.
Com que alegria os amantes da flor observam os brotos suaves florescerem. Que variedade de formas e tons preenche a horta. Um aroma delicado, proveniente de flores majestosas, traz uma verdadeira satisfação. E tudo isso requer muito esforço e esforço.
Poda roseira – um procedimento sério jardim
Para contemplar constantemente a luxuriante floração em seu jardim, você precisa fazer rosas de poda para o inverno. Inicialmente, pode parecer que quanto mais ramos, mais cores. Mas isso é apenas uma ilusão. Os arbustos bem limpos florescem muito melhor.
Alguns tipos de rosas florescem apenas uma vez durante o verão. Portanto, a madeira de um arbusto de flores consegue amadurecer antes do inverno.
Determinar a resistência das rosas aos resfriados, ajuda a cor do seu botão. As flores amarelas são consideradas as mais delicadas e frágeis. Botões brancos suportam geada até 10 graus. Vermelho ou rosa – sobrevivem em geadas severas.
Portanto, surge a questão de quando cortar rosas no outono, de modo a não prejudicar a planta. O período ideal é em novembro, antes de esconder os arbustos para o inverno. É aconselhável escolher um dia claro e sem vento.
Tal procedimento radical permite fortalecer a planta a partir do interior. A poda fornece à planta acesso irrestrito à luz. No inverno, ramos aparados e botões incipientes serão uniformemente ventilados. Isso também aumenta a resistência ao congelamento do arbusto.
Livrar-se de galhos antigos afeta a formação de brotos jovens e novos botões. Com o advento do calor, eles se dissolverão com novas forças para agradar seus fãs. O corte de rosas mostrado no vídeo para o inverno permite que você faça o procedimento corretamente, sem causar danos à planta:
A prática mostra que é necessário cortar não só arbustos perenes, mas também apenas rosas plantadas. Esta abordagem garante o cultivo de espécies fortes e suculentas de rosas.
Para entender bem, quando e como cortar rosas para o inverno, é importante considerar tais momentos:
- remova todas as inflorescências do arbusto;
- para quebrar botões que não tinham tempo para amadurecer;
- cortar ramos fracos e imaturos;
- livrar-se de brotos doentes.
Se estes elementos forem deixados para o inverno, então no abrigo eles apodrecerão. Como resultado, o arbusto pode atacar o fungo ou outras doenças.
Para proteger a planta de vários micróbios nocivos, os ramos cortados não podem ser deixados perto do arbusto. É aconselhável removê-los longe ou queimá-los.
Também é importante desinfetar as ferramentas que são usadas para podar com uma solução de permanganato de potássio. Isso protegerá o arbusto da infecção externa.
E, claro, o princípio principal de podar rosas no outono para iniciantes – não exagere. Deve-se ter em mente que o volume do rizoma da rosa deve corresponder à porção do solo do mato. Caso contrário, o principal sistema de nutrientes sofrerá. Posteriormente, a planta pode adoecer ou morrer.
Os principais princípios da poda de rosas para o inverno
Jardineiros experientes se esforçam para garantir que o jardim de flores não perca seu charme e até cresça melhor. Portanto, como e quando cortar rosas para o inverno é o principal princípio de criar um belo jardim.
Dado o tamanho do mato, a variedade de rosas e a taxa de crescimento da planta, as seguintes opções de corte são aplicadas:
- Curto. É usado para rosas propensas ao perfilhamento intensificado. Para o inverno, deixe a base dos arbustos, bem como 2 ou 3 botões para dormir.
- Forte. Com este procedimento, a poda de praticamente todos os ramos terrestres da mata é realizada. É adequado para roseiras de chá adulto, espécies em miniatura e algumas belezas de tecelagem.
- Média Poda moderada envolve a remoção de ramos fracos, para estimular o crescimento de jovens. Ao mesmo tempo, os brotos saudáveis são cortados ao meio, e na base os ramos são de até 30 cm, deve haver 5 rins vivos neles.
- O longo. É também chamado de uma opção suave, por isso é importante entender bem como cortar corretamente rosas para o inverno desta forma. O princípio básico é remover apenas as pontas dos brotos. Após o procedimento, existem ramos altos com 10 botões. Esta variante de poda estimula o aparecimento precoce de botões florais.
Para realizar qualitativamente a poda, é necessário preparar ferramentas adequadas. Para proteger suas mãos dos espinhos das belezas do jardim, luvas longas de Teflon serão úteis. Se você tiver que se ajoelhar enquanto trabalha com um arbusto, você pode preparar almofadas especiais.
As principais ferramentas são um secateur e uma serra. Para aparar rosas com sucesso no inverno, é importante que elas sejam afiadas. Caso contrário, você recebe uma fatia irregular. Pior ainda, quando um jardineiro secateur contundente esmaga um galho. As hastes mutiladas curam por um longo tempo, e antes do inverno é completamente inútil.
