O vinho de amora caseiro é fácil de preparar, embora o processo de fermentação demore muito tempo. As pessoas que têm experiência em vinicultura e iniciantes vão lidar com a tarefa e agradarão a si e aos seus entes queridos com uma bebida perfumada incomum.
Os ingredientes
Para tornar o vinho doce, com um sabor e aroma ricos, você deve usar as frutas que amadurecem ao sol. Blackberry, amadurecido na sombra, dará wateriness ao produto final.
Para a preparação do vinho, você precisará de:
- amora – 2 kg;
- água – 1 l;
- açúcar – 1 l;
- passas – 50 g.
Você pode fazer sem passas. É usado na forma não lavada para apoio, caso haja pouco fermento de vinho nas bagas iniciais. Parte da anfitriã em vez de passas usa um saco de fermento de vinho. O princípio de trabalhar com eles é semelhante ao trabalho com passas.
Ao fazer vinho da casa, você não deve usar objetos de metal.
O conteúdo do recipiente reage quimicamente com o metal e, como resultado, não é vinho, mas um composto químico impróprio para o consumo. Para misturar o conteúdo, use utensílios de plástico de madeira ou mexa com a mão limpa.
Para a preparação do vinho, você pode usar não as bagas, mas o suco pronto. Neste caso, as operações são realizadas da mesma maneira, excluindo o estágio de processamento das bagas. Você pode adicionar álcool ou vodka ao vinho em casa. Mas em qualquer caso, acontece uma bebida azeda amarga e fragrante.
Sequência de ações
A receita para fazer vinho a partir de amoras é semelhante às receitas tradicionais de outras bagas:
- O material de partida é movido. As bagas estragadas e deterioradas são rejeitadas.
- A amora é lavada, disposta em 1 camada, a fim de vidro da água.
- As bagas puras amassam até se obter uma massa homogénea.
- Purê é colocado em um recipiente com uma garganta larga.
- Para o purê de frutas adicione água, passas, 400 gramas de açúcar. Mexa bem.
- O recipiente com a mistura deve ser colocado em um quarto escuro à temperatura ambiente. Cubra com gaze e deixe fermentar por 3-4 dias. Periodicamente, agite o conteúdo do recipiente para distribuir as enzimas uniformemente.
- Durante este período é necessário observar os pratos com a massa. O aparecimento de um odor acídico específico indica o início da fermentação. Na superfície da espuma, a mistura assobia. Tais manifestações indicam que o processo de fabricação de amora-preta em casa já começou.
- Se tais sinais forem encontrados, o conteúdo do recipiente é filtrado através de gaze, cuidadosamente espremer a massa. No processo futuro, não é útil, portanto, é descartado.
- O líquido purificado é vertido num recipiente de fermentação e cheio até 70% do volume.
- 300 g de açúcar são adicionados à massa, misturados, cobertos com um selo hidráulico ou com uma luva médica de borracha. Na luva, um pequeno orifício deve ser feito para permitir que o gás escape do recipiente. É melhor usar uma armadilha de água. Seu design é planejado de tal forma que permite deixar gases fermentados sem deixar entrar ar.
- Instale um recipiente com líquido em um local escuro com uma temperatura constante de 18-23 ° C.
- Após 4 dias, abra o recipiente. Drene uma pequena quantidade de vinho nos pratos, adicione o açúcar restante, mexa até dissolver completamente e despeje novamente no recipiente total. Cubra com um selo hidráulico.
- Após esta operação, a vasilha com vinho não é mais aberta até que o processo de fermentação seja concluído.
- Depois de 30 a 50 dias, um sedimento aparece no fundo. O líquido fica leve e ligeiramente transparente. Bolhas de gás deixam de aparecer no selo hidráulico. Se uma luva foi usada, ela é arrancada neste estágio.
- É hora de transferir o conteúdo para outro prato. A operação é realizada com cuidado, usando um tubo. O sedimento não deve entrar em um recipiente limpo.
- Neste ponto, a degustação da bebida é realizada. Se necessário, o sabor é ajustado pela adição de açúcar, se desejado, álcool. Se o açúcar cai no vinho jovem, o recipiente é novamente fechado com um selo hidráulico. Se não houver necessidade de adoçantes adicionais, o recipiente é enchido até o topo, para evitar o contato com o oxigênio.
- O processo de envelhecimento começa. O vinho é colocado em uma sala fria por 20 a 30 dias. Este período é condicional. Quanto mais tempo o vinho durar, mais valioso será.
O processo de preparação do vinho da amora-preta é considerado completo quando o precipitado deixa de aparecer.
Se na etapa de fermentação o oxigênio vier ao tanque, então no lugar do vinho da amora-preta, o vinagre resultará.
Periodicamente, o vinho é despejado em outro recipiente, deixando um resíduo no fundo do anterior. Essa manipulação evita amargura no produto final. O código é notado que o precipitado não cai, o processo de cozimento acabou.
Se todas as regras forem seguidas, o vinho ficará brilhante, perfumado com um sabor peculiar e agradável.