Os descendentes do interior da geração dos anos 40 e 50 sempre se lembram das tortas da avó “com sabugueiro”. As bagas de pretinha negra comiam e assim, frescas, embora ela não pudesse se gabar de qualidades de sabor. Mas cresceu por conta própria, não exigindo nem atendimento ou lugar no site.
Berry é pequena e os benefícios são ótimos
Hoje, os médicos concordaram na opinião de que esta simples e não tão saborosa fruta é bastante útil. E sua irmã – deduzida há um século por Luther Burbank de uma beladona americana e nossa pequena, mas de alto rendimento e resistente a resfriados – é reconhecida pela planta medicinal:
- Sunberry – o chamado híbrido cultivado – é usado para tratar dores de garganta. O suco Berry é diluído 1 parte em 3 partes de água e enxaguar a garganta.
- O suco das folhas ajuda com uma hemorragia uterina fria. E ele também tem pílulas para dormir.
- As bagas frescas melhoram a digestão, embora enfraqueçam ligeiramente, expulsam-se com sucesso do corpo de parasitas.
- Para curar feridas e úlceras purulentas, as bagas são moídas e misturadas com leite coalhado 50:50.
- Além disso, as bagas do pretinha negro são recomendadas pela medicina nacional para a gota, varizes, hemorróidas, reumatismo, psoríase, para a remoção de dores de cabeça.
- Alguns argumentam que os frutos de sanberries têm propriedades anti-hipertensivas. Mas esse fato não é confirmado pela medicina.
- Mas as bagas fazem parte da droga chamada “Blueberry Fort”, que é usada com sucesso na medicina para melhorar a visão e na luta contra o glaucoma.
- A droga amplamente conhecida “LIV-52”, que inclui bagas, ajuda nas doenças do fígado.
- Os médicos dizem que o selênio, contido nos frutos de sanberries, retarda o processo de envelhecimento, melhora a memória, coordenação de movimentos, cura neuroses, é usado como preventivo contra o câncer.
- Antocianinas em bagas de nightshade preto melhoram a composição do sangue.
- Pektiny sanberri contribuem para a remoção de venenos e toxinas do corpo.
Em suma, esta planta é apenas um achado para quem quer preservar sua saúde e permanecer jovem por mais tempo!
Descrição geral da cultura
Sunberry é uma planta anual. Mas cresce mais de um metro de altura. E a fruta é capaz de dar 10 a 20 kg do mato! A cor preta da baga híbrida é grande, do tamanho de uma cereja.
Planta de floração durante todo o verão, começando em junho e até a maioria das geadas. Portanto, você pode coletar bagas quase diariamente. Olhar muito bonito recolhido em aglomerados de flores, reminiscentes de batatas, ao lado de bagas verdes e já pretas.
No estado adulto, o sanberry pode tolerar facilmente a seca, o calor e a geada. No ano que vem, é bem possível conseguir muitas mudas da antiga usina no lugar antigo. Um jardineiro simplesmente seleciona os brotos mais fortes e mais altos e remove os extras.
Cultivo de sanberry
As sementes desta planta são muito semelhantes aos tomates. Eles são pequenos o suficiente.
Tratamento de sementes antes do plantio
A desvantagem do sanberry é que as sementes são perfuradas com grande dificuldade. Portanto, primeiro eles precisam ser mantidos por 20 minutos em uma solução quente de permanganato de potássio. Em seguida, corte cuidadosamente a lâmina no local onde geralmente aparece o germe de semente.
Alguns jardineiros oferecem um método diferente. Eles aconselham não cortar o revestimento da semente, mas apenas para fazer os entalhes na pele pela agulha. E então as sementes são colocadas em um jarro com uma grande areia de rio lavada e calcinada. Eles devem preencher a capacidade pela metade. Com agitação intensa da lata, a integridade das cascas da semente é quebrada e os grãos permanecem intactos.
Faça isso com cuidado, para não danificar o núcleo dentro da semente!
A semente operada é colocada em um pano úmido, coberta com um filme ou vidro, e colocada em um lugar quente para que ela se derrame. Este processo pode ser um pouco atrasado, se você comparar sandberry com tomates e pimentões.
Plantar as sementes de sanberry no final de fevereiro, para que a planta conseguiu dar uma boa colheita.
Cultivo de mudas
Sunberries diferem pouco em agrotechnics de tomates e pimentas. Você pode plantá-las mesmo em uma caixa com elas. Para obter mudas, terra neutra é necessária. Portanto, você não precisa adicionar turfa ao solo.
O fundo da caixa é derramado com argila expandida para garantir a drenagem. Sobre ele, uma camada de solo é coberta – centímetros 10. Uma semente é colocada a uma profundidade de meio centímetro. O solo é umedecido e coberto com vidro ou polietileno.
A mini-estufa deve ser ventilada regularmente para que a terra não fique mofada. As mudas aparecerão em três meses. Depois que as plantas jogam fora a terceira folha real, elas são mergulhadas e colocadas em um local bem iluminado e quente.
Regar as mudas não é muito comum, mas também para permitir que a terra se torne “pedra” não pode ser.
Plantar no campo aberto e cuidar de sanberry
A planta sandberry é produzida em conjunto com tomates e pimentões. Apenas a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 70 centímetros, uma vez que eles estão muito proliferando.
Durante o verão, é suficiente para alimentar algumas vezes com uma amora e em um ou dois dias regar – e muito em breve o jardineiro será recompensado por seus trabalhos!
Receitas de espaços em branco
Não é muito saboroso os frutos de sanberry em forma fresca, mas simplesmente incrível na forma de geléia. E o vinho dele fica delicioso.
É importante lembrar que, para preservar as propriedades benéficas da beladona preta, cozinhe menos de 5 minutos! E para melhorar o sabor, você precisa colocar um limão na geléia.
Preparação de passas de nightshade
As bagas são mergulhadas em xarope de açúcar fervente por 2 minutos. Então eles ficam com um barulhento e arrumado. Você pode colocar este “raisin” em tortas, decorá-los com bolos e doces, sorvetes e adicione o mingau (não laticínios).
Receita de geléia medicinal de sanberry
300 g de açúcar adormecer com 1 kg de bagas, incendiar e deixar ferver. Há também adicionar fatiado ou moído em um moedor de carne de limão. O doce é fervido por 5 minutos e derramado sobre latas. Conservar no frigorífico, pois à temperatura ambiente normal fermentará.
O uso deve ser diário para 5 colheres de sopa, você pode com chá ou espalhar em um pão.