Delicioso, picante e perfumado mostarda na salmoura – este é um molho fino, picante para uma variedade de pratos de carne, a partir de um sanduíche habitual com salsicha e café da manhã, para um bom frio, ricamente embalado na mesa festiva. Aqui apenas a mostarda da loja em frascos ou tubos de plástico raramente agrada essa nitidez, esse aroma.
Para obter um tempero realmente saboroso, é melhor cozinhar em casa, especialmente porque é muito fácil. O benefício de comprar um pó de mostarda na loja não é nada difícil. É mais difícil decidir sobre uma receita, pois há muitas delas. E aqui depende muito de quais qualidades de molho são mais importantes para a amante. A fim de torná-lo realmente afiado, a receita mais adequada para fazer mostarda do pó na salmoura. Embora existam também opções em água quente ou fria, suco de maçã. Mas todas estas são opções mais suaves.
Mostarda no picles de pepino salgado ou tomate
Como fazer mostarda do pó na salmoura? A maneira mais fácil de fazer isso é usar salmoura de tomates ou pepinos, porque ambos contêm todas as especiarias necessárias, bem como açúcar, sal e vinagre. Especialmente bom para preparar temperos picantes são picles de produtos em conserva, eles são mais íngremes, azedo. Adequado, incluindo, picles de legumes da loja.
Mostarda caseira do pó no picles de pepino não é muito diferente do produto na salmoura de tomate. Qual deles escolher para sua receita, todo mundo decide por conta própria. Uma orientação pode se tornar sua própria predileção. A salmoura de tomate, como regra, tem um sabor adocicado e adocicado. Claro, isso se reflete no sabor do tempero pronto. E também a simples disponibilidade de uma opção específica em mãos.
O mais importante é que o tempero é mais do que fácil. O processo de preparação da mostarda na salmoura a partir de tomates salgados ou pepinos vai exigir alguns minutos de tempo da anfitriã, isso, é claro, exceto pelo tempo de amadurecimento. Exatamente tanto será levado diretamente com os ingredientes.
Para começar, você precisa preparar os pratos, em que você tem que mexer o molho, e em que você irá armazená-lo. No entanto, podem ser os mesmos pratos – um pequeno jarro de vidro. A verdade é que a mistura pode não ser muito conveniente, mas deve ser feita com muito cuidado. Assim, para este propósito, um pequeno arco profundo é mais adequado.
É importante que a mostarda em pó seja fresca, caso contrário, será impossível obter a nitidez necessária. A qualidade da salmoura também tem um valor: líquidos turvos e ácidos neste caso não funcionarão.
As proporções exactas dos ingredientes terão de ser clarificadas na prática, uma vez que para cada óptima a densidade do produto final é óptima. Para começar, você pode levar um pouco de cerca de dois terços desse prato, que armazenará o molho pronto.
Em seguida, a salmoura é gradualmente vertida em pó e completamente misturada para não deixar grumos. Sobre a forma como os ingredientes serão misturados, dependerá da delicadeza da mostarda na salmoura.
Com a ajuda da temperatura da salmoura, é possível regular o sabor e a nitidez do futuro molho. Uma salmoura quente deixará a água mais macia e a salmoura fria será mais nítida e vigorosa.
De acordo com a receita, a mostarda caseira do pó na salmoura deve ser uma consistência semelhante a creme azedo de gordura média. Você pode ajustar a densidade adicionando mais salmoura ou mostarda em pó. Não é necessário fazer o tempero muito grosso, vai secar muito mais rápido, mas deve se espalhar mostarda, é claro, não deveria.
Agora, o molho precisa ser colocado em um frasco e bem fechado com uma tampa e deixe fermentar. Ela deve insistir em um lugar quente e escuro. Você pode colocar a bateria se isso acontecer no inverno, ou apenas no armário, se no verão. Outra opção é um forno quente, não completamente resfriado.
Mostarda deve infundir 8-9 horas. Depois disso, você precisa abrir o jarro. Se houver excesso de líquido na mostarda, ele deve ser drenado. Depois disso, mexa novamente e retire na geladeira.
Imediatamente após o cozimento, pode ser ligeiramente amargo. Este sabor pode persistir por até 24 horas após o cozimento. Isso é normal
Se, depois de um dia, a mostarda permanecer amarga e não apenas aguda, pode significar que um pó de má qualidade foi capturado.
Se as sementes de mostarda são colhidas na chuva, as sementes podem ser levemente dobradas. Se depois secarem e moerem, então olhem e cheire como este pó, como de costume, mas o molho acabado será amargo. Claro, existe tal tempero não vale a pena. E não é saboroso. O pó de mostarda correto deve ser amarelo.
Como você pode ver, a receita para cozinhar mostarda em um picles de tomate é realmente simples, embora tenha suas próprias nuances. Muito provavelmente, será feito pela primeira vez. E depois de um dia a anfitriã poderá agradar seu delicioso tempero caseiro.
