Gramados verdes são uma decoração magnífica do local, um fundo brilhante para as culturas ornamentais, um jardim florido e uma casa acolhedora. Mas transformar o território coberto de vegetação ao orgulho do proprietário só pode cuidar competente regular do gramado.
Muitos residentes de verão inexperientes acreditam que tendo arranjado um gramado no sítio, pode poupar o esforço, rapidamente modificar o espaço circundante e durante vários anos não se lembrar dos cereais crescentes independentemente. Mas na prática, o gramado requer atenção constante. A primeira saída para o gramado precisa ser feita assim que a neve derreter, e terminar o cuidado do gramado no outono, algumas semanas antes da cobertura de neve ser estabelecida. E, no entanto, com medo de dificuldades não vale a pena.
Se a grama tem manutenção regular, e todos os procedimentos planejados são realizados a tempo, então o gramado realmente agrada aos olhos por muitos anos, e cuidar dele só traz prazer.
Como cuidar do gramado no país? Quais são as características do trabalho no gramado em diferentes estações do ano e como distribuir adequadamente o esforço?
Características do cuidado do gramado após o inverno
Os primeiros dias de primavera, quando o ativo descongelamento da neve começa, mas à noite os lugares abertos na área são cobertos com uma densa crosta de gelo, esta é a época em que o proprietário do gramado deve primeiro sair pela primeira vez em um ano. Como cuidar do gramado depois do inverno, se parte da grama ainda estiver escondida sob a cobertura de inverno?
O fato é que a neve e o endurecimento do gelo na primavera impedem a penetração de ar na grama acordada. Sob a crosta de gelo, a umidade pode se acumular. Como resultado, o sistema radicular das plantas sofre, as folhas restantes podem apodrecer. A tarefa do jardineiro é quebrar cuidadosamente o gelo, para remover acumulações de neve endurecida.
Limpeza e Limpeza de Gramado
Quando a neve cai e o solo seca um pouco, a cobertura de grama deve ser limpa dos restos da grama do ano passado. Mortos após o outono e o inverno, as lâminas de grama sob a neve se assentam no chão e no bolo, formando uma espécie de feltro cinza-amarronzado. Se esses detritos de plantas não forem removidos, é:
- tornar a germinação de grama jovem difícil;
- estimula o desenvolvimento de processos de putrefação e a disseminação de pragas;
- reduzirá a densidade da cobertura de grama e o gramado perderá sua cor verde uniforme com o passar do tempo.
Você pode pentear o gramado com ancinhos de vento, que, graças ao design, não penetram tão profundamente no solo como os comuns. Tais cuidados para o gramado na primavera ajudarão a limpar a cobertura de resíduos de plantas e detritos acidentais acumulados durante a estação fria.
O procedimento é realizado no sentido longitudinal, e depois no sentido transversal, de modo que o primeiro estágio de tratamento após o inverno tenha afetado todas as suas áreas.
Aeração durante o cuidado do gramado na primavera e no outono
As raízes das gramíneas perenes costumavam semear o gramado, formando um gramado tão denso que pode ser comparado a um saque áspero e muito forte.
Portanto, na primavera, quando o solo é regado, o crescimento da grama é ativado, é importante que as plantas ajudem e forneçam ar. Para este fim, a aeração do gramado é realizada. O procedimento para o cuidado do gramado consiste em perfurar o revestimento. Perfurações pontuais com uma profundidade de 8 a 10 cm são feitas a uma curta distância umas das outras ao longo da superfície do revestimento.
Tais aberturas:
- ajudar o oxigênio a penetrar profundamente no solo;
- estimular a atividade de microrganismos benéficos do solo;
- impede o desenvolvimento de fungos putrefactos e bactérias;
- evitar o encharcamento do substrato;
- assegurar a respiração das raízes;
- acelerar a renovação da cobertura de grama após o inverno.
Se a área sob a cobertura de grama for pequena, os garfos usuais ajudarão a lidar com a aeração.
Com extensos gramados, a aeração na saída após o inverno requer mecanização. Aqui, os arejadores a gasolina ou elétricos serão úteis, o que acelera o trabalho e é simplificado muitas vezes.
A aeração repetida é realizada mais perto do outono. No verão, especialmente em dias quentes, este procedimento para cuidar do gramado não é realizado.
Corte de cabelo: a principal tarefa do cuidado do gramado na primavera e no verão
Se o gramado não corta, os cereais crescem e a superfície perde a uniformidade. Portanto, corte de cabelo – esta é a principal medida para cuidar do gramado. Ele é realizado, começando com a primavera e até o meio do outono, quando é hora de preparar a capa para a “hibernação”.
O objetivo principal dos cortes de cabelo, como um passo de cuidar do gramado na primavera e no verão, é trair o gramado de uma aparência elegante e atraente. Com qualquer área de gramado, seu proprietário não pode fazer sem um cortador de grama de alta qualidade ou pelo menos um aparador, caso contrário, será quase impossível obter uma cobertura de grama lisa da mesma altura.