O corte da parte aérea é feito próximo ao rim, que ainda não germinou, a uma distância de meio centímetro. Ramos densos são removidos com uma serra afiada.
Poda de inverno de rosas é realizada de acordo com as seguintes regras:
- o caule é cortado em um declive, de modo que um líquido flui dele, assim a planta não ficará doente;
- para que os ramos não se cruzem, o corte é feito sob o rim externo, devido ao qual o arbusto receberá bastante luz e ar;
- o corte da haste é realizado em um núcleo branco;
- condições climáticas ideais – dia ensolarado sem vento.
Primeiro de tudo, corte galhos secos, doentes e velhos. Em seguida, remova as fotos que estão em contato com elas. A orientação é preferencialmente no rim externo da haste.
Deixe em cada planta não mais de 5 ramos jovens. Se você quiser dar ao arbusto uma forma original, recomenda-se manter galhos bonitos e uniformemente crescentes.
Quando há uma pergunta: se é necessário cortar rosas do inverno, é bastante olhar para o arbusto espesso e ramos desiguais. Eles vão decorar o jardim sem o devido cuidado? E podar para o inverno é uma manifestação de cuidar da planta.
Maneiras de rosas de poda para o inverno
Alguns produtores acreditam que as espécies de tecelagem de rosas não precisam de poda. De fato, se você não o fizer, depois de alguns anos você não chegará a ele. E para se esconder antes do início do tempo frio, é quase impossível. Portanto, é sábio entender como aparar as rosas de tecelagem para o inverno.
Para fazer isso, é desejável levar em conta a variedade desta espécie de planta. Eles são de dois tipos: florescendo uma vez por estação, em galhos antigos e florescendo várias vezes em jovens.
As espécies de floração única pertencem aos caminhantes. A primeira vez que eles florescem depois de um ano, após o plantio. Floração repetida não acontece, então os ramos do ano passado para o inverno são completamente cortados na raiz. Em vez disso, eles vão crescer jovens brotos, que irão florescer no próximo ano.
Rosas ondulantes, que dão inflorescência várias vezes, formam galhos de cerca de 5 metros com brotos laterais. Estes incluem variedades como claymings e floribunds. Arbustos floridos observados por 5 anos, e depois enfraquecido. Portanto, a poda para o inverno é realizada no final do 4º ano de floração. Os brotos são removidos sob a raiz e em seu lugar crescem novos.
Para a bela formação de arbustos de tecelagem de rosas, é importante podar regularmente o excesso de brotos. Os ramos principais antigos são excluídos. Aqueles que impedem a flor de se desenvolver, cortam completamente. Desde os ramos do ano passado, prontos para a floração, apenas os topos são cortados.
Ao preparar a planta para o inverno, a poda é realizada com muito cuidado. É permitido diluir os arbustos espessados com galhos. Também encurtando tiros especialmente longos.
Se as plantas tiverem ramos secos, fracas ou danificadas, devem ser removidas. É melhor não deixar as inflorescências secas para o inverno. A poda é executada com ferramentas afiadas, para não danificar o crescimento do arbusto.
Se o procedimento é feito de forma descuidada, violando os princípios básicos, a planta pode sofrer de geadas severas.
Um abrigo confiável para a rainha do jardim
Proteção de rosas do frio começa a partir do final do verão. Durante este período, é necessário parar de alimentar para parar o desenvolvimento da roseira.
No início do outono em torno da planta você não pode soltar o solo, de modo que os brotos frescos não apareçam. Isto é especialmente verdadeiro se a temperatura do ar for superior a 20 graus.
Poda competente de rosas ajuda a proteger a planta da geada. O principal requisito é que a altura dos galhos não exceda o abrigo preparado. Todos os greens também são removidos. Depois disso, em novembro, os arbustos são tratados com sulfato de ferro para aumentar a resistência das rosas à umidade.
Antes de matar, debaixo das plantas, vários tipos de lixo acumulados durante a temporada são eliminados. Então, a terra é lançada no sistema radicular, fazendo uma colina de 20 cm de altura, que mantém o ar no solo, que protege a raiz da geada.
Cobrir completamente os arbustos de rosas para o inverno, de preferência não mais cedo do que geadas estáveis a 6 graus. Se você fizer o procedimento mais cedo, os brotos jovens podem crescer e os botões do sono podem acordar.
Asilo para rosário é melhor para fazer em clima seco, para proteger a planta contra infecções fúngicas.
Claro, as roseiras não podem agradecer pelo abrigo seguro do clima de inverno. Mas, no verão, eles voltarão a apreciar o exuberante perfume floral e agradável de seus constantes admiradores.