Uma flor despretensiosa, que chegou a nossas casas e jardins dos trópicos distantes, atraiu a atenção de milhões de floricultores. Cuidar da begônia em casa não é difícil e acessível a todos. A forma original das folhas, vários tipos de inflorescências, uma versão alta e mundana – tudo isso é uma majestosa begônia. Nenhuma geração de homens e mulheres a fascinou com sua beleza.
Hoje, cerca de 1000 de suas espécies e variedades ornamentais são conhecidas, assim como 2.000 híbridos.
Conhecimentos agradáveis com a rainha dos trópicos
Entre o grande número de espécies e classificações de begônia, podemos observar o principal:
- variedades decíduas;
- espécies florescentes;
- decídua;
- sempre-verde;
- alto;
- begônias agachadas no chão;
- com raízes tuberosas;
- com rizomas fortes;
- variedades perenes;
- espécie anual;
- opções de rua;
- quarto begônias.
Cada planta tem lindas folhas incomuns. Grandes e pequenos, verdes e vermelhos, brilhantes e aveludados, monocromáticos e com padrões. A maioria deles lembra as folhas de um bordo ou palmeira, o que torna a flor original.
Não menos atraentes são as formas de uma placa foliar. Alguns deles são grandes, como bardana ou orelhas de elefante africano. Outros – redondos, lembrando placas brilhantes. Existem variedades cujas folhas são cortadas nas bordas, o que cria a aparência de assimetria.
A veia principal da folha divide-a ao meio em duas partes diferentes. Portanto, eles sempre têm uma forma bizarra. Nas folhas do caule sentam-se na forma de um mosaico. Isso permite que eles não se separem da fonte principal de luz.
A parte superior da placa da folha é muitas vezes verde. Dependendo da variedade, a gradação é permitida. O verso do lençol é pintado de vermelho, lilás ou marrom.
Na aparência real pêlos macios no caule e folhas da planta. Eles são pintados em escarlate ou verde, branco ou bronze. Devido a esta begônia tem uma aparência suave e aveludada, que você quer tocar.
As folhas de identidade fornecem padrões intrincados, uma variedade de pontos ou traços. Às vezes, parece que as folhas são as flores da begônia decorativa.
Para que as folhas não percam sua beleza original, não as pulverize. Quando gotas de água batem nelas, ocorrem manchas. Posteriormente, a folha perece.
Na verdade, quando a planta floresce, você entende que as folhas são apenas um prelúdio para a decoração exuberante. Inflorescências begonii agrada o olho com tais cores:
- vermelho escarlate e rico;
- neve branca e laticínios;
- rosa e delicadamente lilás;
- deslumbrantemente amarelo e laranja.
Além disso, estes adoráveis buquês exalam uma fragrância agradável. Quando a planta se desvanece, aparecem caixas em miniatura nas hastes, dentro das quais estão as sementes. “Recipientes” amadurecidos estalam e eles se separam. Graças a isso, a terra está cheia de novas cores.
Como mostra a prática, a begônia se espalhou por toda a terra e se enraizou perfeitamente nas latitudes médias. Como a sua residência principal é uma habitação, é importante cuidar dela com competência.
Regras simples de atendimento para begônias
Em casa, em que encontrar o seu refúgio belezas tropicais, que lembram o porto de prazer. Eles constantemente encantar os olhos da casa com vegetação luxuriante ou com o charme das flores. Sem a devida atenção à planta, isso não pode ser alcançado. Aderindo às regras simples de atendimento para a begônia em casa, você pode criar um paraíso.
Um convidado dos trópicos não requer atenção especial, mas os principais princípios devem ser cumpridos.
Luz suficiente
Como o berço da rainha das plantas de interior é o trópico, ele precisa estar constantemente iluminado. Se não for suficiente, a planta perderá sua decoração. É importante que seja de natureza dispersa. Os raios luminosos de luz, muitas vezes provocam nas folhas vestígios de queimaduras. Para criar condições de luz confortáveis, recomenda-se colocar begônia nas áreas sombreadas da casa.
