Legumes, verduras e flores são cultivadas com sucesso em casa, sem o uso do solo. Este método é conhecido como hidroponia. Toda a essência desta tecnologia é criar um ambiente propício para o desenvolvimento do sistema radicular. Graças à saturação da planta com oxigênio, assim como nutrientes, ela pode florescer e dar frutos. O único problema é que você precisa preparar o substrato certo e uma solução com fertilizantes minerais. Tudo isso requer uma dosagem ultraprecisa. Entre outras coisas, esta instalação deve estar equipada com lâmpadas especiais. Se você não aderir a essas normas, as culturas cultivadas ficarão doentes e poderão até morrer.
O papel principal na obtenção de uma cultura abundante e de alta qualidade é desempenhado pela solução nutritiva. A rigidez de água e o conteúdo de sais solúveis nele devem corresponder à norma – 1.5-3 g por o litro de líquido.
Vegetação
Não subestime o custo-benefício dessa técnica, que inclui consumo racional de água e espaço. É muito simples montar uma unidade de hidroponia em casa para cultivar verduras perfumadas. Sua colheita acaba sendo tão grande que muitos usam essa tecnologia para fins comerciais para forçar:
- Curve-se na caneta;
- salsa;
- erva-doce;
- salada;
- endro.
Como um substrato especial é usado como solo, a planta recebe uma quantidade suficiente de substâncias úteis. Neste sentido, toda a sua força dá à formação de um topo denso, e não raízes potentes. Você pode fazer esse design da seguinte maneira:
- Prepare uma palete de plástico. Escolha um recipiente preto com um acabamento fosco. Tal superfície não deixa a luz entrar no meio e impede a formação de algas na água. Nas lojas você pode encontrar paletes especiais para hidroponia da nova geração.
- Sister a plataforma flutuante. Para fazer isso, você precisa cortar uma folha de tamanho apropriado de espuma. Faça buracos, cujo diâmetro será o mesmo dos potes com greens. No entanto, eles devem estar bem fixados nos funis e não falhar. A distância entre os furos deve ser escolhida média, de modo que os arbustos crescidos não interfiram um com o outro.
- Prepare tanques de plantio para o sistema radicular. Esses tanques hidropônicos especiais são cestas que se parecem com sacos de corda soviéticos.
- Adquira um compressor de ar do tipo aquário. Vale lembrar que a hidroponia é uma tecnologia que envolve o uso de equipamentos especiais para o cultivo de plantas. Essas plantas asseguram a saturação da solução nutritiva com oxigênio.
Escureça a superfície da palete com tinta preta. Além disso, alguns usam folha de alimentos para esses fins. Esta camada também protegerá o substrato do superaquecimento, superando calor e raios de luz.
Agora você pode começar a plantar sementes. Enchimento pode ser musgo, feno ou lã mineral. Substratos rígidos ou grandes para o cultivo de hortaliças não são adequados. Antes do plantio, o material de plantio deve estar completamente úmido. A bandeja deve ser preenchida com uma solução para que 1/3 dos potes estejam nela. Um estoque de água com fertilizantes deve ser reabastecido a cada 14 dias (no verão, deve ser feito com muito mais frequência), e deve ser completamente substituído uma vez por mês.
Em vez de potes, alguns usam copos descartáveis com sucesso. Só neles é necessário cortar furos cuidadosamente ao redor do perímetro.
Legumes
Independentemente, faça uma hidroponia primitiva – o equipamento para o cultivo de vegetais pode ser, se você aderir a um determinado esquema. No entanto, você ainda precisa usar dispositivos especializados da loja. O processo de construção de uma estrutura autônoma consiste nas seguintes etapas:
- Compre um contêiner (15 litros), bem como vários vasos de flores.
- Da espuma, você precisa cortar a tampa para cobrir o tanque. Se este é um balde comum, então ele pode fazer uma tampa especial de material denso. Os buracos correspondem ao tamanho de um ou mais potes.