Corte de grama precede a limpeza do gramado. Esta medida é necessária não apenas para remover detritos, capaz de danificar o mecanismo do cortador de grama, mas também para endireitar a grama. O gramado é cortado em dias ensolarados e não úmidos. A relva deve estar seca, caso contrário não será possível evitar a aderência de lâminas de relva às facas e deterioração dos meios de mecanização.
Como parte do cuidado regular do gramado no verão, o corte de cabelo é realizado quando as placas da folha crescem. A frequência depende das condições climáticas e das plantas escolhidas para semeadura.
Na maioria das vezes o intervalo entre a ceifa é de 2 a 4 semanas, mas querendo atrasar o próximo procedimento, alguns jardineiros tentam cortar a grama mais abaixo. Este é um erro perigoso. Tal corte de cabelo enfraquece bastante o gramado, privando as plantas de importante maquiagem por meio da fotossíntese. É melhor que a cobertura de grama mantenha uma altura de 7 a 9 cm do nível do solo.
O corte de relva é realizado em duas etapas. Primeiro, a área da área coberta de grama é atravessada em uma direção. O segundo tratamento é realizado perpendicularmente ao original.
Top vestir do gramado na primavera e no outono, no âmbito do cuidado do gramado
Cuidados para o gramado na primavera na dacha não se limita a cortes de cabelo, aeração e limpeza oportuna. Cortes de cabelo freqüentes, que causam o crescimento intensivo da grama, levam invariavelmente ao enfraquecimento das plantas e ao esgotamento das reservas de nutrientes e microelementos do solo.
Portanto, o curativo superior é a parte mais importante do cuidado do gramado na primavera, verão e outono. A introdução de fertilizantes é realizada após o corte de cabelo e é necessariamente acompanhada de rega abundante de plantas. A freqüência de aplicação de fertilizantes depende da condição das plantas. O intervalo entre os curativos superiores varia de 4 a 6 semanas, sendo o primeiro procedimento realizado imediatamente após o desaparecimento completo da neve, e o segundo – duas semanas antes do início do tempo frio.
Cuidar do gramado no outono difere da primavera. Se durante uma vegetação ativa a grama precisar de mais nitrogênio, então no inverno é restringido neste elemento, substituindo-o por potássio e fósforo. Para simplificar o cuidado do gramado no país, os especialistas recomendam o uso de compostos complexos que atendem plenamente aos requisitos de cereais em diferentes épocas do ano.
Os fertilizantes são aplicados em forma seca à mão ou por meio de um dispositivo especial ou planta eles são alimentados com substâncias líquidas, incluindo-os no esquema de irrigação.
Além da aplicação de fertilizantes, na primavera e no verão, lutamos com ervas daninhas e cogumelos, muitas vezes povoando gramados verdes. Se conseguirmos manejar as ervas daninhas ocasionalmente, então remover o herbicida do local apenas os herbicidas e fungicidas sistêmicos, que são produzidos especificamente para uso no cuidado do gramado do país, ajudarão.
Molhar o gramado do jardim: o cuidado da estação quente
Na umidade, o gramado precisa durante toda a estação quente, enquanto a grama cresce e recebe comida do solo. No cinto do meio, você pode regar o gramado 2-3 vezes por semana, mas às vezes o tempo faz suas próprias correções para o cronograma:
- Na estação chuvosa, a rega é reduzida ou interrompida completamente.
- no tempo de enxurrada, a quantidade de água de irrigação aumenta, mas nunca realiza o procedimento às horas do meio-dia, quando o sol está ativo o máximo possível.
Devido ao perigo de danificar o sistema radicular da superfície das gramíneas, em nenhum caso os gramados são despejados da mangueira.
Muito mais eficazes são todos os tipos de sistemas de irrigação que fornecem a dissecação do fluxo de água ou o uso de um método de gotejamento. Para garantir as necessidades do gramado, a profundidade de imersão deve chegar a 15-20 cm, caso contrário, parte do sistema radicular está em solo seco e a grama não recebe alimentação adequada.
Mulching: parte do cuidado do gramado no outono
O cuidado da primavera para o gramado determina seu futuro crescimento e beleza. Medidas tomadas no outono, ajudam a preservar a saúde da grama até a próxima temporada.
De setembro a meados de outubro, os proprietários de grama começam a preparar o gramado para o inverno. Um elemento importante do cuidado do gramado neste momento é a cobertura do solo. O procedimento é espalhar uniformemente no local de uma mistura de sua turfa, areia e húmus, o que ajuda:
- aumentar a espessura da camada de nutrientes do solo;
- melhorar o crescimento e a renovação do sistema radicular;
- estimular o crescimento da grama;
- alinhar gramado no próximo ano.
Você precisa cuidar do gramado durante todo o ano. Somente essa abordagem sistemática garantirá a qualidade consistentemente longa da cobertura de grama, sua beleza e densidade uniforme.