Para levar uma vida plena, a pessoa precisa constantemente reabastecer seu estoque de vitaminas, especialmente no verão. A amoreira é um tesouro único de elementos úteis necessários para o corpo. Quase em todo o mundo, você pode encontrar plantas desta família misteriosa. Eles estão na forma de arbustos, árvores, cipós e gramados só ocasionalmente. A característica principal da família “Amoreira” – a capacidade de alocar um líquido, muito semelhante ao leite. Estes incluem mais de 1500 espécies, que preferem um clima relativamente quente. Frutos de alguns deles são levados para a comida, outros tomam matérias-primas valiosas para produção e madeira. Algumas variantes são usadas como decoração no design da paisagem.
Os representantes mais famosos das amoreiras são amoreira, figo, pão e seringueira. Cada um deles tem suas próprias características e valor. Portanto, as pessoas tentam plantar essas árvores em suas parcelas.
Conhecendo uma planta misteriosa
Alguns amantes de jardineiro estão se perguntando: o que é uma amoreira, como raramente se depara com tal nome. Mas, quando descobrem que esta é a amoreira mais comum, são incrivelmente felizes. Afinal, praticamente não há pessoas na Terra que se recusem a provar o calor do verão de frutas suculentas. Em alguns lugares, a planta é plantada especialmente perto do quintal, para que os transeuntes não passem por frutas atraentes.
A amoreira é muitas vezes elevada à majestade real, porque foi apreciada pelos famosos monarcas. Isto é evidenciado por árvores com mais de 100 anos, que crescem nos jardins botânicos da Europa. Os historiadores dizem que durante o reinado de Pedro I foi emitido um decreto proibindo o corte da amoreira. É por isso que a amoreira é amplamente distribuída no cinturão do meio e nas regiões do sul da Rússia.
A amoreira é uma planta caducifólia que se eleva acima do solo por um máximo de 15 metros. Sua coroa compacta e compacta consiste em um conjunto de galhos finos, sobre os quais estão folhas irregulares.
Toda primavera amoreira coloca em uma roupa floral original. É composto de botões masculinos e femininos, reunidos em um brinco elegante, que graciosamente oscila entre as folhas. Após a polinização bem sucedida, as bagas suculentas, conhecidas pelas suas propriedades valiosas em todo o mundo, desenvolvem-se em vez de inflorescências nos ramos.
A fruta da amoreira parece uma amora, mas tem uma forma oblonga. Algumas bagas podem crescer até 4 cm de comprimento. Dependendo da variedade da planta, os frutos têm a seguinte cor:
- preto;
- vermelho;
- rosa;
- branco;
- roxo.
Além disso, eles diferem em seu odor específico e sabor agradável, que dura muito tempo na boca. O único inconveniente – as bagas não são transportáveis e perdem suas propriedades no armazenamento a longo prazo.
Mais muitas vezes a amora traz muitas frutas. Em alguns casos, cerca de 350 kg de frutos foram coletados de uma árvore. Portanto, é desejável coletá-los no tempo, caso contrário, as bagas caem no chão e desaparecem.
Em um ambiente natural, você pode encontrar amoreira com frutas não comestíveis, que são valorizadas pela madeira. Uma planta com pequenas bagas é referida a várias variedades de forragens. Até à data, os criadores trouxeram muitos cultivares de madeira amante do calor. Especialmente populares são as versões branca e preta:
- A baronesa negra. As frutas aparecem em junho ou julho, dependendo da zona climática de crescimento. Normalmente eles são grandes. Eles têm um aroma delicado e uma doçura claramente expressa. A árvore é capaz de suportar geadas de até 25 graus, se durar vários dias.
- Shelley 150 A variedade foi tirada no território da Ucrânia. É uma amoreira com folhas grandes. Alguns deles crescem a 0,5 metros. Bagas doces, com 5,5 cm de tamanho, têm um sabor especial e propriedades úteis.
- “Ternura branca”. Os frutos desta variedade amadurecem no início de junho. Eles têm coloração branca como a neve e sabor doce e suculento. Quando o tempo úmido é absorvido pela umidade, ganhando um caráter aguado. As variantes de árvores decorativas crescem não mais do que 5 metros e são distinguidas pela queda de galhos. É amora branca usada para alimentar bichos-da-seda para obter seda natural.
