Uma bela camélia é uma representante brilhante da família das árvores de chá e é capaz de fazer uma concorrência digna de plantas ornamentais. Elegante árvore ou arbusto coberto com folhas brilhantes, semelhante ao plástico. E com o início da floração das grandes inflorescências de camélias das mais diversas cores e formas, simplesmente não arrancar os olhos.
As camélias varietais são propagadas com a ajuda da propagação – isto permite preservar todos os sinais parentais e alcançar a floração precoce. Mas espécies de camélias, como o chá, podem ser obtidas com a ajuda de sementes.
Antes de começar a plantar sementes, vale a pena estudar cuidadosamente todas as sutilezas das camélias cultivadas com sementes, a saber:
- selecionar e preparar sementes de qualidade;
- sementeira de sementes corretamente;
- garantir o cuidado adequado das mudas.
Seleção e preparação de sementes
Experientes cultivadores de flores que praticam o cultivo de camélias em casa, recomenda-se comprar sementes em lojas especializadas, ou melhor ainda – diretamente nas estufas de jardins botânicos.
Para semeadura, apenas sementes maduras com uma cor castanha escura são adequadas. A cor branca indica imaturidade.
Sementes frescas compradas devem ser armazenadas em um recipiente fechado no refrigerador até o momento da semeadura para evitar sua secagem. Sementes secas de sacos devem ser embebidas durante a noite em água, para fresco, este procedimento não é necessário. Além disso, imediatamente antes da semeadura em sementes secas, a integridade da casca deve ser perturbada para que elas cresçam mais rápido (por exemplo, suavemente serre ou fure).
Semeadura de sementes
Para germinação de sementes, você pode usar:
- substrato para azáleas ou camélias;
- composto de urze;
- vermiculite;
- mistura de perlita e musgo-esfagno;
- uma mistura de turfa e areia do rio.
Os potes pequenos com um diâmetro de 7-9 cm enchem-se do solo e regam-no. As sementes preparadas devem ser colocadas em recipientes, enquanto o olho deve estar localizado na parte inferior ou lateral. Não é necessário se aprofundar profundamente, basta pressionar levemente o solo e polvilhar uma pequena semente em cima do substrato. A panela deve ser coberta com um filme e colocada em um peitoril da janela parcialmente escurecido em uma sala com uma temperatura de pelo menos 22 graus Celsius.
Mais cuidado para mudas
O solo no vaso deve ser mantido úmido o tempo todo, evitando a estagnação da umidade. Periodicamente, a estufa é ventilada, levantando o pacote. Completamente removê-lo pode ser após o surgimento de mudas. Isso pode levar vários meses.
Quando as plântulas de camélia crescem até 7 cm de altura e formam 4 folhas verdadeiras, as plântulas devem ser transplantadas para vasos maiores (até 1 litro). O próximo transplante é realizado não antes que as mudas cresçam bem e fiquem mais fortes.
Durante o primeiro transplante, as mudas de camélia devem ser mergulhadas – cortar a ponta do sistema radicular para estimular sua ramificação.
A camélia, cultivada com a ajuda de sementes, floresce a partir do quinto ano de vida.