Como você sabe, o vinagre natural é o mais útil e é recomendado usá-lo para adicionar vários pratos. Fazer tal produto é bem possível e em casa, especialmente se o site tiver um vinhedo. Então, hoje vamos preparar vinho ou vinagre de uva.
Os ingredientes
Para preparar o vinagre, você precisará de:
- uvas – 1,6 kg;
- açúcar – 200 g e mais separadamente 50 g;
- água.
Para o vinagre é melhor usar variedades de vinho, mas em casos extremos e uvas de mesa.
Eu preciso lavar as uvas?
A maioria das donas de casa prefere lavá-las completamente antes de usar frutas e verduras. No entanto, no que diz respeito às uvas, mesmo quando se faz vinho, é frequentemente utilizado sob uma forma recém-cortada, sem submeter qualquer processamento. Há uma opinião que assim em bagas há substâncias mais úteis.
Lavar ou não lavar uvas – todos resolvem individualmente, mas a partir da prática, percebe-se que não há diferença particular no produto obtido na saída, e as bactérias nocivas perecem durante a fermentação.
Fazendo a peça de trabalho
Primeiro de tudo, as uvas devem ser cortadas dos cachos e colocadas em uma garrafa de vidro. Para um número específico de produtos, uma capacidade de 3 litros é suficiente.
Agora, com a ajuda de um rolo, para morder as bagas, para que elas comecem o suco. Adicione o açúcar e despeje a água fervida morna sobre o ombro da lata. Misture bem com uma colher de pau para dissolver o açúcar.
Cubra a garrafa com gaze dobrada em várias camadas e prenda-a com um elástico. Coloque a peça de trabalho em um lugar quente onde ela passará por duas semanas.
Todo esse tempo, o conteúdo do frasco deve ser mexido diariamente.
Como você sabe que a fermentação acabou?
Durante duas semanas, as uvas devem fermentar. Sobre prontidão testificam tais sinais:
- todas as bagas vão se depositar no fundo da lata;
- durante a mistura, a espuma não se forma.
O que fazer com uvas fermentadas?
Quando a videira é fermentada, deve ser filtrada, livrando-se das bagas. Na massa turva resultante, adicione um pouco mais de açúcar (cerca de 80 g) e novamente coloque o pote no fogo. O açúcar dará ao vinagre futuro um sabor mais pronunciado.
Pela segunda vez, a colheita deve ser de pelo menos 2 meses sem intervenção humana (não misture).
Após o tempo especificado, o vinagre estará pronto. Resta apenas esticá-lo, separando a parte enlameada e despejando em garrafas.