- “Amora preta”. A variedade é uma das principais espécies. Seu lugar original de crescimento é o Irã e o Afeganistão. A árvore pode atingir uma altura de cerca de 15 metros. Distingue-se pela forma de propagação da coroa. Suporta uma pequena geada de pelo menos 10 graus.
- “Amora vermelha”. A árvore chegou ao território da Europa da América do Norte. Pode atingir 20 m de altura, formando uma coroa larga. Muitas vezes a planta se assemelha a uma enorme tenda. É caracterizada por folhas grandes com pontas afiadas. Frutas doces e azedas amadurecem até a última década de junho.
Espécies de árvores decorativas são usadas para decorar áreas de parques. Eles são plantados mais frequentemente no território de casas de campo, a fim de comer regularmente deliciosos frutos de uma planta misteriosa. Mas como crescer com sucesso uma amoreira e anualmente desfrutar de uma colheita abundante? Existem algumas regras simples.
Marcos para jardineiros amadores
Como a amoreira se refere a árvores com centenários, a primeira coisa a considerar é uma parcela adequada do jardim. Uma planta adulta pode atingir uma altura de 4 metros, por isso deve constantemente ter acesso à luz, ar e umidade. A opção ideal é plantar a amoreira como uma árvore solitária.
A amoreira pode crescer tanto em solo salino como em areia. Por esse motivo, a ênfase está em escolher o local de pouso certo.
Nas condições de uso doméstico, pode-se plantar árvores machos e fêmeas a uma distância máxima de aproximadamente 3,5 M. O poço para plantio começa a ser preparado no final do outono. Suas dimensões ideais são 50 cm de largura e a mesma profundidade. Se necessário, antes do pouso, a cava pode ser aumentada, ajustando-se à raiz da muda.
O solo escavado é misturado com fertilizante mineral e húmus. No buraco, defina cuidadosamente a plântula, endireite as raízes e depois adormeça com o substrato preparado. Acima, o solo é regado e mulhado. Para fazer isso, use palha, grama seca, folhas ou húmus.
Ao plantar amoreiras arbustivas, é desejável manter o espaçamento entre as mudas em pelo menos 0,5 m.
Amoreira jovem requer rega regular durante os primeiros 5 anos. Geralmente é realizada até o meio do verão. Durante uma seca, a amoreira precisa especialmente de umidade, por isso deve ser regada com mais frequência. Isso irá proteger as bagas de secar. A rega é interrompida no final de julho, para que a árvore possa amadurecer completamente. Caso contrário, os brotos jovens simplesmente congelarão com uma forte queda de temperatura.
Quando a árvore tem 3 anos, é hora de alimentá-la. Para isso, fertilizantes orgânicos e minerais são usados. O procedimento é realizado durante a rega. Então o solo ao redor do tronco é coberto com húmus ou palha.
Elementos úteis de bagas suculentas
Delicadas bagas doces e azedas da amoreira têm várias propriedades úteis. Eles contêm:
- moléculas de glicose;
- ácidos orgânicos;
- elementos de frutose;
- Óleos essenciais;
- complexo de um número de vitaminas;
- uma infinidade de oligoelementos;
- caroteno;
- selênio.
Devido a esta composição, a amoreira afeta positivamente os principais sistemas do corpo. Os médicos usam frutas para tratar várias doenças (anemia, gastrite, hipertensão). Decocções e tinturas são preparadas para pacientes que sofrem de angina, pneumonia, tosse prolongada. A casca é usada como remédio para vermes. Naturalmente, os mais úteis são frutas frescas, que limpam cuidadosamente os intestinos e preenchem o corpo com um complexo completo de elementos preciosos.
Propriedades úteis da amoreira não estão apenas contidas em suas bagas originais. De madeira amoreira densa, instrumentos musicais são feitos. É adequado para criar várias lembranças artesanais. É feito de barris, que são usados no lar. E os chineses usaram madeira de amoreira na indústria de papel. Como você pode ver, a amoreira contém muitos tesouros que não devem ser negligenciados. E que cada habitante do planeta mostre sua gratidão, protegendo este precioso tesouro vivo de substâncias valiosas.