À menção de habitantes Heather da Escócia, Noruega e outros países nórdicos são pequenos arbustos perenes de altura de 15 a 50 cm do caule folhas escamosas e pequenas flores, sinos ou cor púrpura rosada firmemente assentado.
Urze da floresta – um símbolo de resistência e sorte
Em condições naturais de clima temperado, a urze cresce em terras extensas e incêndios florestais, em turfeiras e ao longo de encostas pedregosas. A planta é extremamente despretensiosa.
Em um lugar pode existir até 40-50 anos e ocorre até mesmo onde outras culturas perenes simplesmente não podem sobreviver: em pântanos e solos arenosos pobres de florestas de coníferas.
As espécies de baixo crescimento da saúde da floresta também são adornadas por um mundo de plantas escassa na tundra. Para os noruegueses despretensiosos e duradouros, em tempos imemoriais, honrou a charneca da honra para se tornar um símbolo do país, mas nos jardins da Europa, o habitante das colinas varridas pelo vento começou a aparecer apenas no século XVIII. Na Rússia, onde nas espécies silvestres existem até 50 espécies pertencentes a esta família, o jardim de charnecas surgiu há apenas vinte anos com base no Jardim Botânico de Moscovo.
Na Escócia, diz-se que um homem de sorte viu flores brancas de urze.
De fato, na grande saúde, é das atrações tradicionais do país, a urze branca nativa é quase impossível ver. Mas hoje, quando a planta tem causado interesse merecido de produtores, não é incomum, não apenas arbustos com borlas sinos brancos, mas também a variedade de vermelho, simples roxo, amarelo e laranja e flores duplas.
Urze de jardim e espécies próximas
Nos últimos 200 anos, os criadores receberam centenas de espetaculares variedades de urze decorativas, que podem ser condicionalmente divididas em plantas baixas, médias e altas. Além disso, além deles, os representantes mais próximos da família das urzes são usados ativamente no plantio, por exemplo, Erica e Ledum, como arbustos de baga, pombos e mirtilos, bem como rododendros.
Os mais intimamente relacionados à urze comum são os diferentes tipos de erica, que na natureza vivem da costa atlântica da América até os países do norte da África. A urze selvagem pode ser vista na região asiática, no Cáucaso e nos Alpes.
Se os ramos da floresta e a urze decorativa não crescem mais que 70 cm, certos tipos de erica, por exemplo, semelhantes a árvores, são árvores reais, com até 5-7 metros de altura.
Outra diferença entre Erica e Heather são as pequenas folhas e os copos de flores alongados. A verdadeira urze de espécies relacionadas é distinguida não apenas por sinais externos, mas também pelo aparecimento de botões. Quando a urze floresce, a maioria das plantações ornamentais no jardim já está completando a estação de crescimento e se preparando para o inverno. Nas condições da zona intermediária, somente na segunda metade do verão, e mais frequentemente em agosto, as flores são reveladas nos arbustos, o que, dependendo da variedade, pode ser mantido até que a cobertura de neve seja estabelecida.
Em vários países europeus e na América, a urze é uma cultura perene. A planta não perde a decoração e tolera perfeitamente invernos suaves com uma temperatura de até + 8 ° С.
Após a floração em massa, a urze permanece brilhante e, talvez, o único ornamento do jardim. Em muitas variedades, os brotos são coloridos com todas as cores do arco-íris, e a folhagem amarela, cor de vinho, púrpura ou prateada da urze decorativa é claramente visível na área de outono tardia descorada.
Reprodução e plantação de urze ornamental e florestal
Propagar a variedade de terry, bordeaux ou urze branca que você gosta pode ser tão bom quanto as sementes, e vegetativamente:
- com a ajuda de raízes no verão ou no outono, por 1-1,5 meses em um solo arenoso leve, dando um sistema radicular adequado para o plantio;
- por meio de estacas de brotos adultos de floresta ou urze decorativa.
