Para os moradores da faixa do meio do heder, hera evergreen despretensiosa, é mais familiar como uma planta de ampola popular para a casa. Mas nas regiões do sul do país – esta é a hera do jardim da hera.
Enormes arvoredos dessa cultura podem ser encontrados na Criméia e no Cáucaso. Crescendo, a hera sobe em contos inacessíveis, as paredes das casas, acaricia as densas encostas dos tapetes, os seus rebentos pendem das árvores. Plantas que pertencem a perenes perenes não são caprichosos, eles não são exigentes para as condições de cultivo e cuidado. Eles crescem rápido e de bom grado por favor folhas decorativas de diferentes formas e cores.
Não é de surpreender que a planta tenha sido vista por muitos jardineiros. Na Europa, a hera perene do jardim, que mantém o seu apelo ao longo do ano, é usada para decorar cercas vivas, plantar vegetação de prédios urbanos e rurais, parques e mandris.
Descrição da hera e espécies cultivadas
Na natureza, existem quinze tipos de hera. Todos eles são arbustos perenes de trepar com brotos longos, agarrados ao solo, pedras, outras vegetações e paredes com a ajuda de numerosas raízes acessórias formadas na parte adulta do caule.
As folhas, dependendo do tipo de hera do jardim, podem ser divididas, com três ou cinco dedos e inteiras. Placas de folhas da maioria das heras de jardim são densas, coriáceas com uma superfície lisa e veios radialmente divergentes. Além de plantas com folhagem verde monofônica, mesmo em estado selvagem, pode-se ver espécimes variados.
Se os galhos longos e a folhagem ornamental da hera do jardim atingirem os 30 metros de comprimento, eles imediatamente avistam, então o florescimento dos representantes desse gênero às vezes passa despercebido. Recolhidos em inflorescências capitadas ou umbadas, as flores esverdeadas são bastante pequenas e não representam valor decorativo.
Muito mais interessantes são os pequenos frutos redondos de cor escura, quase preta, formados após a polinização.
Em cultura no território da Rússia apenas alguns, as espécies mais resistentes ao frio são cultivadas:
- A hera comum é a planta mais comum usada também como planta de casa. Esta espécie é caracterizada por uma taxa de crescimento lenta, placas de folhas comparativamente pequenas de três ou cinco dedos e uma abundância de variedades.
- Cálcis ou caucasianos também crescem em pomares. Uma liana forte e de crescimento rápido com brotos de até 30 metros de comprimento e folhas, às vezes chegando a 20 cm de diâmetro, é encontrada naturalmente no sopé do Cáucaso, bem como em várias regiões asiáticas. A forma das folhas verdes ou variegadas varia com o crescimento.
- Ivy Crimean é outra espécie russa, aparentemente reminiscente da variedade maltesa cultivada na Europa. As plantas que gostam de calor, em condições favoráveis, tornam-se poderosas. Seus troncos na base lignificam, às vezes crescendo junto com árvores, sobre as quais esta hera do jardim subida voluntariamente.
Plantar e cuidar de hera de jardim
A hera é considerada por direito uma cultura tolerante à sombra, adaptando-se facilmente à vida como planta de cobertura do solo. Ele vive sob o dossel de grandes árvores nas regiões do sul, ele hiberna muito bem. Mas quanto mais ao norte, maior o risco de congelamento não apenas por causa de baixas temperaturas, mas também por causa da alta umidade, abrigo insuficiente.
Para proteger a planta e facilitar o cuidado da hera do jardim, o plantio é realizado em elevado, protegido do vento. Nos primeiros anos, a cultura não cresce muito rápido, então as plantas jovens da hera são plantadas na primavera para que as mudas amadureçam e o inverno entre no inverno para a estação quente. Para a reprodução da hera, escolha brotos saudáveis com no máximo 2-3 anos. Nesse caso, eles se enraizarão bem, não precisarão ser gravemente feridos quando mudarem para um novo local.
Adequado para um jardim de hera não são muito caprichosos e se adaptam bem. Para que isso aconteça mais rapidamente, um substrato permeável ao ar e absorvente de umidade com alto conteúdo orgânico é preparado para o plantio. A parte principal das raízes da hera está localizada a uma profundidade de 20 cm, então o poço de pouso é preparado um pouco mais profundo. Na parte inferior, forneça necessariamente uma camada de drenagem.
Após o plantio da hera do jardim, os cuidados consistem em irrigação, adubação e lavoura simples. Aumentar a permeabilidade do solo para o ar e umidade ajudará afrouxamento muito preciso, e para economizar umidade e proteger as plantas das primeiras geadas no inverno pode mulch.
O solo é solto para evitar a formação de uma densa crosta após a chuva, tentando não prejudicar os brotos e suas raízes subordinadas, que se formam mais perto dos nós e penetram rapidamente no substrato conforme ele cresce.
A cobertura morta por húmus de folha, turfa ou outros materiais orgânicos porosos impede a secagem do solo, e nos anos úmidos e da decomposição. Palha derramar gradualmente, em uma camada fina para alguns truques, de modo a não afetar a folhagem localizada perto do solo. No outono, a camada está sendo aumentada para realizar o aquecimento em grande escala e abrigar as plantas com o advento do tempo frio.
Quanto mais ao norte, maior a probabilidade de congelamento de plantas usadas para jardinagem vertical. Isso se aplica totalmente a sebes de hera, arcos e paredes de casas. Espécimes de cobertura do solo, especialmente cobertos de neve, hibernam melhor.
Depois de derreter a neve na primavera, você não deve se apressar com as vítimas de poda de gelo ou outras causas de brotos. Retire-os melhor no início do verão, quando o movimento ativo dos sucos terminará. Fatias em hastes grandes são tratadas com verniz de jardim.
Regar a hera do jardim durante toda a temporada deve ser regular, mas moderadamente, monitorando a umidade do solo sob as plantas.
Reprodução de evergreen ivy
A maioria das espécies adequadas para crescer no jardim formam as raízes subordinadas ou aéreas. Isto torna possível enraizar as estacas cortadas na primavera e nos meses de verão com bastante facilidade.
Para a reprodução da hera, brotos semi-maduros com rudimentos visíveis ou raízes subordinadas já presentes são adequados. Se você cortar um crescimento muito jovem e verde, o processo de enraizamento será muito mais longo. E sob condições adversas, por exemplo, no frescor do caule, pode apodrecer completamente.
Para a reprodução da hera perene, é melhor usar estacas apicais, mas se isso não for possível ou se muitas plantas jovens precisarem ser obtidas, a parte aérea é cortada em fragmentos de 10 cm com pelo menos um nó saudável.
Você pode enraizar as estacas em uma estufa de rua, soltando vários pedaços em um solo leve e solto, ou em água pura. Quando hastes suficientes aparecem nas hastes, as plantas são transferidas para a futura residência. Tendo em conta o crescimento do manto da cobertura do solo e as peculiaridades do cuidado da hera do jardim, o plantio deve ser realizado a uma distância não inferior a meio metro um do outro.