Entre plantas de casa bulbosas, o amarílis ocupa um lugar especial nos corações dos cultivadores de flores. Esta bela fábrica com pedúnculos orgulhosos, altos e poderosos durante o florescimento neles da inflorescência torna-se a decoração principal da casa. Suas flores são usadas para fazer buquês. Dar amaryllis significa admitir sua simpatia e, graças à grande variedade de espécies de flores, você pode escolher uma planta para todos os gostos.
O que é um amarílis?
A peculiaridade da amarílis (foto) é que, como resultado da destilação, o primeiro dos bulbos deixa o pico da flor. As folhas começam a se formar no meio ou após o término da floração e crescer até o início do período de descanso. Eles são bastante longos e estreitos, pintados em uma cor verde monocromática. Após o florescimento termina, os bebês aparecem perto da lâmpada, o que é fácil de propagar uma flor.
Colorir inflorescências de amarílis pode ser o mais diversificado, existem até variedades com flores verdes. Em um pedúnculo pode haver até 6 flores, mas não menos que 3, embora isso seja raro. A lâmpada pode dar até dois pedúnculos, às vezes até três, o que não é muito bom (ela é rapidamente esgotada e, após uma floração tão rápida no ano que vem, ela provavelmente não florescerá). No entanto, une todas as variedades de amarílis um detalhe importante – suas inflorescências são muito, muito grandes.
Amaryllis é reconhecida como uma das melhores plantas de interior para forçar. Seu tempo de floração é fácil de gerenciar, ajustando-os à data desejada.
Variedades populares
O pai de todas as variedades de flores híbridas atualmente existentes é o Amarillis Beladonna. Em sua base, variedades com coloração incaracterística de inflorescências, bem como possuindo vários tons, foram derivadas. Além disso, os criadores conseguiram obter espécies com inflorescências duplas e pétalas mais estreitas.
Entre os híbridos amaryllis mais originais e bem conhecidos, pode-se distinguir tais variedades:
- Com inflorescências simples – Black Pearl, Exotic, Lemon Lime, Rosalie.
- Com inflorescências de terry – Double Dragon, Merry Crimmes, Macarena.
- Com inflorescências, pintadas em várias cores – Estella, Neon, Misty.
- Com folhas estreitas – Lima, Santana, Chico.
Como obter novas variedades em casa?
Os produtores de flores comuns também podem se sentir como criadores e obter uma variedade com uma coloração incomum. Não é difícil fazer isso: durante a floração, é necessário coletar pólen dos estames de uma variedade usando uma escova e transferi-la para outra espécie. Assim, após o término do florescimento, um novo híbrido de amarílis pode ser cultivado a partir das sementes recém-formadas, que combinarão a coloração das variedades parentais.