Para criar uma linda coroa, a panela pode ser exposta periodicamente à luz.
Umidade ideal
Quando surge a pergunta: como cuidar de begônia, ajustar a umidade na sala não é o último lugar. Esta planta precisa de alta umidade, mas não por pulverização.
Para resolver o problema, você pode fazer esse design. Coloque a panela com a planta em um pequeno suporte. Em seguida, é colocado em uma paleta larga, que nas bordas é coberta com argila expandida (você também pode usar musgo). Depois disso, deve ser regularmente umedecido até a evaporação. Como resultado, a begônia recebe sua dose de umidade.
Rega competente
Para garantir um atendimento competente às begônias, deve-se levar em consideração o clima e a rega. Embora inicialmente tenha crescido nos trópicos, onde há muita precipitação, não a preencha.
Para evitar transbordamento, a drenagem é despejada no fundo do recipiente no qual a begônia é plantada. Assim, o excesso de fluido flui livremente para fora. É importante certificar-se de que a água não fica estagnada na panela.
Água begônia melhor limpar o fluido puro. Recomenda-se repetir a operação quando a camada superior do solo secar.
É sábio seguir tal esquema de regar a begônia:
- Nos meses de verão, você deve regar a planta duas vezes por semana.
- Quando a janela está muito quente – umedecer o solo todos os dias.
- No outono (a partir de outubro) – como a parte superior do solo seca.
- No inverno, a planta não precisa de hidratação abundante. Apenas sob demanda.
- Com o início da primavera, o volume de irrigação deve ser aumentado gradualmente para estimular o crescimento da planta.
É desejável agir de acordo com as necessidades da begônia, dada a sua aparência e período de floração.
Alimentação regular
Para flores begônias sempre foram suculentas, você precisa alimentá-los regularmente. Para isso, existem fertilizantes especiais.
Assim que a begônia começa a florescer, é necessário alimentar-se. Portanto, uma vez em 14 dias, o solo é moído com minerais úteis.
Se a composição da fertilização química incluir nitrogênio, ela é usada para espécies de begônia de madeira dura.
Criando arbustos exuberantes
Convidado exótico dos trópicos quase sempre parece perfeito. No entanto, em alguns casos, perde a sua decoração. Para corrigir esta falha, a planta é aconselhada a cortar. A uma altura de cerca de 5 cm da borda do vaso são feitos cortes. Graças a isso, os botões laterais ganham vida e começam a se desenvolver ativamente.
Cortar ramos de preferência com uma faca afiada, de modo a não danificar as inflorescências das begônias.
Cuidado gentil com flores
Na maioria das vezes, você pode apreciar a begônia em flor no verão, em dias ensolarados. Apenas algumas variedades florescem durante todo o ano. Portanto, cuidando jardineiros, durante este período, tente cuidar das flores suavemente. Que a planta não está esgotada, alguns dos botões são arrancados. Como resultado, a planta está menos doente. Tendo examinado as flores da begônia na foto, pode-se imaginar que tipo de prazer é necessário para cuidar de tal planta.
Aplicando essas regras simples de tratamento para as begônias, você recebe involuntariamente muitas emoções positivas. Mas o que ajudará a cultivar essa rainha dos trópicos em casa? Conselho razoável de floricultores.
Crescendo begônia em casa
Antes de plantar uma begônia em casa, você deve escolher o recipiente certo. A melhor opção é potes de cerâmica. Eles devem ser um pouco mais para o sistema radicular da planta por 4 cm.Se a capacidade é muito grande, a planta pode sofrer de excesso de umidade. Como resultado, o período de floração é perturbado.
O solo pode ser comprado em forma pronta ou preparado de forma independente. Pegue uma pequena terra frondosa, adicione areia, turfa e húmus. Na mistura acabada, plante a planta.
Para crescer e cuidar da begônia em casa trouxe frutos dignos, é importante, antes de mais nada, acertar.
