Orquídea dendrobium nobil, como o nome completo dos sons da flor, é um dos mais belos representantes dessas plantas epífitas. Difere da phalaenopsis em sua aparência, já que não tem todas as folhas largas usuais crescendo da roseta, mas forma hastes poderosas com folhas alongadas. Os próprios caules têm espessamentos chamados pseudobulbos, dos quais surgem novos “brotos” ou numerosas inflorescências.
Em casa, os dendrobiums se multiplicam de três maneiras:
- crianças (saídas de filhos), emergindo de pseudobulbos que não formaram inflorescências;
- Estacas que podem ser obtidas cortando caules velhos “calvos” que perderam folhas;
- divisão de um arbusto adulto.
Reprodução por crianças
Após o término da floração em bulbos que não amarraram botões, com cuidado adequado, os bebês começam a se formar – eles parecem galhos laterais, mas com suas próprias raízes. Para o enraizamento ser bem sucedido, precisamos lhes dar um pouco de tempo para cultivar as raízes, e só então separá-las.
Retire o bebê da haste da mãe com mais facilidade, rolando-o suavemente. Se você não pode arrancar, então você pode cortá-lo com uma faca.
Todas as seções vivas devem ser secas e cobertas com carvão. Crianças de raiz em vasos com casca de fração fina. Quando os germes aparecem, transplante-os no substrato.
Como obter as mudas?
Das hastes desagradáveis do dendrobium, você pode obter novas orquídeas, cortando-as do próprio solo e dividindo-as em fragmentos de cerca de 15 cm de comprimento, cada segmento deve ter pelo menos 3 nódulos. Remova as folhas, seque os cortes e corte-os como de costume.
Estacas radiculares devem estar em pacotes zip ou bandejas transparentes com tampas preenchidas com esfagno, periodicamente ventilando. Depois que as raízes aparecerem, transplante o dendrobium para o substrato.
Quando posso dividir uma orquídea?
A reprodução do dendrobium pela divisão do mato pode ser combinada com outro transplante de flores, para não perturbá-lo novamente. Para isso, remova cuidadosamente a orquídea da panela e liberte-a do substrato antigo. Com uma faca afiada, corte o mato em várias partes de tal forma que cada peça tenha vários pseudobulbos e hastes vivas.
Somente os arbustos de dendrobium adultos podem ser divididos aos 4 anos de idade, eles devem ter pelo menos 6 pseudobulbos.
Deixe as peças secarem e polvilhe com carvão. Plantas de raiz pela primeira vez no esfagno, e depois transplantadas para um substrato de orquídeas.