Muitos cultivadores no cultivo de petúnias freqüentemente enfrentam problemas como danos às mudas durante a colheita. Os arbustos jovens são muito frágeis e um talo fino é fácil de quebrar durante o transplante. Além disso, durante a extração da muda a partir do recipiente comum, existe o risco de danificar acidentalmente os petuns vizinhos.
Evite as conseqüências deploráveis, usando o método de semear as sementes no “caracol”. Suas vantagens são que:
- Neste projeto, a muda pode se desenvolver até um local permanente no vaso ou no solo aberto, ignorando o processo de coleta.
- Apesar do plantio geral, as raízes das plantas não estão praticamente interligadas.
- Remover as plantas também é bastante conveniente, simplesmente desenrolando o “caracol”.
- “Caracol” não ocupa muito espaço, em contraste com as numerosas xícaras com as petúnias crucificadas.
Como fazer um “caracol” para o cultivo de mudas?
Para semear as sementes, você não precisará de recipientes, potes e nem mesmo de turfa. Tudo que você precisa é de uma fita longa e larga. Você pode usar sacos de polietileno densos e espuma fina, cortando-os previamente em tiras.
Para garantir que as mudas tenham espaço e solo suficientes para o desenvolvimento, a largura da fita deve ser de cerca de 15 cm.
O substrato nutritivo deve ser ligeiramente umedecido do pulverizador e espalhado ao longo de toda a faixa. Mais uma vez, polvilhe o solo e enrole bem a fita em um rolo. Obter um design, o topo parece um caracol, de onde vem o nome.
O rolo deve ser fixado com um elástico ou fita adesiva, de modo que ele não desfaça e fique no prato ou em um recipiente. De cima para dentro do “caracol”, adicione mais substrato e mexa-o cuidadosamente com um dedo ou um bastão (para que as sementes não fiquem nas profundezas). Se necessário, hidrate.
Semeadura de sementes no “caracol”
Para o cultivo de mudas de petúnia é conveniente usar sementes granuladas colocadas em uma casca especial. Eles têm um tamanho maior, o que os torna mais fáceis de pousar. Como regra, esse material de semente é um pouco mais caro, e cada semente vale seu peso em ouro. Usando um palito molhado, as sementes devem ser colocadas uma a uma no chão em um rolo. Mas muitas variedades de petúnias são apresentadas sob a forma de pequenas sementes simples. Eles podem simplesmente ser semeados e, quando os brotos crescem, remover os mais fracos.
É melhor diluir as colheitas cortando-as com uma tesoura. Se as mudas forem arrancadas, as petúnias vizinhas podem ser danificadas.
Sementes semeadas e polvilhadas sob a tampa: colocar em um saco de celofane, que irá manter a temperatura e umidade ideal. Quando os brotos germinam, a embalagem deve ser aberta periodicamente, gradualmente acostumando as mudas ao ar livre e, em seguida, completamente removidas. Adulto, as mudas formadas são transplantadas para um local permanente.