Se você quer que a área suburbana pareça bonita, incomum e moderna, você precisa pensar sobre os detalhes do projeto da paisagem. Muitas vezes usam reservatórios para zoneamento de territórios, e também para efetivamente enfatizar a parte central do jardim. O mais interessante é que a disponibilidade de água para isso não é absolutamente necessária. Nós falaremos sobre um elemento de design tão interessante, como um riacho seco. Essa ideia tem muitas vantagens e também tem uma história interessante.
História de ocorrência
As origens do fluxo de pedra originam-se no passado distante – o antigo Japão, onde 700 anos atrás uma tradição parecia criar jardins filosóficos de pedra. O público pode assistir ao canal seco, que aguarda ansiosamente as primeiras gotas de chuva. Eles vão encher o córrego e se transformar em um rio cheio de fluxo. Essa ilusão permitiu que uma pessoa mergulhasse em profundas reflexões filosóficas sobre a vida e a harmonia. Com o tempo, esta ideia interessante para o desenho de paisagem tornou-se generalizada no Ocidente.
O que o riacho seco consiste e o que é útil
O começo da corrente é uma fonte pequena, que gradualmente se expande, contorcendo-se ao redor do jardim. Acredita-se que a casa atrai energia positiva, sorte e harmonia. A composição consiste em pequenas pedras, simbolizando o movimento do fluxo de água e grandes pedras brancas, semelhantes a corredeiras e cachoeiras. Organicamente, o riacho parece com arbustos e pequenas pontes de madeira, jogadas sobre um riacho de pedra.
A principal vantagem deste elemento incomum é a sua versatilidade. Riacho seco pode ser criado em qualquer site, independentemente do estilo de design da paisagem e design do edifício principal. Ele praticamente não precisa de cuidados e parece lucrativo em qualquer época do ano.
Além do recurso externo, o fluxo seco desempenha várias funções úteis:
- Ele serve como um disfarce natural para as comunicações de engenharia, enquanto o acesso fácil é mantido para elas;
- É uma boa opção para a decoração da diferença de altitude (a partir do drop-down fluxo de Stone Hill parece muito bom, e se você decorá-lo com flores e arbustos, é possível criar uma verdadeira obra-prima, uma visão agradável em uma base diária);
- pode servir como drenagem para o desvio de água.
Riacho seco, desempenhando o papel de uma vala de tempestade, pode ser colocado ao longo dos caminhos do jardim. Assim, as poças sobre eles não aparecerão mesmo na chuva mais pesada.
Design e materiais
Como qualquer outro elemento do projeto paisagístico, o projeto de um fluxo seco deve ser cuidadosamente pensado. Você precisa criar um desenho, onde você pode esboçar o layout, fazer uma lista de materiais e plantas ornamentais. Se você não tem experiência em tais cálculos, a tarefa pode parecer muito complicada. No entanto, é bastante real, basta mostrar paciência e imaginação.
Escolher pedras
Primeiro você precisa decidir sobre o esquema de cores. Tradicionalmente, as pedras escuras imitam a água e os paralelepípedos de grande luz atuam como limiares. Se preferir tons de azul claro, use basalto ou ardósia. Para fazer a composição em tons avermelhados ou esverdeados, o granito pode ser usado, e para realçar lugares brilhantes – calcário.
Para criar um efeito de cintilação, organize as bolas de vidro entre as pedras. Refletirão belamente a luz do sol e, à noite, acrescentarão uma atmosfera de mistério e contos de fadas.
Brooks com muitas curvas e mangas parecem muito mais interessantes do que os canais de pedra retos. Coloque uma ilhota com flores onde a corrente é mais larga que todas e as margens estão decoradas com vegetação verde.
Plantas para um riacho seco
A fim de alcançar a ilusão do fluxo de água, use plantas que na vida cotidiana estejam associadas à água:
- bambu;
- miskanthus (juncos chineses);
- arundo reed;
- musgo.
As flores são melhores para escolher em tons de roxo e azul. Perfeitamente se adapta a grama de mosquito, festuca azul, grande nezbudochnik sem folhas (brunner) e lobelia. Os canteiros de flores de várias camadas que circundam as margens do riacho seco criam a ilusão de que está prestes a ganhar vida.
O riacho de pedra é uma excelente solução para decorar e zonear o território do seu jardim. Por exemplo, você pode separar a área de lazer, uma churrasqueira e um jardim. A construção deste elemento de design incomum não leva muito tempo e dinheiro, enquanto o site vai mudar e brincar com novas cores.
Além da horta, a corrente pode ser usada para decorar o território adjacente do edifício principal. Combina perfeitamente com as fachadas de qualquer estilo, desde o clássico ao moderno de alta tecnologia. Não tenha medo de experimentar, porque você sempre pode alterar o conteúdo ou a forma do fluxo.