Como você sabe, os fertilizantes orgânicos desempenham um papel importante no desenvolvimento de várias culturas, incluindo flores. Eles fornecem as plantas com o estoque necessário de microelementos, para que sejam acessíveis e não exijam investimentos financeiros significativos.
Um desses fertilizantes para plantas de interior é a cinza. Após a poda da primavera ou do outono de árvores e arbustos de jardim, há muitos ramos que geralmente são queimados. A cinza resultante é a base perfeita para adubação orgânica de plantas ornamentais e floradas. Depois que a introdução da cinza começa a ser rapidamente assimilada, ela possui uma rica composição mineral e é absolutamente inofensiva para os seres humanos.
Como posso usar cinzas para fertilizar flores?
Agricultores experientes recomendam o uso de cinzas para cobertura de plantas envasadas cultivadas em condições ambientes, como segue:
- Para a preparação de solução nutritiva. Para 1 litro de água despeje 2-3 colheres de sopa. l. cinzas e repousar por 7 dias, mexendo ocasionalmente. Para solicitar a alimentação de raiz.
- Para aplicação direta ao solo. Adicione ao substrato ao plantar (transplante) flores a uma taxa de 2 colheres de sopa. l. para 1 kg de mistura de solo. Para mais cobertura, acrescente à camada superior da terra.
Cinza como remédio para pragas
Como prevenção e controle de pequenos insetos, como pulgões, as flores internas devem ser pulverizadas com uma solução à base de cinzas. Para aumentar o efeito de aderência, o sabão é adicionado à solução. Amostras de folhas grandes podem ser processadas em uma folha – limpe-as suavemente com um pedaço de pano embebido em uma solução. Flores com pequenas folhas apenas pander com cinzas.
O procedimento deve ser realizado à noite e, em seguida, alguns dias para evitar a luz solar nas folhas das plantas, e também não as pulverize com água.
Como as cinzas funcionam nas plantas de interior?
Como resultado da fertilização de cores com cinzas:
- estrutura do solo melhora, o que afeta favoravelmente o crescimento das culturas;
- a fotossíntese é ativada e os nutrientes fluem mais rapidamente para as folhas e brotos das flores;
- está sendo estabelecido um balanço hídrico;
- aumento da resistência a doenças e danos causados por pragas.
Em quais casos as flores não podem ser tratadas com cinzas?
Não é recomendado adubar com cinzas flores internas que gostam de solo ácido (antúrio, azálea, cipreste de interior), porque a cinza tem a propriedade de reduzir a acidez.
Além disso, não use cinzas para fertilizar:
- quando a doença de plantas com clorose intersticial;
- com excesso de potássio no solo;
- antes de 3 semanas após a fertilização com preparações de nitrogênio.
Você não pode usar carbamida, esterco e nitrato simultaneamente com cinzas, bem como adubação mineral de nitrogênio-fosfato.