Em viveiros e centros de cultivo natural, o enraizamento do material de plantio é realizado em estufas especiais. Na área do jardim de uma pequena área, você pode fazer uma estufa para estacas de enraizamento. Com este método de cultivo, a porcentagem de mudas com um sistema radicular desenvolvido aumentará significativamente.
Fazer uma estufa para o enraizamento de flores ou plantas cultivadas é muito simples. Ao construir uma estufa estacionária, três regras devem ser observadas:
- Use uma grade de sombra para cobrir a estufa. Este é um material de cobertura especial com pequenas células. A grade deixa na estufa cerca de 30% da luz solar. Este indicador é ideal para o enraizamento da maioria das culturas.
- Instale nos pulverizadores da estufa para a água, para criar um efeito de névoa. Isso aumentará a taxa de sobrevivência das plantas e a taxa de formação do sistema radicular. Para garantir que todo o material de plantio esteja bem estabelecido, instale o sistema de automação no sistema de abastecimento de água.
- Instale vigas adicionais no arco da estufa, o que reforçará a estrutura. Além disso, esses feixes desempenharão a função de “blinds da grade de sombra”. Isso garantirá que a estufa possa ser ventilada.
A área sob a estufa pode ser concretada. Isso permitirá o enraizamento de estacas em contêineres e caixas plásticas, o que é muito conveniente ao transportar mudas para um local de pouso permanente.
Se você torcer as mudas diretamente na estufa, faça furos separados para as plantas. Tais buracos devem ser preenchidos com uma mistura de solo fértil, que consiste em areia, estrume apodrecido e terra da folha em proporções iguais.
Quadro de estufa
A estufa é protegida por uma caixa de madeira, que pode ser feita de painéis de partículas. A caixa é aparafusada com arcos de um tubo de polipropileno. Use também uma viga de madeira, que é fixada na forma de um triângulo. Para o canto resultante, aperte o feixe central. Bicos de pulverização de água são aparafusados neste feixe.
Mais dois feixes são fixados nos dois lados do feixe central a uma distância de 25 cm. Eles são necessários para manter uma grade de sombra. Para o casco do viveiro, vários ganchos também são fixados para fixar a rede.
Sistema de rega automática
Depois que o esqueleto da estufa está pronto, é coberto com uma grade de sombra. Sob a rede, uma mangueira é usada para alimentar a água para os pulverizadores. Para usar um sistema de irrigação automático, um sensor de umidade deve ser instalado no viveiro e uma válvula de fechamento deve ser instalada no sistema de abastecimento de água.