Há muito foi provado que os grãos não são inferiores à proteína animal em seu valor nutricional, portanto, todo jardineiro que se preze considera necessário levar vários leitos para essa cultura útil. Existem muitas variedades de feijões, entre os quais um vagem ou, como também é chamado, feijão de aspargo. De outras variedades de plantas de jardim, difere em estrutura e comprimento da própria vagem. Primeiro, pode atingir tamanhos impressionantes (até 1 m) e, em segundo lugar, dentro do casulo não há rosca rígida característica. Além disso, as vagens dos grãos de aspargos permanecem verdes e suculentas por mais tempo, o que permite que elas sejam usadas para cozinhar, junto com a casca.
Quando é necessário colher a safra de feijão verde, isso depende do seu propósito. Afinal, além da parte “comestível”, também é necessário cuidar da semente de qualidade, de modo que até a próxima temporada não correr em sua busca de compras.
Então, você pode remover os grãos de aspargo de um arbusto:
- 2 semanas após a floração – para obter as vagens verdes suculentas;
- em agosto – com a finalidade de obter feijão.
Características da colheita de vagens de feijão verde
As variedades precoces de feijão, desde o momento do plantio até a colheita, demoram, em média, cerca de 60 dias. Aproximadamente em julho, as vagens ficam grossas e suculentas, mas permanecem verdes, e os grãos no interior ainda estão em fase de formação, ou seja, pequenos e macios. É desta forma que eles devem ser arrancados, então usados para cozinhar vários pratos.
Para entender se os grãos estão prontos para a colheita, é preciso quebrar uma cápsula e olhar para o local da falha – ela deve ser lisa e reta, sem estrutura fibrosa.
Rasgar as vagens terá que ser periodicamente, como eles vão amadurecer. Para prolongar a estação, após a primeira colheita deve-se regar o plantio e, em seguida, o feijão dará frutos até a primeira geada, pois dessa forma é estimulada a formação de novos ovários.
Vagens verdes quebradas não são armazenadas por muito tempo, então para preparações de inverno elas precisam ser congeladas ou enlatadas.
Colher Feijão
Nos casulos não arrancados em uma “idade jovem”, a maturação completa ocorre em agosto. Por esta altura eles secam e ficam amarelos. Mas você precisa ter tempo para remover as vagens antes de abrir, caso contrário todos os grãos caem no chão.
Como a maturação é desigual, você precisa periodicamente quebrar as vagens secas nos arbustos e secá-las à sombra. Em seguida, retire os grãos, seque-os novamente e guarde-os em frascos de vidro sob a tampa para evitar o aparecimento de pragas.
Se o verão acabou por ser chuvoso e o tempo não permite que o feijão amadureça, você pode rasgar todo o arbusto e pendurá-lo na despensa para que as vagens sequem.