Praças da cidade e vielas de rua não podem ser imaginadas sem uma cópia de luxo. É a castanheira majestosa que ocupa um lugar honroso no desenho de paisagem de muitos parques. Eles se parecem com os gigantes poderosos que guardam o cortejo real. Esta aparência apresentável agrada aos olhos dos visitantes por muitos meses. Além disso, os frutos desses representantes da família Cedar são deliciosos e saudáveis. Estas são apenas algumas das razões pelas quais cada jardineiro deve expandir o alcance de seu jardim com um castanheiro. A descrição dessa planta perene é digna de uma obra literária separada.
Algumas fontes dizem que sua terra natal é a Europa e outras – a Austrália. No entanto, no mundo existem 14 a 30 variedades. A maioria deles pode ser encontrada na China, Japão, América do Norte e países europeus.
Sem a menor falha
Se você organizar um concurso de beleza entre as árvores, a castanha, sem dúvida, levaria um dos prêmios. A beleza refinada e extraordinária das inflorescências, folhas e coroa luxuosa harmoniosamente se parece com um olhar formidável deste titã. Tal combinação paradoxal pode ser caracterizada pelas seguintes séries de características magníficas:
- inflorescências são apresentadas sob a forma de velas piramidais (cada uma com até 15 cm de comprimento);
- flores de uma sombra de creme com manchas rosa e gavinhas oblongas no centro;
- As folhas são coletadas em ventiladores de luxo (5-7 em um pacote), que são espaçadas em espiral;
- folhas oblongas (10-20 cm) verde escuro têm uma borda irregular e lembram a ponta de uma lança medieval;
- A coroa ovalada / redonda densa estende-se a 20 metros de largura;
- marrom com um revestimento brilhante de frutas-nozes escondidas uma casca espinhosa, que se divide em quatro partes quando o impacto maduro ou forte;
- A parte inferior do tronco eventualmente desnudada, e a árvore recebe um visual chique.
Estas plantas perenes amam tanto o sol que crescem a 15-30 metros. Naturalmente, tal resultado pode ser esperado somente após várias décadas. A este respeito, muitos estão interessados em quanto tempo o castanheiro cresce. Vale a pena saber que em 12 meses o tronco deste gigante aumenta em 30-50 cm, portanto, no quarto ano de existência, o seu crescimento será de cerca de 1 metro. Ao mesmo tempo, a árvore poderá encontrar a 10ª primavera de sua “vida” com flores encantadoras e frutas luxuosas.
Um poderoso sistema radicular e uma crosta densa permitem que a castanha tolere geadas severas. Neste caso, as árvores se adaptam a diferentes tipos de solo. No entanto, é melhor para eles escolher solos não salinos, bem drenados e umedecidos.
Três nozes para a Cinderela
Um belo e poderoso castanheiro pode crescer fora da fruta marrom comum. Plantar e cuidar de suas mudas é muito simples, mas tem algumas sutilezas. Para jardineiros há duas variedades da germinação de uma noz: outono e primavera. Neste caso, você precisa colher depois que os frutos caem no chão. Selecione as porcas sólidas com uma borda perfeitamente plana e sem danos. Antes do plantio de outono, deve ser estratificado. Para isso você precisa:
- colocar areia molhada no recipiente;
- não enterre profundamente a fruta nela;
- deixe por 10 dias em local fresco;
- pousar em um terreno moderadamente aquecido pelo sol.
Se o agricultor planeja plantar para a estação da primavera, então o recipiente com areia e nozes deve ser armazenado no porão / geladeira durante todo o inverno. Alguns aconselham cavar este recipiente em algum lugar no jardim.
No entanto, você não pode fazer sem perdas. Se o jardineiro desejar plantar apenas uma amostra, ele deve preparar três ou mais nozes. Mudas extras sempre podem ser dadas aos vizinhos.
Plantio de boom de primavera
7 dias antes do desembarque, que pode ocorrer no final de fevereiro ou março, um contêiner com material genético valioso deve ser obtido do porão. Nos próximos 5 dias, os frutos são embebidos em água morna. Neste caso, o líquido deve ser constantemente mudado, porque pode se deteriorar. Graças a este “procedimento de spa”, a casca fica mais macia e o embrião acorda. Quando um broto branco aparece, a castanha pode ser plantada em um pequeno pote de terra, levando em conta os seguintes desejos:
- o volume do recipiente não deve ser superior a 500 ml;
- O solo deve estar suficientemente umedecido;
- A fruta deve ser colocada no chão, mas não muito profunda (3-5 cm), caso contrário, ela murcha ou não germina;
- periodicamente regada.
