Belezas de orquídeas exigem um pouco mais de atenção do que outras flores. Em primeiro lugar, diz respeito à criação de condições adequadas para o crescimento e a prestação de cuidados adequados. Se você não seguir as recomendações, as plantas podem ficar doentes e morrer, porque são muito sensíveis, especialmente no que diz respeito à rega.
Um dos problemas mais comuns que surgem nos orhomans é a murcha das folhas. Uma orquídea saudável tem uma folha firme e elástica de cor verde saturada, cheia de umidade. E se as folhas da flor se tornarem lentas e macias, como pendurar panos, então é necessário tratar urgentemente de sua ressuscitação.
As causas da perda do turgor de orquídeas
Na maioria dos casos, as folhas das orquídeas tornam-se moles e adquirem uma estrutura característica (coberta com “rugas” profundas) como resultado da perda de umidade. Mas a causa desse problema pode agir em diferentes fatores. Se apenas uma ou várias folhas inferiores murcham, mas o resto tem um bom turgor, esse é um processo completamente natural, então a orquídea lança folhas velhas.
Em caso de murchamento de todas as folhas, a causa da perda do turgor pode ser:
- Secagem excessiva do solo (se a irrigação for perdida);
- decadência de raízes;
- fertilizante em excesso;
- temperatura muito alta;
- pote apertado.
Com a morte natural com uma orquídea, você não precisa fazer nada, antes que a folha seque, ela ainda é capaz de alimentar a planta. Com o tempo, a própria folha ficará amarela e seca, mas poderá ser removida.
Como restaurar o turgor das folhas?
Uma orquídea caída que durante muito tempo permaneceu sem irrigação em uma casca seca, é necessário lançar bem e aumentar a umidade do ar. Para isso, as folhas são regularmente pulverizadas.
Se a irrigação foi realizada em tempo hábil, o substrato não secou, mas as folhas ainda estão flácidas, então a orquídea não pode fornecer umidade a elas devido à perda da raiz. A decomposição do sistema radicular, por sua vez, provoca uma rega abundante e frequente.
Neste caso, é necessário remover a planta da panela, remover as raízes moles podres e transplantá-la para um novo substrato. Se a raiz está podre apenas a partir da borda, mas tem um começo saudável, é necessário cortar apenas a parte danificada antes do aparecimento de um tecido saudável no lugar do corte. Não é necessário cortá-lo completamente, porque ainda é capaz de alimentar uma orquídea.
Periodicamente, é necessário transplantar a flor, porque em um vaso próximo as raízes começam a sair e não são mais capazes de fornecer umidade à planta.
Separadamente, vale a pena mencionar o papel do período de verão no desenvolvimento de orquídeas. A temperatura ideal para flores é de 25 graus Celsius. No verão, muitas vezes excede esses padrões, especialmente se o pote estiver em uma janela perto do vidro e, como resultado do superaquecimento, as folhas murcham. É urgente reorganizar a orquídea em um lugar mais fresco e polvilhe.