Eu tenho uma macieira, que eu digo “difícil de carregar, mas é uma pena jogá-la fora”. A árvore é muito boa, se espalhando, no verão dá uma boa sombra. Mas as próprias maçãs são pequenas e azedas, até mesmo seus animais de estimação não querem comer. Pensei em refazê-la em uma pêra, mas não sei como. Diga-me, como e quando posso plantar a pêra na macieira?

árvore de macieira

O enxerto de árvores frutíferas tem sido popular com jardineiros por muito tempo. Se a macieira ao longo do tempo se deteriorou, os frutos perderam a suculência e a doçura, não recorram imediatamente a métodos radicais e os desenraizam. Enxertar uma pêra em uma macieira ajudará a usar uma árvore com lucro, além de receber uma colheita qualitativa de frutos grandes. Não menos importante é o fato de que, ao plantar uma muda jovem, levará vários anos para aguardar os primeiros frutos e, como resultado da vacinação, os tempos de espera são significativamente reduzidos.

Ambas as árvores pertencem às espécies das romãs e são representantes da família Rosaceae, de modo que o estoque com o enxerto é, na maioria dos casos, bem estabelecido.

Quando é melhor plantar uma pêra?

A opção mais ideal para o momento do enxerto de pêra na macieira é o início da primavera. Assim que a temperatura diurna do ar atingir valores mais persistentes e as geadas noturnas cessarem, pode-se proceder ao procedimento de enxerto. O mais importante é ter tempo para fazer isso até o momento em que os botões são dissolvidos, de modo que o tempo de enxerto do enxerto coincida com o início do movimento ativo da seiva. Então ele certamente se acostumará.

Nas regiões do norte, é melhor adiar a inoculação para abril, caso contrário, há o risco de que os brotos de pêra jovem enxertados congelem.

Se a prolongada primavera fria quase que imediatamente passou para o verão quente, e o momento foi perdido – você também pode plantar a pêra na macieira em julho, mas não depois. Normalmente, desde agosto a temperatura já começa a cair, o que também tem um efeito negativo no enxerto, sensível às suas diferenças.

No outono, recomenda-se não vacinar – é improvável que a pêra sobreviva e seja capaz de sobreviver plenamente ao inverno.

Como escolher uma raiz e um enxerto?

Se o jardim já tem uma macieira, fica claro que a questão da escolha do estoque não vale a pena. Na ausência de tal, é aconselhável ir em busca da floresta e olhar para a maçã silvestre, crescida por auto-semeadura. Tal árvore é capaz de crescer e dar frutos por muitos anos, enquanto que cultivadas a partir de variedades de sementes de maçãs após a vacinação, vivem em média 12-15 anos.

Related  Métodos de combate a doenças e pragas de petúnia

A escolha do herdeiro depende inteiramente do resultado desejado. Por exemplo, para obter frutas grandes, é melhor usar variedades de pêra como Lyubimitsa Yakovleva ou Susova com frutos grandes. Estacas podem ser cortadas do seu jardim, pergunte ao seu vizinho ou compre-o em viveiros.

Para o enxerto, corte as estacas do lado sul da coroa de pêra.

Como plantar uma pêra em uma macieira?

Para vacinar uma pêra, você pode usar vários métodos:

  1. Oculização. Em julho, corte um rebento jovem da pêra, corte as folhas, deixe as estacas e corte o olho. Em um ramo ou tronco de uma macieira, faça uma incisão na casca na forma da carta “T” e insira um olho mágico nele. Conecte as bordas e retire a fita isolante. Isso pode ser feito na primavera assim que as primeiras folhas aparecerem.brotamento
  2. Cópula. É recomendado para enxertar uma pêra em uma maçã silvestre, cultivada a partir de sementes. Em estacas de uma pêra e de uma macieira, faça fatias oblíquas e aperte firmemente os ramos uns aos outros, para que as fatias coincidam.cópula

Vídeo sobre a vacinação de uma pêra em uma macieira com um podador de vacina