No ano passado, minhas mudas de zínia quase se recuperaram completamente. Claro, eu não sei, mas as folhas nos brotos gradualmente ficaram amarelas, e algumas plantas até se desintegraram. Nem todos conseguiram salvar. Eu gostaria de evitar tais erros nesta temporada. Diga-me, por que as mudas de zínia ficam amarelas e como lidar com isso?

O cultivo de zínia por plântulas é amplamente praticado por cultivadores de flores, pois permite obter um florescimento precoce dessas belas plantas. No entanto, os majores bonitos têm um caráter ligeiramente caprichoso, que se manifesta na fase da muda. Muitas vezes os rebentos jovens começam a perder a cor e as folhas tornam-se gradualmente amarelas. Para evitar essa situação, você precisa saber por que a muda de zínia fica amarela.

As principais causas de amarelecimento de mudas são:

  • congelamento;
  • falta de nutrição;
  • plantio próximo;
  • dano às raízes;
  • falta ou excesso de umidade;
  • falta de iluminação;
  • presença da doença.

Congelamento de mudas

mudas adultas

A zínia é muito sensível à baixa temperatura, até mesmo o congelamento de curto prazo das brotações leva à sua derrota e amarelecimento das folhas. É especialmente importante não permitir correntes de ar durante a ventilação de estufas com mudas e não deixar os recipientes perto de janelas abertas.

Ao crescer mudas de zínia no campo aberto à noite, é necessário cobrir o plantio com um filme.

Falta de comida

mudas na janela

Para o pleno desenvolvimento das mudas, a zínia precisa de um solo solto e nutritivo. A falta de nitrogênio e outros microelementos no solo podem levar ao amarelecimento dos brotos.

É necessário alimentar regularmente mudas com nitrogênio e fertilizantes minerais complexos, para que as plantas tenham reservas suficientes de nutrientes para o crescimento ativo.

Related  Coelhos – uma seleção de perguntas e respostas curtas!

Fechar o plantio e danificar o sistema radicular

aterrissagem grossa

Folhas amarelas de plântulas de zínia também aparecem em casos de espessamento de brotações, quando não há espaço para crescimento, como resultado de quais plantas se entrelaçam com raízes e lutam pela sobrevivência. É necessário organizar a zínia em xícaras separadas, tentando não danificar as raízes finas, o que pode levar a uma descoloração das folhas e posterior morte das plântulas.

Violação de irrigação e falta de luz

brotando

Folhas em zinnia jovens podem ficar amarelas e como resultado de rega perdida ou insuficiente. É importante não permitir a secagem completa do solo, mas também não encher as mudas. Com o excesso de umidade, o processo de decomposição pode começar, o que levará à morte das mudas.

A falta de iluminação leva ao amarelecimento e ao estiramento das mudas, portanto o recipiente com zínia deve ser colocado em um local ensolarado.

Doença de brotamento

Mudas inquebráveis ​​são indefesas contra várias doenças. Muitas vezes, as mudas são propensas ao desbotamento, que se manifesta como o amarelecimento das folhas. Primeiro as folhas amarelas ficam amarelas, gradualmente o germe fica lento e encolhe. Você pode tentar salvar a zínia restante, derramando o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio. Para prevenção e tratamento de doenças, os sprays devem ser pulverizados com Bactofit.

Plântulas de zínia completamente desbotadas devem ser cuidadosamente removidas do solo.

Cultivo de zínia a partir de sementes e outros cuidados – video