A madressilva é uma cultura muito antiga, e suas flores no início de maio. O fluxo de seiva nos ramos da madressilva pára com a primeira queda de temperatura, geralmente no final do verão ou em setembro. Devido a esta propriedade, madressilva tem uma grande resistência ao frio, por isso é cultivada em toda a Rússia. O arbusto de madressilva começa a dar frutos apenas na quarta primavera após o plantio. Além disso, no primeiro ano após o plantio no solo, ele acumula o sistema radicular fibroso, mesmo que você plante uma muda de dois anos de idade. Portanto, no outono, é melhor não plantar madressilva e preparar apenas ramos de dois anos para o plantio.
Um arbusto de madressilva pode dar frutos por 150 anos.
Existem 5 etapas principais do ciclo de vida desta cultura: estágio rudimentar (preparatório), frutificação não em pleno vigor, pico de frutificação e sua recessão, desaparecendo dos antigos ramos do mato. Vale a pena notar que o terceiro e o quarto estágios podem mudar um ao outro muitas vezes, dependendo dos cuidados com a madressilva e sua variedade. Em algumas variedades de madressilva, o período de declínio do rendimento dura apenas duas estações e, em seguida, é substituído pelo pico de produção de frutos. Então, pode durar até 70 anos. Mas sem o cuidado adequado para a madressilva e sem a poda do mato alta produtividade não terá que esperar.
Hora de podar um arbusto jovem
Um arbusto de madressilva é considerado jovem se sua frutificação ainda não for abundante o suficiente. A madressilva passa do estágio preparatório no período de frutificação incompleta pelo terceiro ou quarto ano após o plantio. Até lá, o arbusto de madressilva não é cortado, pois há o risco de danificar os jovens botões folhosos. Se você cortar brotos nos primeiros 4 anos, então o arbusto não será mais novo, então os ramos precisarão ser cortados na raiz. Então a madressilva começará novamente o estágio preparatório e formará novos brotos radicais com botões vegetativos.
Colha a madressilva de 4 anos no início do outono, quando o arbusto já descartou as folhas. Remova todos os brotos da raiz, inclinados para o chão ou crescendo horizontalmente. Ramos finos fracos, brotos radicais e galhos que crescem verticalmente para cima também são removidos.
No primeiro ano de poda, apenas 4-6 ramos esqueléticos devem ser deixados.
Nesta condição, a madressilva passará o inverno perfeitamente. Para conservar a umidade no solo, os arbustos precisam ser usados para o inverno. Gradualmente, o número de brotos pode ser aumentado para 14.
Em diferentes variedades de madressilva, a fase de frutificação incompleta pode durar até 20 anos.