Gardenia é uma planta perene na forma de um arbusto. Uma bela folha de uma cor verde saturada não deixa ninguém indiferente. E quando chega o tempo da floração, essa beleza pode eclipsar até mesmo a rosa. flores brancas exuberantes com inebriante perfume de jasmim fazê-la a rainha no peitoril da janela.
Como uma verdadeira rainha, a gardênia também é classificada como alta. No entanto, se você tiver paciência suficiente, você pode tentar cultivar gardênia a partir de sementes. Este negócio é um pouco problemático, uma vez que a flor tem um caráter caprichoso e é exigente nos cuidados.
Seleção de sementes e solo para gardênia
A fim de obter mudas jovens, você precisará selecionar o solo certo e comprar sementes de qualidade. Compre sementes melhor em floriculturas especializadas. Assim, você pode ter certeza de que as sementes estarão frescas e armazenadas adequadamente.
Gardenia cresce bem apenas em solo solto e ácido. A planta pertence à família de Marenov, para a qual existe um substrato especial. Adquira também na loja. Alguns produtores asseguram que é possível cultivar uma flor, usando a mistura do solo para as azáleas.
Sementeira de sementes de gardênia para mudas
Sob as mudas, é melhor levar um recipiente bem largo, mas não profundo. No fundo é necessário colocar uma camada de argila expandida, que servirá como drenagem. Cubra o chão. As sementes são cuidadosamente dispostas na superfície sem pressioná-las. Você pode polvilhar um pouco de terra, mas não se deixe levar.
Sementes não precisam de imersão preliminar, elas têm boa germinação. É o suficiente para polvilhar bem o solo após a semeadura.
Um pote de sementes semeadas coberto com um filme e colocado em uma janela quente e bem iluminada. As mudas começarão a aparecer no início da quarta semana após a semeadura. Em seguida, o vaso pode ser movido para o peitoril Oriental, onde a luz é ligeiramente menor.
Cuidado para mudas de gardênia
Depois que as mudas ficam mais fortes, elas podem ser mergulhadas em recipientes separados. O solo é usado da mesma forma que para a semeadura. Potes para muda para escolher um diâmetro não superior a 7 cm. Brotos Plantadas ainda precisam de condições de estufa, para que todos devem ser cobertos com uma garrafa de plástico cortada.
Periodicamente, a garrafa é removida e os arbustos são ventilados. Em vez de polvilhar, o solo é bem pulverizado. O segundo transplante é feito quando as plântulas começam a liberar novas folhas. A capacidade do recipiente deve ser 2 cm mais. Após o transplante, os arbustos podem ser alimentados com fertilizante para Azalea. A solução não é tão saturada quanto para plantas adultas.