Na parte inferior do recipiente preparado é colocado drenagem. A próxima camada (3 cm) é carvão, que serve como proteção contra o decaimento. Então uma planta com uma pequena quantidade de solo é colocada aqui. Os vazios formados são preenchidos com solo preparado. Depois disso, a begônia é regada abundantemente.
Plante a planta preferencialmente em meados de março. Só neste momento há luz suficiente para jovens begônias.
As variedades de tubérculos da rainha dos trópicos são primeiro brotadas em bandejas, não enterradas no solo. Eles colocam em salas bem iluminadas a uma temperatura não inferior a 16 graus e alta umidade. Quando a planta está enraizada, ela é plantada em um lugar permanente no início da primavera.
Também é importante saber como transplantar adequadamente uma sala de begônia. À medida que cresce e raízes, torna-se necessário movê-lo para outro pote. Para isto, primeiro, o solo é abundantemente inundado com água, para que a planta possa ser removida de lá livremente. É melhor transplantá-lo no dia seguinte, para que o solo não esteja molhado, mas um pouco úmido.
Quando a planta já está em uma panela nova, é importante enchê-la com a terra até a borda e imediatamente encher com água. Em uma semana, o solo se assentará e a camada superior secará. Se necessário, adicione o volume faltante do solo. Durante a primeira semana, a begônia não pode ser regada, mas apenas periodicamente polvilhada. Também cuidadosamente guarde-o de rascunhos e luz brilhante.
Se a begônia não está florescendo, o cuidado em casa implica a poda periódica dos ramos da planta. Especialmente depois de um transplante. Essa abordagem ajuda a criar belos arbustos e formas decorativas.
Reprodução da beleza do exterior
Uma flor tropical única se reproduz de várias maneiras:
- método de semeadura de sementes;
- divisão do tubérculo;
- estacas;
- separação de arbustos;
- corte do rizoma.
O período mais adequado para a criação de begônia é a primavera ou o primeiro mês do verão.
Semeadura de sementes
As porcas são recomendadas no final do inverno ou na primeira semana de março. Eles estão espalhados no chão em um recipiente especial. Sem cobrir o chão com terra, cubra com o vidro e leve-o para um local quente e iluminado. Você pode pulverizar a superfície com uma pistola de pulverização.
Quando a terceira folha aparece, begônia é mergulhada pela primeira vez. Dois meses depois o segundo. Então as begônias são transplantadas em vasos separados, onde eles criam raízes. Em caso de falta de luz, é utilizada iluminação adicional.
Quanto mais cedo as sementes forem plantadas, mais rápido a begônia florescerá.
Divisão do tubérculo
Este método de reprodução é realizado cortando a begônia dos tubérculos em partes. Os lugares das fatias são polvilhados com carvão para que sequem. Depois disso, germinar em vasos de flores ou caixas.
Corte
Em estacas para reprodução, deve haver um mínimo de 3 folhas. Os peitoris devem ser polvilhados com carvão ativado em pó. Planta enraizada por 1 mês a uma temperatura de 21 graus e alta umidade.
Divisão de arbustos
Este método é usado para espécies de espécies de begônia. Um único arbusto é cortado com uma raiz em partes. Então plantado em vasos de flores separados.
Corte da raiz
Este método é real para usar na primavera, quando plantar plantas. Corte o rizoma é desejável para que a caça com uma raiz e um rim resultasse. Cada parte é plantada em uma panela separada.
Triste realidade – doença
Que triste assistir quando a begônia perde botões não florescidos de flores ou folhas. Às vezes há ar seco, falta de água ou luz. Tais problemas são facilmente resolvidos.
Mas quando uma planta ataca um ácaro ou pulgão, é necessário mais esforço. Os insetos se depositam no dorso da folha e, como uma célula cancerosa, se alimentam do suco da planta. Para aliviar a begônia de pragas, recomenda-se pulverizar folhas doentes com substâncias especiais.
Begonia, claro, não pode agradecer ao seu mestre por sua atenção e cuidado. Mas ela limpa completamente o ar da sala. Vai dar emoções positivas durante a floração. Original decorar casa interior ou jardim. E também relembrar a beleza do paraíso terrestre que existiu na Terra.