Pequenas variedades compactas de thuja são extremamente procuradas em paisagismo. Tuya ocidental Danica – uma planta com uma densa arredondada crone até 80 cm de altura e cerca de um metro de diâmetro refere-se a formas anãs.
Este arbusto verde-se que há um lugar perto do slide alpino em bordas decorativas, em plantações de grupo entre os perenes florescendo e como plantas individuais entre as rochas ou espécies groundcover.
Descrição de Danica
Lentamente crescente variedade, atingindo o tamanho máximo não inferior a 15 anos de idade, foi criado em meados do século passado pelos botânicos dinamarqueses. Desde então, Thuya tornou-se um dos mais populares na concepção de pequenas parcelas onde é difícil encontrar um lugar para culturas maiores.
De acordo com a descrição, Thuya Danika é um arbusto conífero cuja coroa consiste em uma variedade de brotos macios densamente cobertos. A maioria dos ramos é direcionada para cima, o que dá à pequena planta uma “maciez” adicional. Agulhas jovens, cobrindo as extremidades das brotações, têm uma forma de agulha. Mais tarde, assume a forma de flocos aderindo à madeira. No verão, a coroa de Danica ocidental é colorida em ricos tons de verde. No outono, as agulhas estão ficando marrons e permanecem assim até a primavera.
As plantas são duráveis. Com cuidado competente, como outras variedades, Thuya Danika é capaz de atingir a idade de 150 anos.
Claro que hoje não existem cópias antigas. Mas havia Danica Thuja Aurea, mais original do que a planta tradicional à disposição dos amantes do projeto da paisagem. Este arbusto não é verde, mas agulhas de ouro brilhante. Ele, resistir a temperaturas abaixo de -29 ° C, a partir winterhardy e, portanto, mais dependente da luz solar. Um tom incomum de agulhas de pinheiro nas fades sombra e a coroa ea efedrina habitual e ouro perde gradualmente a forma esférica, tornando-se espalhando, desleixado.
Como todas as coníferas deste gênero, esta espécie de tui floresce quase imperceptivelmente. Ocasionalmente, os cones castanho-amarelados têm uma forma arredondada e um diâmetro não superior a 6 mm. No entanto, as sementes não são adequadas para reprodução. Na cultura, esta forma compacta é espalhada apenas por meio de cortes.
Plantar e cuidar de thuja em forma de bola Danica
Para crescer um thuja era exuberante e brilhante, é importante para ela encontrar o lugar certo. As coníferas sentem-se perfeitamente ao sol e suportam a penumbra, mas caindo sob as grossas copas das árvores ou na sombra da casa, as plantas correm o risco de perder suas qualidades decorativas.
Portanto, para arbustos globulares Danica, é escolhido um local ensolarado aberto com um solo solto e arejado. É importante que o sistema radicular da planta não sofra de águas próximas ou estagnadas. Como os jovens espécimes são menos resistentes a resfriados e queimaduras primaveris, o local deve ser protegido do vento:
- Se você precisa plantar tui para o meio-fio, os poços sob os arbustos estão cavando a uma distância de 30 cm um do outro. Isso permitirá que as coroas das plantas vizinhas atravessem e formem uma única parede baixa.
- Em monoculturas, a Danica ocidental é plantada a uma distância de 50 cm de outras plantas. Tal medida ajudará o arbusto a formar uma coroa esférica bonita e lisa.
Tui pode passar muito tempo sem irrigação, mas cresce melhor em solo fértil umedecido. O poço para o plantio de arbustos é feito um pouco mais do que o sistema radicular no recipiente. Na parte inferior, faça a drenagem de tijolos quebrados, migalhas de pedra ou argila expandida. O solo para encher o poço de plantio é misturado com substâncias minerais e um material orgânico bem permeado. Após o enchimento, o solo é facilmente compactado e regado, e o círculo sob a coroa é densamente coberto com turfa esquerda após o corte, aparas ou outra composição.
Após o plantio, o cuidado para Danja, como na foto, é regar, cobrir e rastrear a condição da coroa.
Na estação quente, os arbustos devem receber água. Para encharcar as raízes, 10-20 litros são despejados em cada planta. Grunhido sob o tomilho afrouxe suavemente e adormeça a cobertura morta. Com seca prolongada e calor, a coroa pode ser irrigada com água morna.
Na primavera, as coníferas são alimentadas com misturas especiais que permitem que as agulhas sejam tão brilhantes quanto possível.
Uma característica da planta é uma baixa taxa de crescimento, deixando apenas 4-5 cm de largura e altura. Portanto, o fertilizante não tem influência séria no crescimento da coroa.
Geralmente, valorizada no projeto paisagístico, a tuja Danika não precisa de podas especiais. No entanto, sem cortar ramos velhos, mortos ou incorretamente cultivados não pode fazer. A poda sanitária é realizada no início da primavera. Durante isso:
- remova galhos secos;
- cortou os galhos, quebrados pelo vento ou pela neve,
- Eles cortam as agulhas, secadas pelo sol brilhante da primavera.
As plantas jovens, no outono é melhor para cobrir os ramos de abeto, que irá protegê-los da geada e os roedores onipresentes, são muitas vezes alvo pelo espaço sob o dossel para habitação inverno.
No gelo, os arbustos tailandeses estão cobertos de neve. Para garantir a cor brilhante da coroa, o campo de inverno sem neve ajudará a cobrir com estopa ou material não tecido.
Tui Danica em design de paisagem
As thujas de garganta baixa com a coroa, que tem uma forma natural globular, não podiam deixar de encontrar o seu lugar na jardinagem.
Se espécies maiores requerem muito espaço, cuidados complexos e cortes de cabelo regulares, uma tuya anã de Danica ocidental, como na foto, pode ser facilmente representada:
- em uma colina rochosa no mais ínfimo jardim;
- como parte de um meio-fio baixo e denso;
- em um recipiente que pode ser facilmente colocado em um terraço ou loggia, usado para decorar um espaçoso hall ou pátio;
- em um canteiro de flores no quadro de perenes rastejantes;
- contra um fundo de altos arbustos decíduos ornamentais ou flores altas brilhantes.
efedra decorativo despretensioso, mesmo com tal tamanho modesto, invariavelmente, torna-se um ornamento para qualquer jardim, e sua partida não leva muito tempo, quer, nem forças jardineiro.