Receita de mostarda em salmoura de repolho
A receita para fazer mostarda em uma salmoura de repolho é um pouco mais difícil, à medida que novos ingredientes são adicionados. Mas, em geral, o processo se parece com algo assim. Um copo de mostarda em pó exigirá:
- uma colherada de açúcar;
- uma colher de óleo vegetal;
- uma colher de chá de sal;
- meia colher de chá de vinagre;
- especiarias a gosto.
A quantidade de salmoura também é individual, como no caso anterior. Como fazer mostarda em salmoura de repolho? Bastante simples.
No copo, um pó de mostarda é derramado em que a salmoura é gradualmente derramada e misturada completamente. É importante moer todos os pedaços secos formados.
Agora adicione todos os ingredientes restantes à mistura resultante: açúcar, sal, especiarias, vinagre e manteiga. Em seguida, você precisa misturar a mistura com muito cuidado e, como no caso anterior, coloque a mistura em uma jarra, feche e deixe em infusão.
Pequenos truques
Apesar do fato de que a receita de mostarda em casa na salmoura é extremamente simples de realizar, e não requer nenhum ingrediente especial, no entanto, existem pequenos truques em sua preparação. E eles também precisam saber. Para obter o resultado perfeito, é exatamente o que você quer.
A temperatura da salmoura e o gosto amargo foram discutidos acima, mas isso não é tudo.
Se para a mostarda na salmoura do pepino salgado foi escolhido não salmoura suficientemente íngreme, faz sentido para adicionar açúcar e vinagre nas mesmas proporções que na receita de mostarda para salmoura de repolho. Ou seja, experimentar as matérias-primas antes de cozinhar é necessário. No entanto, se os pepinos foram salgados com as próprias mãos, então a anfitriã sabe tudo sozinha.
Açúcar em qualquer uma das receitas do tempero, se desejado, pode ser substituído por mel. Isso dará à mostarda um sabor mais intenso e um sabor interessante. Além disso, o tempero neste caso não é tão agudo. A mostarda original na salmoura é muito quente. Mesmo se você apenas cheirar, uma lágrima de seus olhos é nocauteada. E também a mostarda em mel ajudará a enfrentar mais rapidamente com doenças catarrais devido à combinação de choque de agentes antiinflamatórios.
Para suavizar o sabor da mostarda é possível e a adição de óleo vegetal. By the way, se você removê-lo da receita em uma salmoura de repolho, o resultado será mais agudo.
Óleo em mostarda pode ser adicionado não só durante o cozimento, mas também depois que ele é infundido e amadurecido. É importante apenas mais uma vez como misturar o molho.
Prepare mostarda caseira em pequenas porções. Mesmo que na família eles comam bastante e com freqüência. É melhor fazer uma nova porção, fresca e perfumada, do que observar como a comida cozida seca.
Se você quiser de alguma forma diversificar o sabor do seu molho favorito, você pode adicionar várias especiarias durante o cozimento:
- canela;
- noz-moscada;
- gengibre;
- cravo-da-índia;
- cardamomo.
Existem outras opções. Aqui muito depende da imaginação da anfitriã e suas preferências. E o mundo das especiarias é muito, muito diversificado.
Mostarda caseira feita de pó em picles de pepino não é a única opção. Você pode até usar picles de variedade vegetal, em que não havia apenas pepinos e tomates, mas também abobrinha ou abóbora, pimenta búlgara. Isso também pode dar ao produto acabado um sabor novo e interessante.
Um bom tempero para a mostarda no pó será sementes de mostarda inteiras. Neste caso, o molho acabado será ainda mais aromático, zapashistee. Essa mostarda pode ser servida não apenas à carne, mas também usada como base para molhos de salada complexos. Para eles, é especialmente importante a fragrância e não a nitidez da mostarda. Se o tempero é preparado especificamente para tal salada, é melhor torná-lo mais macio.
Se você não conseguiu calcular corretamente a quantidade necessária de molho, e a mostarda começou a secar, você pode adicionar um pouco de óleo vegetal e misture bem. Mas sempre renove a mostarda para que não funcione, mais cedo ou mais tarde ela murchará. Além disso, neste caso, sua gravidade diminuirá gradualmente.
Até mesmo o mostarda mais comum deixa um bom espaço para a criatividade e a imaginação. Um pouco de experimentação, todos encontrarão o mesmo sabor adequado. Ou fornecerá uma variedade de seus molhos favoritos. No entanto, nem todo mundo adora experimentos. Para muitos, o sabor mais familiar do seu molho favorito.
Delicioso molho quente, tão amado pelo povo russo é realmente fácil de cozinhar em casa. Isso significa que não faz sentido comprar mostarda nas lojas, onde é caro e o sabor não é o ideal.
É muito mais fácil preparar tempero em casa. E exatamente o tipo que uma determinada família gosta. E, se necessário, mesmo com gostos diferentes e agudeza diferente para diferentes membros da família. O principal é adivinhar corretamente com o valor.