Para obter o material de plantio no ponto de contato com o solo, o ramo é cortado, tratado com um estimulador de crescimento, picado e polvilhado com solo nutriente. No outono, o jovem arbusto de urze está pronto para o plantio.
Rápidas mudas hereditárias de urze, cujo sistema radicular está em um recipiente com solo de turfa.
Recomendações de especialistas em reprodução e plantação:
- Se os arbustos do jardim não forem transplantados antes do final de setembro, é melhor adiar a transferência para um local permanente para abril.
- Para um arbusto, é melhor pegar um protegido do vento, área iluminada.
- À medida que a urze cresce com a idade, de uma planta para outra deixam uma distância de 40 a 50 cm.
- A profundidade da cova para a urze não excede 25 – 30 cm, mas melhora um pouco mais, cerca de 40 cm para endireitar as raízes.
- Na parte inferior, organize uma camada de drenagem.
- Ao aterrar um buraco, é importante não escorregar no pescoço da raiz.
Preparação do solo para plantio de urze decorativa
Mas a principal tarefa do horticultor, que planejava plantar urze decorativa no local, é a preparação do solo para essa planta. Apesar da despretensão da cultura, em muitos casos a experiência de crescimento da urze termina em fracasso. A causa da morte é freqüentemente encontrada no fato de que tanto a floresta quanto a urze decorativa vivem em simbiose com fungos primitivos do solo, formando placas esbranquiçadas ou formações nas raízes das plantas. Se o micélio do fungo perecer ou estiver completamente ausente do solo do jardim, o arbusto enfraquece e pode morrer.
Portanto, sem tomar medidas urgentes, o jardineiro não esperará até que a urze floresça no site:
- Para manter a atividade vital de micorrizas, ácidas, com um nível de pH de 4 a 5 unidades, é necessário, o solo para a acidificação artificial de que por metro quadrado é feito por 40 gramas de enxofre de jardim, ácido bórico ou cítrico.
- A mistura do solo é feita de duas partes de musgo de turfa, uma parte de areia e o mesmo volume de agulhas de pinheiro podres ou folhagem.
- Como fertilizante durante o plantio, é possível adicionar uma composição mineral complexa, sem cálcio e substâncias orgânicas.
Se nas proximidades existem plantações de coníferas com cerejas azuis, é útil adicionar solo arenoso sob essa vegetação à mistura para plantio de urze decorativa.
Cuidado com a charneca do jardim
Manter o nível de umidade no solo, não permitir seu superaquecimento, e também não desenvolver ativamente ervas daninhas, permite que a cobertura morta do solo sob os arbustos responda bem à cobertura morta do solo. Se os brotos de ervas daninhas ainda estiverem lá, de modo a não danificar as raízes superficiais da charneca do jardim, é melhor conduzir a capina apenas com as mãos. Na véspera de um conjunto de gemas, a urze pode ser fertilizada com fertilizante complexo granulado a uma taxa de 10-15 gramas por planta.
Para manter a acidez do solo e para impedir que as raízes de micorrizas penetração cloro perigosos e de cálcio, a água da chuva para utilização de irrigação, filtrada e água acidificada, em que o balde 10 é adicionado 3,4 gramas de ácido cítrico, ácido bórico ou ácido oxálico.
Nos dois primeiros anos de urze decorativo vida não precisa de poda de arbustos adultos podadas na primavera, não apenas botões do ano passado, mas também todo o verde deste ramo da madeira, bem como podmerzshie e brotos secos.
Se todas as características desta interessante cultura forem levadas em conta durante o plantio, as variedades são escolhidas levando em conta os termos de floração, resistência ao congelamento e crescimento, e no final do outono, quando a urze florescer, se tornará a estação mais brilhante do ano no jardim. Arbusto extremamente durável e resistente irá mostrar-se em toda a sua glória, e todos os esforços do jardineiro irão necessariamente compensar.