- Na parte inferior de cada contêiner, corte dois funis. Pela tecnologia da hidroponia, eles são necessários para a ingestão de solução nutritiva e remoção do excesso de umidade.
- No primeiro furo, você precisa consertar o tubo que está conectado ao compressor (por exemplo, uma bomba de aquário). O segundo duto serve como um componente de drenagem para evitar inundações.
- Agora pote (opcionalmente vários) necessário para encher o material de plantio: argila expandida, vermiculite (mineral com estrutura de camada), cascalho, casca de coco esmagado, perlite, grosseiro misturas de areia cascalho.
- Mudas plantadas. Ao mesmo tempo, as raízes devem ser cuidadosamente espalhadas para não danificá-las.
- Encha o balde com um fluido nutritivo com aditivos especiais.
- Ligue o compressor.
No primeiro estágio, você precisa definir um temporizador com uma periodicidade de 15 minutos. Isso permite que o sistema encha o reservatório uniformemente com o substrato com um líquido. Para a próxima corrida, o excesso de umidade vai deixar o pote.
A tecnologia da hidroponia acima com suas próprias mãos é amplamente utilizada para o cultivo de pepinos e tomates em casa. Tais colheitas podem legitimamente receber o título de alimento ecológico. Eles não crescem em solo que acumularia metais ou restos de fertilizantes, mas em uma solução especialmente preparada. Neste caso, o jardineiro não deve se preocupar com pragas que geralmente são plantadas no solo ou com doenças que afetam as lavouras.
Flores
Os produtores de flores também estarão interessados nesta tecnologia. Floração exuberante e densa no peitoril da janela irá encantar famílias e vizinhos durante todo o ano. Para não atormentar os leitores por muito tempo, o que é hidroponia para flores, vale a pena imediatamente passar para os negócios. Talvez essa seja a planta hidropônica mais simples, usada na jardinagem. Para sua construção, você precisará de:
- Transplante a flor em uma panela de cerâmica ou argila com um buraco no fundo e também as paredes laterais. O diâmetro de cada um deles é de 1 cm ou 1,5 cm.
- Plantar material granular (as opções listadas acima) deve ser peneirado através de uma peneira para separá-lo das impurezas desnecessárias. O diâmetro das células filtrantes varia de 0,1 a 2 cm e o solo deve ser tratado com um desinfetante (solução de permanganato de potássio).
- Planta jovem atira alguns centímetros mais profundo do que o habitual.
- Mergulhe a panela em um recipiente cheio de água, meio cheio. Após 7 dias, substitua o líquido pela solução preparada.
- Quando novas raízes aparecem (elas serão visíveis através dos buracos no fundo da panela), é necessário fazer um “travesseiro” de ar para elas, levantando levemente a panela. Então as raízes receberão ar suficiente e não morrerão.
Transplante deve ser realizado na estação quente (primavera ou verão). Em um microclima frio, eles não conseguem se adaptar às novas condições.
Faça hidroponia com suas próprias mãos pode ser de paletes, baldes ou tigelas domésticas comuns. É aconselhável comprar bacias de tons escuros, para que não percam a luz. Entre outras coisas, tanques devem ser feitos de materiais fortes que não entrem em reações químicas com outras substâncias ou alterem sua estrutura sob a influência da temperatura. No entanto, esses itens são aconselhados a serem usados apenas no primeiro estágio, até que novas raízes apareçam.
A hidroponia não recomenda o uso de variedades cujo sistema radicular está em decomposição. É proibido para plantas suculentas (não necessitam de rega frequente, suportam a seca), bem como flores bulbosas.
Quando a água é substituída por uma solução saturada, a distância entre a panela e o tanque externo é aumentada de 6 a 10 cm Se você comprar equipamento especial para hidroponia, então em tais instalações tudo isso é fornecido pelos fabricantes.
