Bezerro tem dispepsiaNos primeiros dias após o nascimento, o bezerro tem imunidade fraca e um estômago subdesenvolvido. Portanto, é extremamente sensível a doenças de qualquer tipo, especialmente intestinal, por exemplo, dispepsia de bezerros. Na maioria das vezes esta doença afeta animais devido à alimentação inadequada e maus cuidados.

O que é indigestão e quais são as causas da dispepsia?

Leite de má qualidade - uma das causas da dispepsiaDispepsia é um distúrbio digestivo, de outra forma é chamado de diarréia enzimática. É geralmente afetado por bezerros recém-nascidos com idade de até 10 dias, especialmente durante o período de alimentação do colostro. Em primeiro lugar, a dispepsia de bezerros com imunidade severamente enfraquecida é afetada, e animais mais saudáveis ​​são infectados. Por causa disso, a perda massiva de gado é possível. A doença pode ocorrer em qualquer estação do ano, mas mais frequentemente na primavera ou no final do inverno.

Se você não tomar medidas urgentes para tratar um animal doente, então um resultado letal devido à desidratação do corpo é inevitável.

Os principais sintomas da dispepsia são diarréia na panturrilha, letargia.

Causas de ocorrência:

  • má qualidade do colostro – ao alimentar uma vaca não está recebendo nutrientes suficientes, ou alimentou sua comida medíocre;
  • condições incorretas de detenção: uma pequena gaiola com um grande número de bezerros, lama, correntes de ar, umidade, frio;
  • Recipientes sujos para alimentação animal;
  • ausência de andar;
  • superalimentação;
  • lançamento tardio da vaca;
  • colostro frio ou estragado.

Devido à baixa qualidade do leite, os sintomas da doença se manifestam em até 2 horas após a primeira mamada. Como resultado, o corpo está drasticamente desidratado e todos os processos metabólicos diminuem, o que afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento do bezerro. A dispepsia de bezerros pode realizar-se em duas formas – leves e pesadas. Os primeiros sintomas são caracterizados pelos seguintes sintomas: apetite fraco, letargia e diminuição do interesse por tudo ao redor, fezes líquidas (aproximadamente 2 vezes ao dia). Se você começar a tratar o animal a tempo nesta fase, então uma recuperação completa virá.

A forma pesada parece um pouco diferente: os bezerros não têm apetite, a temperatura do corpo sobe e a pele fica fria. As fezes líquidas estão fora frequentemente, o pulso é rápido. Se você não tomar medidas urgentes, os animais morrem por causa do excesso de toxinas (os produtos da atividade vital de patógenos) e desidratação do corpo dentro de 2-5 dias.

Related  Como fazer gaiolas para coelhos com as próprias mãos na área suburbana

Tratamento

Antes de começar a fazer alguma coisa, se uma diarréia bezerro, devem ser separados dos outros bezerros, por exemplo, mudar para uma cela separada.

Para tratar a dispepsia, você precisa aplicar um conjunto de medidas:

  • alimentação regular e regular;
  • suporte de equilíbrio de água e vitamina no corpo;
  • prevenção de todos os processos de fermentação no intestino.

O bezerro doente precisa ser isoladoO tratamento depende da gravidade. Se um formulário simples que identifica as causas da dispepsia, por exemplo, comida de má qualidade e vacas de alimentação pobres, dando colostro. Neste caso, todos os animais doentes são separados em células limpas e não se alimentam por 6-12 horas. É dado apenas a partir de bebedouros de chá quente salino ou 1% de solução salina. No primeiro dia, 1 ou 2 vezes, o colostro é substituído por solução salina a 1%.

Para tratar dispepsia use uma decocção de bananaPara o tratamento da diarréia na forma de bezerros em casa, várias infusões provaram ser excelentes. Para 1 kg de folhas de banana ou camomila, tome 10 litros de água fervida. Eles são soldados antes de se alimentar com colostro 100-150 ml 2-3 vezes ao dia por dois ou três dias. Para normalizar o trabalho do estômago por 5-7 dias alimentados com suco gástrico, diluído com 50% de água fervida, 30-50 ml. Além disso, são dadas culturas de caldo acidófilo, de acordo com as doses especificadas nas instruções.

Após o regime de fome de colostro alimentados pequenas porções (25% do volume total), mas muitas vezes – 5-6 vezes por dia. Dentro de 4 dias, a porção é levada ao normal.

Se a doença foi transferida para a pesado, a necessidade para o tratamento de um grande número de diferentes drogas administradas através de alimentos (cloranfenicol, sintomitsina e mais), intramuscular (gidrolizina L-130, noliglobuliny) e (solução de Ringer de Locke-) intravenosa. Portanto, neste caso, você deve procurar a ajuda de um veterinário, pois precisará de um acompanhamento constante de um especialista.

Para evitar a doença de dispepsia gado e outras infecções intestinais ou parasitas, só é necessário observar a limpeza, comida, e dar tempo integral para inspecionar.

O bezerro é saudável

Colibacteriose e salmonelose

A causa da diarréia pode ser colibacilose de bezerros. Esta infecção perigosa afeta animais com idade de 3 a 8 dias. Surge por causa de comida de má qualidade, falta de vitaminas e cuidados inadequados. É transmitido com mais frequência através do colostro. Para tratamento, antibióticos, drogas, toxinas neutralizantes, soro hiperimune serão necessários. De remédios populares usam infusões de camomila, casca de carvalho ou erva de São João.

Related  Como tratar uma vaca se a mastite é detectada?

Para tratar colibacilose em bezerros use decocção de camomilaOs bezerros de Salmonella são uma infecção perigosa, sem tratamento oportuno do qual, o gado morre dentro de 5 a 10 dias. Neste caso, a diarréia também aparece. Se a forma da doença é leve e o animal é forte, então, com o tempo, todos os sintomas passam e o bezerro se recupera. O tipo pesado afeta o trato respiratório, resultando em pneumonia, que pode levar à morte.

Vacinação de animaisPara evitar a ocorrência de colibacilose e salmonelose, é necessário vacinar o gado. Mas primeiro é necessário realizar um exame para identificar os indivíduos doentes, uma vez que as vacinas só podem ser administradas a pessoas saudáveis.

Tratamento complexo de dispepsia em bezerros recém-nascidos – vídeo