Quando crescer adeniums com apenas o direito de rega não pode fazer. Afinal, mesmo que todas as recomendações para cuidar de uma planta no solo errado sejam atendidas, ela pode não apenas se recusar a crescer e florescer, mas também a morrer.
Além disso, para que a mistura do solo seja nutritiva, a composição equilibrada do solo para o Adenium depende, em primeiro lugar, de indicadores como:
- acidez;
- umidade e permeabilidade ao ar;
- esterilidade.
Requisitos básicos do solo para adeniums
Terreno para plantio deve ter um nível de acidez neutra. Ao escolher substratos prontos nas lojas, você deve ler atentamente as informações na embalagem. Solo ácido (com acidez abaixo de 5,8) ou alcalino (com acidez acima de 7) para adenium não é adequado. No caso de preparar uma mistura de terra para uma flor em casa, tiras especiais podem ser usadas para determinar o nível de acidez.
Na composição do solo para adênios deve ser cerca de 50% dos desintegrantes.
Em solo muito denso e pesado, quando rega, a água passa muito lentamente pelas camadas da terra. Tal solo impede o acesso ao ar e seca por um longo tempo, como resultado do qual a umidade se estagna na panela e leva à deterioração do sistema radicular.
No entanto, quando a proporção de desintegrantes no solo é muito grande, isso reduz significativamente sua capacidade de umidade. Através de tal terra durante a irrigação, a água flui imediatamente para fora do vaso, privando adenium de umidade e nutrientes.
E, claro, com a preparação própria da mistura do solo, deve ser dada especial atenção à sua esterilidade. Portanto, ao usar areia e solo de jardim, eles devem primeiro ser desinfectados (calcinados ou sedimentados com uma solução de permanganato de potássio).
Variantes de preparação do solo
Um substrato pronto para suculentas pode ser utilizado na base da mistura, desde que seja adicionada uma quantidade suficiente de desintegrantes. Então, o adenium cresce bem em um solo que consiste em tais componentes:
- 50% do solo para cactos;
- 25% perlite;
- 15% de vermiculite;
- 10% de areia (rio).
Floristas costumam usar solos baseados em turfa:
- 50% de turfa;
- 30% da terra do jardim;
- 20% de vermiculite ou areia de rio.
Floristas experientes, se possível, recomendam o uso de terrenos foliares, coletados sob bétulas ou tílias.