Uma boa colheita de tomates depende não somente de mudas fortes. Um papel importante é desempenhado também por medidas oportunas para cuidar de plantas jovens. Afinal, com a falta de umidade ou comida, o tomate não só pode ficar doente, mas até morrer.
O cuidado de tomates de mudas depois do desembarque no chão inclui:
- rega;
- afrouxamento do solo;
- semeadura de mudas;
- mulching;
- plantas de fertilizantes;
- formação de tomates.
Molhar após o plantio e durante o crescimento dos arbustos
Quando o transplante de mudas para o campo aberto, os buracos são regados abundantemente, assim as próximas 1,5-2 semanas as plantas não precisam de umidade adicional, eles são bastante para isso.
No futuro, é necessário apenas manter o solo sob os arbustos no estado úmido, regando-o à medida que este seca até o início da frutificação. Mas a partir de agora, o tomate exige rega mais frequente, de modo que o solo tem constantemente a mesma umidade. Suas oscilações podem desencadear o aparecimento de doenças, interrompendo o crescimento de frutos verdes ou comprometendo a integridade da casca de um tomate maduro.
Regar tomates é necessário à noite, dirigindo a água estritamente sob a raiz. De gotas nas folhas as plantas adoecem.
Afrouxamento e matança
Para garantir o acesso aéreo ao sistema radicular após cada irrigação, é necessário soltar o solo ao redor dos arbustos, removendo as ervas daninhas. Nesse caso, a profundidade do afrouxamento é:
- até 12 cm – com o primeiro afrouxamento;
- até 5 cm – com posterior implementação do procedimento.
A matança dos arbustos é necessária quando as raízes adventícias aparecem no caule principal. Este processo melhora o desenvolvimento de todo o sistema radicular, enriquece a terra com oxigênio e ajuda a reter a umidade após a irrigação.
Por uma estação, os tomates recomendam mastigar pelo menos 2 vezes.
Mulching de espaçamento entre linhas
A colocação no espaço entre as filas de tomates plantados com cobertura morta reduzirá a quantidade de rega e provocará um amadurecimento do tomate. Como palha, você pode usar sideratos, serragem, palha ou turfa. Palha impede não só a rápida evaporação da umidade, mas também a aparência e reprodução de ervas daninhas.
Top vestir de um tomate
Para fornecer plantas com elementos nutritivos, quatro fertilizantes devem ser realizados:
- o primeiro – 21 dias após o transplante das mudas para o leito;
- o segundo – com a abertura da 2ª escova de flores;
- o terceiro – com a dissolução do terceiro pincel;
- o quarto – 14 dias depois da fertilização prévia.
Como fertilizante para tomates, é bom usar infusão de excrementos de pássaros, calda bordalesa, cinza de madeira, uréia, superfosfato.
Formação de plantas
Em pasynkovanii ou beliscar precisa de mais tomates, especialmente variedades altas e grandes frutos. Isso ajuda a aumentar o número de frutas e acelera a maturação. Para formar um arbusto é possível em 1, 2 ou 3 hastes. Depois de pitadas na planta deve deixar pelo menos 5 escovas com frutas e 30 folhas.