A domesticação de porcos, de acordo com arqueólogos, começou de 7 a 13 mil anos atrás no Oriente Médio. Hoje, as numerosas raças de porcos não se parecem muito com seu ancestral selvagem, o javali, e graças ao trabalho de criação, os animais de estimação modernos são maiores, mais gordos, crescem mais rápido e engordam.
Os porcos de todo o mundo são criados para carne saborosa e suculenta e gordura altamente calórica. O uso na indústria é para a pele e cerdas, até mesmo os ossos são reciclados. As raças de tais animais agrícolas valiosos são divididos em vários tipos de acordo com o seu propósito.
Como o principal valor para os criadores de gado é carne e banha, os porcos também são divididos de acordo com o tipo de produtos dos animais que podem ser obtidos em maiores quantidades. A direção da raça necessariamente afeta a aparência de leitões e adultos. Representantes de raças de carne podem aprender:
- em um tronco alongado;
- em insignificante, se comparar com o comprimento de um corpo, largura de um peito;
- tipo leve de presunto e esterno.
Animais destinados à produção de gordura são mais curtos do que suas contrapartes de carne. Eles têm uma parte frontal ampla e pesada, os mesmos presuntos grandes e vazados. A posição intermediária entre as raças gordurosas e de carne ocupa variedades universais ou de carne.
Fotos e descrições das raças de porcos ajudarão você a entender a diversidade existente desses valiosos animais de fazenda e fazer a escolha certa ao comprá-los para sua própria fazenda.
Grande raça branca de porcos
Uma parte significativa do gado na Rússia hoje pertence a porcos de raça branca grande. Esta é uma das mais antigas espécies de animais de criação, criados na Inglaterra em meados do século passado. O berço dos primeiros grandes animais de propósito universal era o condado de Yorkshire.
Os porcos deduzidos foram caracterizados por osso forte, uma adição harmoniosa e a capacidade de levar a engorda, visando obter gordura, carne ou bacon suculento. Mas os resultados do trabalho dos criadores ingleses, que deram ao mundo a raça de porcos Yorkshire, quase se perderam na segunda metade do século XIX. Somente com a introdução de padrões rígidos e regras de seleção, as características da raça se estabeleceram e os porcos foram chamados de grandes, brancos.
Na Rússia, os animais foram importados no final do século passado. Em condições locais, notavelmente diferentes da Grã-Bretanha, os entusiastas conseguiram obter linhas tribais bem aclimatadas. É graças aos criadores domésticos que a raça dos grandes porcos brancos é tão popular há muitas décadas no país e em todo o mundo.
De acordo com a foto e descrição da raça dos porcos, as características desses animais de propósito universal incluem:
- peito largo e volumoso;
- costas largas e compridas;
- poderoso rabo apertado;
- pernas curtas e fortes;
- fina, cobrindo densamente o tronco com cerdas;
- uma cabeça grande em um pescoço longo e grosso;
- orelhas notáveis, mas não caídas;
- pele densa, mas não áspera.
O corpo de um javali adulto atinge um comprimento de 190 cm, e as fêmeas são ligeiramente menores – até 170 cm.Os porcos de uma raça branca grande distinguem-se pela excelente fertilidade. Em média, a fêmea nasce para 12 leitões, que no mês atingem um peso de 20-25 kg, e no meio do ano eles estão puxando todo um centner.
Com bom cuidado e manutenção, os animais adaptam-se rapidamente às peculiaridades da comida e do clima, são suficientemente resistentes e prolíficos. No entanto, eles exigem controle de alimentos, caso contrário, eles se tornam excessivamente gordos.
A raça dos porcos Landras
Entre a carne moderna gera espécies dinamarqueses obtidos no início do século passado, é considerado um dos pioneiros da direção. A base dos mesmos porcos da raça Landrace – brancas do sangue Inglês e animais locais dinamarqueses, e para o bom desempenho sobre a carne durante a seleção levou em conta não só a linha foi cruzada, mas os métodos utilizados alimentar com a inclusão de grandes quantidades de proteína.
A raça dos porcos Landras caracteriza:
- quantidade mínima de gordura;
- corpo longo, inerente à orientação da carne dos animais;
- cerdas leves e raras;
- pele fina;
- longo, flacidez ao nível dos ouvidos.
O comprimento do corpo de um homem adulto pode exceder 180 cm, e o peso pode chegar a 310 kg. Feminino, como esperado, é menor. Com um comprimento de corpo de pouco mais de 165 cm, sua massa é de 260 kg. Porcos da raça Landras na prole, em média, têm cerca de 11 leitões. O crescimento jovem é muito móvel, crescendo rapidamente, ganhando 100 kg de peso após 189 dias.
No entanto, com todas as qualidades positivas desta raça de carne, tem desvantagens. Excelentes resultados e a mais alta qualidade de carne podem ser alcançados somente com cuidados constantes e dieta selecionada com competência.