Depois de meio mês, o jardineiro já pode admirar os primeiros brotos. Quando o perigo de geadas noturnas passa, e esta é a segunda metade de maio, então a muda pode ser transferida para o seu “lugar de residência permanente”.
Vale a pena considerar que a árvore de castanha é um verdadeiro titânio. Portanto, a distância entre as mudas deve ser aumentada para 3 metros. Como resultado, a coroa de cada um deles será mais densa, o período de floração será mais longo e os frutos mais deliciosos.
Técnica Secreta
Claro, há muito debate sobre quando é melhor plantar essas árvores. No entanto, cada uma dessas opções tem suas vantagens. Outono “nativos” rapidamente sobem. No entanto, os espécimes de primavera são caracterizados por crescimento intensivo, resistência à geada e aparência mais saudável. Entre outras coisas, o próprio processo de aterragem desempenha um papel importante neste negócio. Aqui está o que a este respeito, os especialistas aconselham:
- As raízes das mudas devem ser cuidadosamente removidas do recipiente. O pedaço de terra deve ter até 50 cm de diâmetro.
- Cavar um buraco 2 vezes o sistema radicular. Em seu fundo é necessário colocar várias camadas de cascalho / pedras, que servirão como dispositivo de drenagem. A altura ideal de tal “fundação” é de 10 cm.
- Prepare um substrato de areia, húmus e chernozem (1: 1: 2). Tudo isso deve ser misturado com cal apagada (0,5 kg). Neste caso, fertilizantes de fosfato e potássio são recomendados em cada cova.
- 1/2 parte do substrato preparado é vertida no dreno e é enchida com água. Então, uma muda é assentada, que deve ser coberta com vários desembarques. Depois de abalar o solo perto do pescoço da raiz, a árvore precisa ser regada.
- A plântula é adotada mais rapidamente se o solo próximo a ela for coberto com cobertura morta (húmus, folhagem ou serragem) ou sacos de papel.
- Uma pequena cerca é construída ao redor do tronco. Com um vento forte, uma árvore jovem é importante para se fixar com cordas.
Não se esqueça da importância da fertilização. É realizado na primavera e no outono. No primeiro caso, é ureia ou verbasco diluído (para 10 litros de água 15 g), e no segundo – nitroammophoska introduz-se (as proporções são as mesmas).
Pela primeira vez, uma muda desprotegida deve ser constantemente regada e periodicamente afrouxada a terra. Com o início do tempo frio, os galhos precisam ser embrulhados com estopa e protegem as raízes com um grande “travesseiro” de folhas secas e húmus. Na idade de quatro anos, a poda deve ser realizada. No início, é desejável encurtar a vara principal por ¼ do seu comprimento e logo – os ramos laterais. Devido a isto, a coroa crescerá grossa e simétrica.
Doenças particularmente perigosas e pragas
Como qualquer outra árvore, a castanha não é protegida contra doenças, e folhas enferrujadas são o primeiro e mais comum problema. A folhagem marrom ressecada torna os gigantes majestosos miseráveis e indefesos. Uma imagem tão triste pode ser vista em muitas áreas metropolitanas no meio do verão. Especialistas distinguem os seguintes tipos de patches:
- Marrom. Pequenos pontos enferrujados progridem rapidamente e cobrem toda a folha. Aparece nos dois lados.
- Holey Ocorre com umidade excessiva do solo ou deficiência de potássio. Neste caso, as folhas são frequentemente tratadas com fluido Bordeaux a cada 10 dias. Este procedimento é realizado imediatamente após o período de floração.
- Vermelho-marrom. As causas estão associadas a mudanças repentinas de temperatura ou condições climáticas muito quentes.
- Preto. Quando os rins ainda não estão acordados, a árvore deve ser completamente pulverizada com uma solução de sulfato de cobre.
Procedimentos de pulverização são realizados à noite para evitar a ocorrência de queimaduras adicionais.
Além destas doenças, o castanheiro sofre de ácaros da madeira, oídio (revestimento branco sob a forma de teias de aranha) e mariposas. Para combatê-los, é aconselhável fazer um acabamento de fosfato ou potássio. As folhas danificadas devem ser removidas e queimadas, e a coroa deve ser tratada com fungicidas a cada 2 semanas. Naturalmente, é necessário combater essas pragas / doenças perigosas em um estágio inicial, porque elas estão progredindo rapidamente. Tais medidas ajudarão a preservar o apelo externo de uma planta perene.