Hibisco ou rosa chinesa – um belo arbusto com folhas verdes brilhantes de tamanhos bastante grandes, florescendo grandes inflorescências de cores diferentes. A planta é usada frequentemente para decorar o espaço do escritório, mas também é encontrada no peitoril da casa, pelo menos. Embora ao longo do tempo um arbusto adulto não possa mais se encaixar lá – brotos fortes formam uma árvore real, às vezes atingindo até 3 metros de altura.
Em casa, você pode propagar o hibisco de duas maneiras:
- sementes;
- estacas.
Propagação de hibisco com sementes
Para obter mudas de qualidade, sementes de rosas chinesas são compradas em uma floricultura especializada. Para o plantio, escolha uma panela ou caixa larga, mas não profunda, e encha-a com solo nutritivo.
Faça um sulco (raso), regue-o ou pulverize-o a partir da pistola de pulverização. As sementes repousam uma a uma e polvilham um pouco no chão. Não recue. O pote deve ser coberto com um filme e colocado em um local quente e brilhante.
Periodicamente, o filme é levantado para ventilar a estufa. Em vez de polvilhar a terra é bem pulverizada. Assim que as sementes passarem, o filme pode ser removido. À medida que cresce, o maior e mais forte mergulho em vasos individuais para crescer.
A desvantagem da reprodução das sementes é que as plantas assim obtidas nem sempre preservam as características varietais, além de florescerem apenas pelo quarto ano.
Reprodução da rosa chinesa por estacas
Em casa, uma rosa chinesa é mais frequentemente propagada por meio de estacas. Para fazer isso, um tiro saudável semi-maduro escapa a ponta, em que existem três botões. O comprimento do corte não deve ser superior a 15 cm e o corte deve ser feito obliquamente. As folhas inferiores são cortadas e o corte é cortado no ângulo certo a partir do topo. Coloque a fatia com cinza de madeira ou umedecer no estimulador de formação de raiz.
Você pode enraizar as mudas em um copo com água ou deixá-las imediatamente. Para enraizar estacas plantadas, use areia molhada ou misture com turfa.
Copos de plástico enchem o solo, regam e plantam o caule, selando levemente a terra ao redor. Assim como na semeadura, um copo é colocado em uma estufa a partir do saco até que as mudas estejam enraizadas. Para remover a umidade acumulada, o pacote é aberto de tempos em tempos.
O caule enraizado estará pronto para transplante em um local permanente em cerca de quatro semanas, e agradará a primeira floração do próximo ano.