Raça dos Porcos Duroc
A raça vermelha americana de porcos surgiu no final do século XIX. Inicialmente, supunha-se que os porcos seriam cultivados para bacon, mas a crescente demanda por produtos cárneos mudou a direção da seleção. Hoje as principais características dos porcos Duroc são:
- excelente qualidade de carne;
- maturidade precoce;
- resistência e possibilidade de manter em condições de pastagem;
- a capacidade de transferir suas melhores características aos descendentes, de modo que o porco Duroc é usado ativamente para a hibridização.
Os animais têm uma espinha dorsal forte e um físico forte, que deve ser mantido com alimentos protéicos adequadamente selecionados. Tanto os javalis quanto as fêmeas adultas não ultrapassam 185 cm de comprimento.
Em contraste com os prolíficos porcos brancos e animais pertencentes à Landrace raça, Duroc feminino ninhadas não mais de 11 leitões, porcas calmo, atencioso e relógio maravilhosa sobre rapidamente crescente geração, depois de 170-180 dias com peso superior a 100 kg.
Porcos da raça Mangal
Na história da criação de porcos, havia várias raças de animais lanudos. Um dos melhores a par com a raça dos porcos Yorkshire, na segunda metade do século XIX, foram considerados animais do condado de Lincolnshire. O fio grosso desses porcos se assemelhava a lã de ovelha e era usado até para produzir fios caseiros grosseiros. Mas em 1972 foi oficialmente reconhecido que os porcos de Lincolnshire foram perdidos.
Felizmente, uma espécie de húngaro ou cárpato, porcos lanosos, mangalice ou mangalick lã, está perto da raça desaparecida. Os animais podem ser de cores diferentes, não são fastidiosos, graças à lã grossa são resistentes e dão carne de excelente qualidade.
Os porcos da raça Mangal são extremamente letárgicos, têm forte imunidade, o que lhe permite recusar a vacinação de animais jovens e usar uma variedade de tipos de alimentos.
O único inconveniente é a relativa raridade dos porcos da raça de carne e um pequeno número de leitões na prole. Em média, a fêmea dá apenas 4-5 descendentes, no futuro, o número de crianças na ninhada aumenta ligeiramente.
Porcos asiáticos
O conhecimento dos porcos globulares asiáticos de criadores de gado europeus começou apenas no final do século passado. Chunky, com um corpo poderoso e grandes animais de cabeça, conhecidos como porcos vietnamitas, chineses ou coreanos, causou uma verdadeira onda de admiração e surpresa.
Os pequenos animais, em comparação com raças tradicionais de porcos, são cedo, dão carne fina, limpa e bastante despretensiosa.
Com um peso médio de um adulto de 150 kg e uma fêmea – cerca de 120 kg, o rendimento de carne suculenta com baixo teor de gordura pode exceder 75%, o que é um tipo de registro entre raças de carne. Neste caso, as fêmeas estão prontas para dar a primeira ninhada logo aos 4 meses, e o número de porcos no parto às vezes chega a 20 cabeças. Animais indiscriminados comem grãos, feno e forragens verdes, não precisam de vacinas e condições especiais de detenção.
Se os leitões receberem os devidos cuidados, em 7 meses eles atingem o peso de abate, enquanto mantêm o ritmo com as taxas de crescimento de porcos Duroc ou grandes porcos brancos.
Porcos vislobryuhye vietnamitas ou asiáticos, surgiram recentemente nas fazendas européias, imediatamente despertaram o interesse dos criadores.
No momento, com base nestes animais e pequenos javalis europeus, os porcos anões foram obtidos. Animais em miniatura estão se tornando mais populares em diferentes partes do mundo. As fotos e a descrição da raça dos porcos tocam e surpreendem até mesmo pessoas distantes da criação de animais, e os miniporcos de todo o mundo são criados como animais de estimação decorativos.
Raça de porcos Karmal
O híbrido, obtido do cruzamento complexo de um porco viscoso e mangalitsa lanoso, era chamado de Karmal. Os animais têm uma maturidade precoce recorde de ancestrais asiáticos, mas muito mais pesados e maiores. Um porco adulto da raça Karmal pode ganhar peso de cerca de 200 kg, enquanto prefere forragem vegetal barata e não mostra nenhum capricho no conteúdo.
Do porco dos Cárpatos, os animais híbridos herdaram um casaco de lã bastante denso e leitões listrados infantis. Os porcos não precisam de quartos isolados, mesmo para o inverno, e os estômagos fortes permitem a digestão mesmo de forragem grosseira inacessível aos ancestrais da raça vietnamita. Com tal massa de qualidades positivas, esta espécie ainda não pode ser chamada totalmente formada. Trabalho de criação na raça dos porcos A Karmal é ativamente conduzida para consolidar e multiplicar os melhores sinais.