Cada proprietária sabe: se o banco com preservação explodiu, na maioria das vezes a razão para isso é o vinagre de baixa qualidade. Alguns produtores desonestos estão tentando modificar a composição do produto para obter o máximo possível com custos mínimos. Como não cair na isca e comprar vinagre de qualidade? Afinal, às vezes, depende não apenas do sabor do prato, mas também da saúde dos membros da família.
Tipos de vinagre
Primeiro de tudo, deve-se notar que o vinagre é de vários tipos e cada um deles tem seu próprio propósito e aplicação.
O vinagre pode ser:
- Natural. Na sua produção, utiliza-se vinho de uva e fruta, fermentado duas vezes. Bactérias acéticas iniciam o processo de fermentação natural e transformam o álcool sob a influência de oxigênio em vinagre.
- Sintético. É feito com base em fertilizantes minerais a partir de gás natural ou óleo. O ácido acético obtido como resultado de reações químicas é diluído em uma solução de 6, 9 ou 12%. É vendido sob o nome “vinagre de mesa”, mas tal produto não contém nada útil. Este é, antes de tudo, um conservante (aditivo químico) e deve ser usado apenas para conservação.
O vinagre sintético não é recomendado para uso em alimentos.
Como escolher um vinagre natural de qualidade?
Em vinagre natural, a percentagem de ácido nunca é superior a 9. Para não cometer um erro e não comprar vinagre sintético, é necessário prestar atenção a esses momentos:
- no rótulo deve ser escrito “natural” ou “álcool” ou o nome do produto a partir do qual foi feito (maçã, uva);
- Na composição do vinagre natural não pode haver ácido acético sintético, sabores e corantes – se eles são indicados no rótulo, este é um vinagre sintético, colorido.
Como o vinagre natural é feito de ingredientes naturais, contém todas as vitaminas e oligoelementos úteis.
Como determinar a falsificação do vinagre sintético?
A razão para a explosão da preservação é a falsificação do vinagre. No período quente de verão-outono, quando frutas e legumes amadurecem, alguns produtores inescrupulosos deliberadamente reduzem a quantidade de ácido acético em vinagre. Então, em vez de 9% de vinagre, você pode comprar 6% de concentrado, mas sob o primeiro nome. Como essa quantidade de ácido não é suficiente para combater bactérias, os frascos explodem.
No caso de haver dúvidas no fabricante e nas informações indicadas na embalagem, você pode verificar a qualidade do vinagre agitando o frasco. Um bom vinagre manterá a espuma por no máximo 5 segundos e, se ela não desaparecer por muito tempo, o produto contém mais água e menos ácido.
Independentemente de qual vinagre foi comprado e para que finalidade era melhor comprar um produto sintético e natural em garrafas de vidro ou imediatamente despejá-lo. O primeiro produto tem uma vida útil muito longa, mas o vinagre natural perde suas propriedades úteis após um ano.