Namoro adicional
No entanto, a presença de tal dispositivo não substituirá a pulverização da planta. Além disso, você precisa coletar regularmente folhas / caules podres ou secos. A cada 30-40 dias é necessário controlar o nível de acidez e a concentração de nutrientes. Muitas vezes é importante mudar a solução. Ao mesmo tempo, é aconselhável desinfetar pratos, raízes e substrato. Para isso, você pode usar permanganato de potássio comum diluído em água.
No inverno, a concentração de fertilizantes é reduzida em 2 vezes. É necessário baixar o nível da água para o nível mínimo. Tais precauções permitirão que a flor sobreviva com segurança ao período de descanso.
Fertilizantes e preparação de solução
Além disso, é necessário selecionar com competência fertilizantes para hidroponia. A formação de um meio nutriente depende em grande parte do resultado que o jardineiro deseja receber. Para flores, verduras e legumes, você precisa selecionar diferentes componentes. Aqui estão alguns deles:
- O magnésio (sulfato ou nitrato líquido) e o cálcio (nitrato granulado) contribuem para o melhor desenvolvimento das raízes;
- o fósforo (ácido ortofosfórico) estimula o processo de floração e também acelera o crescimento do caule;
- O potássio (salitre ou fosfato monopotássico) é responsável pela coloração das folhas e brotos da cultura.
Os fertilizantes orgânicos (incluindo a ureia) não são adequados para essa tecnologia. Seus componentes constituintes rapidamente estragam a essência e azedam.
Esta tecnologia de nutrição da raiz é uma arte completa. Afinal, em vez de solo, a água é usada aqui, que deve ser saturada com nutrientes e microelementos. Uma solução pronta para hidroponia na maioria dos casos é melhor comprar em lojas especializadas. A acidez de tais formulações varia de 5,8 ou 6,5 pH. Basicamente são fertilizantes complexos. Para preparar de forma independente uma base nutritiva para as culturas, um jardineiro deve tomar:
- Água filtrada. Deve permanecer por 24 horas. A temperatura do quarto de líquido (18-20 ° C), volume – 1 litro.
- Em uma balança eletrônica precisa pesam 1 g de nitrogênio e 2 g de potássio, fósforo – 0,5 g e magnésio – 0,3 g;
- Para preparar outra receita (Knop), tome 0,25 g de sulfato de magnésio e fosfato de potássio, cloreto de potássio – 0,125 g, 1 grama de nitrato de cálcio e 0,0125 g de cloreto férrico.
- Então, revezar para dissolver cada produto químico em uma pequena quantidade de líquido.
- Deite 700 ml nos pratos e comece separadamente para verter as soluções preparadas. Ao fazê-lo, mexa muito bem.
- Quando todos os componentes são misturados, é importante complementar o volume de água para um litro.
Deve-se levar em conta que as substâncias que contêm ferro são extremamente “caprichosas”, por isso podem precipitar-se. Sua alternativa é sulfato de ferro (1,5 g) em conjunto com ácido cítrico (1,7 g). Eles são criados separadamente, mas depois misturados em 0,5 litros de água.
Uma mistura adequadamente preparada não terá um precipitado. Para evitar isso, não é necessário misturar todos os ingredientes e dissolvê-los em água.
Lâmpadas
Um papel importante no crescimento total de vegetais e flores é desempenhado por lâmpadas econômicas para a hidroponia, que as ajudam a se desenvolver rapidamente. É importante que essas plantas “domésticas” tenham luz suficiente. Para isso, jardineiros usam essas variedades de lâmpadas economizadoras de energia:
- luminescente (durável, seu espectro inclui raios necessários para a fotossíntese);
- incandescente (dar um máximo de calor, mas se não houver ventilação na sala, então levar ao molde);
- descarga de gás (halogeneto de metal, sódio e mercúrio).
Eles são instalados a uma distância de 0,5 m para iluminar plantas que gostam de sombra e 15 cm para variedades que precisam de mais de 12 horas de luz. Para selecionar tais lâmpadas para hidroponia segue individualmente. Afinal, as culturas cultivadas dessa maneira são consideradas bastante vulneráveis.
Hidroponia em casa – video