Para obter uma boa colheita de morangos, é importante abordar com competência a questão do plantio. Morangos de plantas melhor na primavera (em março), quando o solo está saturado de umidade após a precipitação de inverno. Quando o plantio de outono é muitas vezes as condições meteorológicas fazem seus próprios ajustes. Depois de uma seca de verão e da falta de chuva no outono, o morango plantado em terra seca simplesmente não tem chance de sobreviver.
Como plantar um morango na primavera? Primeiro de tudo, precisa tomar um lugar no jardim com solo fértil.
Seleção e preparação de canteiros para plantio
Os morangos crescem bem e abundantemente dão frutos nas camas iluminadas pelo sol no lado sudoeste do local. Adequado e a área com uma pequena inclinação. Os melhores predecessores de frutas doces são leguminosas, alho, cebola e também raízes.
Morangos de plantas, onde cresceu mais cedo, só é possível após 3 anos.
Faça buracos e triturar (por 1 balde) misturado com adubo e esterco (um balde cada), adicione 1 copo de cinza. Deste substrato para formar nos montes buracos, que serão plantados morangos.
Seleção e preparação de mudas de morango
Para plantar morangos, escolha mudas bem desenvolvidas. Deixe em cada uma das 4 folhas, o resto cortado. Raízes com mais de 10 cm também são podadas.
Uma hora antes do plantio, recomenda-se que as mudas mergulhem em uma solução do estimulante do crescimento ou simplesmente molhem bem. Antes de plantar no solo, cada muda pode ser enrolada em um parafuso de argila para evitar a secagem do sistema radicular e melhorar a sobrevivência.
Maneiras de plantar morangos
Escolhendo uma maneira de plantar morangos, você deve considerar a possibilidade de cuidados constantes. Jardineiros experientes plantaram morangos das seguintes maneiras:
- O tapete. A maneira mais fácil de plantar, em que o bigode de morango não se rompe e depois se multiplica em uma ordem arbitrária. Adequado para aqueles que não têm a oportunidade de visitar frequentemente a área suburbana. Essas densas plantações não requerem cuidados constantes: a umidade dura mais tempo, as folhas caídas criam uma cobertura natural e as ervas daninhas não crescem tão violentamente. A única desvantagem deste método é que ao longo do tempo, as bagas tornam-se pequenas.
- Arbustos separados. As mudas são plantadas nos buracos, uma a uma, observando-se uma distância de 50 cm, os bigodes são removidos regularmente, evitando o entrelaçamento dos arbustos. O método requer cuidados constantes, mas as bagas são grandes e os morangos estão menos frequentemente doentes.
- Nas fileiras. Para o plantio, são feitas camas com espaçamento entre linhas de 40 cm, e as morangos são colocadas em camas a uma distância de 15 cm uma da outra. O método também é bastante laborioso, mas morangos nas fileiras podem crescer até 5 anos sem transplante.
- Ninhos Das mudas formar uma figura como um hexágono: um buraco no centro, o resto – em torno dele (10 cm de distância). Os ninhos são dispostos em fila, observando-se entre eles 30 cm, a largura das fileiras entre eles é de 40 cm, como no caso de pouso em fileiras. O método fornecerá uma colheita abundante, mas custosa, já que requer uma grande quantidade de material de plantio.