Se você é um aldeão e tem uma vaca na casa, um separador para o leite é necessário. Mesmo uma vaca, se ela for um balde, alimentará a família com creme azedo e queijo cottage. Enfermeira molhada Maloproduktivnyh agora na bitola casa não segure – irracional. Do número de vacas, na sua produtividade, qual modelo de separador deve ser comprado depende.
Qual é a base do processamento de laticínios
O leite de vaca fresco é uma suspensão na qual bolas gordurosas chamadas creme são misturadas com moléculas mais pesadas do resto do leite. Eles são facilmente separados da maior parte do produto, aparecendo. Para facilitar a separação de frações, separadores para leite foram criados. No futuro, o resíduo pesado é estratificado em coalhada e soro, mas isso é após a fermentação. Separadores também existem para sua separação.
Separe o creme durante a separação pode estar em qualquer proporção percentual.
Se o resultado final do processamento for de 1:10, então para cada 10 litros de retorno, 1 litro de creme de 11 litros de leite é recebido. Este creme contém uma grande quantidade de óleo e pouca fração líquida. Mas você pode obter 3 litros de creme para 8 litros de retorno. Tal creme será líquido, e os óleos deles resultarão um pouco. O separador permite criar uma proporção de 1: 4 a 1:12.
Nas residências e para o processamento primário de leite de pequenas propriedades, apenas os separadores ou separadores de creme são usados, o que é o mesmo. A separação do creme ocorre sob a influência de uma força centrífuga, que lança partículas pesadas para a periferia, e os pulmões ficam mais próximos do centro. Após a separação, resta selecionar as frações em recipientes separados.
O separador de leite representa um sistema afinado de alimentação contínua de leite em um tambor de bandeja rotativo e a seleção de creme e leite desnatado ou leite desnatado.
Mas o processo depende de muitos fatores:
- velocidade de rotação do tambor;
- tarefas para obter uma determinada proporção de retorno e creme;
- da temperatura e fluxo de leite através de uma centrífuga.
Um usuário experiente encontra sua relação de todas as variáveis e tenta segui-lo. Para o usuário do dispositivo portátil, é real pegar o número necessário de rotação do motor manualmente. O separador elétrico para leite é ajustado antecipadamente, com os botões de modo.
Princípio da operação do separador
Os drenos industriais e manuais são baseados no princípio geral da separação da lama em um tambor de tigela. Esta é a unidade principal, consiste em um pacote de placas divisórias, colocado em um copo e fechado com uma tampa. Placas perfuradas se encaixam em uma certa ordem, criando 6 furos para a saída do leite. Para o creme, o rendimento é mais próximo da parede do copo. O produto é despejado na taça de recepção do separador para leite. Através da rolha ajustável, o leite flui para a câmara de flutuação e, a partir daí, passa através do vidro central do tambor para baixo.
Leite no tambor tigela sob a influência de forças centrífugas é dividido em cada placa. Por canais comuns, o inverso sobe para a câmara receptora e é desviado através da buzina para o recipiente. Creme cai em outra célula. No depósito são impurezas acidentais. Desta forma, o separador de leite doméstico funciona independentemente do tipo de drive. Os métodos de operação correta, a seqüência de operações são refletidas no manual de instruções do separador.
Um requisito obrigatório para todos os separadores domésticos é a lavagem e secagem completas de todas as partes após a destilação do leite.
Surpreendentemente, se as placas não estiverem limpas o suficiente, elas não estão bem vestidas, o aparelho não funcionará e o leite fluirá de todas as rachaduras.
Modelos de separadores para uso doméstico
Ao escolher um separador para um creamer, as características de cada consumidor devem ser levadas em conta:
- Um único volume de processamento determinará a escolha do volume do recipiente receptor. Quanto mais leite você precisar ultrapassar, maior será o copo para não adicionar leite de cada vez. Eles produzem capacidades de 5,5 e 12 litros.
- O separador universal combinará a limpeza do leite das impurezas e a separação do creme.
- Se diariamente mais de 30 litros de leite são destilados, a melhor compra será um aparelho com acionamento elétrico.
- As peças de metal são mais duráveis, mais duráveis, mas são mais caras que os separadores de plástico.
Um dos mais populares é o separador Motor Sich. É um eletrodoméstico elétrico do tipo aberto do objetivo universal. A marcação depende da produtividade, medida em l / hora. O separador pode funcionar por uma hora, então uma pausa é necessária para resfriar o motor. A conexão ao separador é feita através de um redutor e uma embreagem de transição. O receptor de leite é projetado para 12 litros. O retorno pode ser batido para 0,05% de gordura. A relação entre o creme e o retorno pode ser de 1: 4-1: 10. Existe tal montagem de 6.500, dependendo da configuração e do material da peça de trabalho.
Leite antes da separação é necessariamente aquecida. Se não houver um termômetro à mão, o leite deve ser igual à temperatura dos dedos, o que significa que o dedo sente, o leite está um pouco quente.
Abra a torneira e coloque o leite no sistema após o separador ter aquecido, ficar inativo por cerca de cinco minutos.
Separador O agricultor difere do dispositivo anterior com uma velocidade de rotação mais alta do tambor do recipiente, 1450 rpm e, portanto, uma separação mais eficiente do leite em creme e vice-versa. A frequência de rotação do tambor é ajustável. Pesa apenas 3 kg.
Separadores manuais RZ OPS são projetados para baixa produtividade. O conjunto inclui uma tigela de 5,5 litros. Na versão plástica o separador custa 3 mil, em metal é duas vezes mais caro.
Como se fazer um creme para leite
No entanto, os artesãos chegaram à conclusão de que você pode criar um separador de leite com suas próprias mãos, usando a mesma força centrífuga. O diagrama mostra um aparelho simples separando o creme e de volta para as frações.
Ao girar sob a ação da aceleração centrípeta, quanto mais pesada a partícula, mais longe e com mais força ela é descartada. Se você pegar um recipiente, derramar leite nele e dar uma velocidade de rotação suficiente, haverá uma separação do líquido. A fração de luz estará mais próxima do centro, e a parte da água se concentrará nas paredes rotativas e tenderá a voar mais.
Uma agulha fina é feita no cilindro rotativo. É colocado em um vaso estacionário, que receberá um spray. É importante conhecer a quantidade de leite desnatado que está sendo amostrado. Isso é determinado antes do início da separação. A parte restante no cilindro interno é uma fração leve, creme.
E quanto mais leite desnatado for selecionado, mais espesso será o creme.
Este separador caseiro permite processar apenas uma porção de leite, após o que você pode fazer uma nova carga. O torque pode ser transferido de qualquer motor. A velocidade de rotação do tambor não deve ser superior a 1400 rpm.
Outro princípio de separação do leite é vibratório, mas em separadores domésticos para leite não encontrou aplicação. Separadores magnéticos para separar creme de leite frio e soro de queijo cottage são usados no processamento industrial, modelo A-1 AXO.