Cactos entre os floristas são mais conhecidos como uma cultura de sala, luz amorosa e precisa de calor. No entanto, existem entre eles tais originais, para os quais pousar em campo aberto não representa nada de especial. Estes incluem pêra espinhosa – um dos cactos mais resistentes ao frio, amplamente utilizado para o cultivo no jardim, não só nas regiões do sul do país, mas também no cinturão do meio. Que tipo de milagre é este, e como ele consegue se manter vivo após o inverno no canteiro de flores?
A pátria da pêra espinhosa é o planalto do Peru, onde a neve está, por isso o cacto é tão resistente e se sente bem em nosso clima.
Descrição da espécie
Opuntia é uma planta bastante alta, alguns espécimes crescem tão grandes quanto uma árvore inteira. Seus brotos rastejantes ou eretos consistem em “orelhas” planas mas carnudas e são cobertos de grandes espinhos afiados.
Floresce pêra espinhosa do meio da primavera até o início do outono com delicadas inflorescências amarelas com um feixe de estames no centro. Existem variedades com flores laranja ou vermelhas. Cada botão dura um dia, após o qual desaparece, mas há muitos deles no mato. Após a floração no lugar do broto, as sementes são formadas, o que o cacto multiplica por auto-semeadura. Você também pode obter uma nova planta por meio de cortes.
Os frutos das peras espinhosas assemelham-se a uma grande ameixa. Eles são comestíveis.
Para o inverno, a pêra espinhosa é bem preparada:
- antes do começo de grandes geadas, perde umidade;
- rugas;
- Deita-se no chão.
Assim, as geadas não rompem os tecidos vegetais outrora suculentos, e a neve também abriga e protege o cacto de qualquer altura. Com a chegada da primavera, as raízes começam a bombear água, as orelhas se elevam e começam a vegetar.
Necessidades de flores para cuidados
Opuntia é uma das plantas que amam a constância. Pode crescer em um só lugar, se for escolhido corretamente. Cactos de plantas devem estar no lugar ensolarado no jardim, onde não há rascunho e estagnação da umidade. O último é especialmente importante, porque o cacto tem tecidos que retêm a umidade e, quando abundante no solo, começa a apodrecer.
Solo arenoso é preferível para o crescimento de peras espinhosas.
Durante o período de primavera-verão, o cacto precisa de rega abundante e adubação duas vezes por mês com fertilizantes minerais. Com o advento do outono, a rega é reduzida e a flor deixa de ser alimentada, de modo a poder preparar-se para o inverno.